União Europeia lançará missão naval completa ao Mar Vermelho
A União Europeia deverá lançar uma missão naval completa ao Mar Vermelho no próximo mês para impedir que terroristas Houthi apoiados pelo Irã lancem ataques contra navios de carga.
O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse na quarta-feira que a frota, que será composta por recursos de pelo menos sete países europeus, irá em direção ao Mar Vermelho nas próximas três semanas.
“Este é o propósito: proteger os navios”, disse Borrell aos jornalistas em Bruxelas. “Interceptação dos ataques contra os navios. Não participar de nenhum tipo de ação contra os Houthis. Bloqueando apenas os ataques dos Houthis.”
As três nações que supostamente competem para liderar a operação são França, Itália e Grécia, de acordo com a Associated Press.
“Muitas empresas europeias pediram-nos que o fizéssemos porque o seu modelo de negócio está sofrendo muito devido ao elevado aumento dos custos e à necessidade de descer para a África do Sul”, disse, referindo-se à rota alternativa que os navios comerciais estão a seguir. “Está afetando os preços, está afetando a inflação. Portanto, é um esforço natural tentarmos evitar esse risco.”
Terroristas Houthi baseados no Iêmen lançaram mais de 30 ataques com mísseis e drones contra navios de carga e petroleiros no Mar Vermelho e no Golfo de Aden desde meados de Novembro, informou a VOA. Eles sequestraram um enorme navio de carga quando iniciaram seus ataques.
Os ataques causaram graves perturbações no comércio global, uma vez que milhares de navios foram forçados a encontrar rotas alternativas.
Os Houthis são apenas um dos vários grandes grupos terroristas apoiados pelo Irã na região que estão executando a agenda do Irã de matar americanos e atacar Israel.
Outros grandes grupos terroristas apoiados pelo Irã incluem o Hamas dentro de Gaza, o Hezbollah no Líbano, a Resistência Islâmica no Iraque e muito mais.
FONTE: Daily Wire
Já era altura da Europa tb contribuir para a resolução desses actos de terror à economia do mundo.
Europa???
A França e o Reino Unido já participaram, junto com os EUA, mas os EUA têm sido, quem mais tem ajudado os navios comerciais, mas a França, Itália e o Reino Unido, já participaram também.
Já era altura é de não ser sempre os EUA e a Europa, a fazer tudo, a apoiar tudo, os outros países que também participem.
e por que outros países deveriam participar, já que essa rota liga o Oriente à Europa?
vejo que China, Japão e Coréia do Sul teriam interesse em manter a rota aberta, além da Europa, mas somente esses.
Entre o Egipto e o Japão só existem esses 3 países…
O Egito deve estar perdendo o pedágio. Os produtores de óleo e gás da região também perdem
Não tem herói nisso. Só interesses. Principalmente qdo europeus ateus e materialistas agem.
Se o único propósito for defender o tráfego marítimo contra os ataques Houthis , esta missão a meu ver está destinada ao fracasso …
E como se Irã e Houtjiw tivessem agora mais alvos a acertar desgastando economicamente , materialmente , os meios da pequena frota europeia disponível ….. para o Irã não haveria melhor notícias , mais alvos a acertar .
Mas se a frota for para resolver a fonte dos ataques tanto da base operacional como da de suprimentos aí é outra coisa …. mas a Europa nao tem testosterona para tanto …..
Do meio de novembro, quando começou o bloqueio, até o final de fevereiro, quando chegará o socorro. Vamos chamar isto de prontidão kkk
Pode até evitar alguma coisa, mas no fim nada vai mudar!
01/02/2024 – quinta-feira, btarde, Tudo serve de exemplo para nos Brasileiros, Europeus e Americanos, estão sempre unidos nas causas, e, nos podemos contar com quais parceiros?? Devemos sim, ja que estamos sempre só, é termos uma FFAA’S que seja sempre respeita, com equipamentos de primeira, para podeemos sempre fazer frente as ameaças.
Quem diria que “drones de papelão” e que “não acertam nada” mobilizariam tantos recursos e meios como estão fazendo.
Na boa, não seria mais barato (a médio e longo prazo) o Ocidente se unir em coalizão e resolver essa situação com uma invasão por terra e exterminar de vez esses terroristas?
Mas aí vão invadir, o grosso dos Houthis será eliminado rapidamente, mas o que sobrar, vai ficar fazendo ataques pontuais semana sim, semana não, e nessa lenga-lenga se passa vinte anos, aí no final, vão se reunir com os líderes dos Houthis no Catar, o resto todo mundo sabe…
Modo irônico ativado: e só o Ocidente colocar sanções contra o Catar que eles ficam bem quietinhos e param de ficar financiando os Houthis e ainda de quebra os terroristas do Hamas também. As sanções do Ocidente são infalíveis.
Pra Rússia não funcionou, kkk
Não. Primeiro porque o Iêmen é uma nação soberana, não dá para simplesmente invadir, essa ação teria que ser feita à revelia do CS, isso seria temerário, já que haveria a relativização do Direito Internacional e da diplomacia, amanhã a China poderia invadir Taiwan ou o Irã invadiria algum outro país e o Ocidente não teria mais autoridade moral ou legal para condenar a ação. Segundo, em termos práticos, não resolveria nada, os EUA passaram mais de uma década no Afeganistão e o Talibã não foi destruído, o ISIS foi enfraquecido mas ainda existe, o mesmo serve para o Hamas,… Read more »
Atacar é um ato de guerra dando toda a legitimidade dos atacados para se defenderem.
Que eu saiba Taiwan não cometeu nenhuma ato de guerra contra a China.
Isto foi tentado no Afeganistão e não terminou bem.
Não terminou porque não era realmente a atenção dos americanos( leia-se, governo obama ) acabar com o talibã. Se fosse…
Rapaz, esses Houthis são muito preparados.
A minha preocupação é quando os 2 povos do Oriente (segundo Nostradamus previu que é Israel e a Palestina) se silenciarem pararem as hostilidades, a pior Guerra de todas vai se iniciar.👀😔
Lamentável se isso vier a ocorrer☠️
O hemisfério norte não vai mais exitir
Por favor, Burgos, não vamos desviar a discussão para profecias de Nostradamus, senão daqui a pouco também vão falar das previsões do Daniel da jiripoca piante, dentre outros profetas. Fiquemos na matéria, por gentileza…
Palestina é uma região.
Tem uma profecia sobre o sertão virar mar e vice-versa.