União Europeia lançará missão naval completa ao Mar Vermelho
A União Europeia deverá lançar uma missão naval completa ao Mar Vermelho no próximo mês para impedir que terroristas Houthi apoiados pelo Irã lancem ataques contra navios de carga.
O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse na quarta-feira que a frota, que será composta por recursos de pelo menos sete países europeus, irá em direção ao Mar Vermelho nas próximas três semanas.
“Este é o propósito: proteger os navios”, disse Borrell aos jornalistas em Bruxelas. “Interceptação dos ataques contra os navios. Não participar de nenhum tipo de ação contra os Houthis. Bloqueando apenas os ataques dos Houthis.”
As três nações que supostamente competem para liderar a operação são França, Itália e Grécia, de acordo com a Associated Press.
“Muitas empresas europeias pediram-nos que o fizéssemos porque o seu modelo de negócio está sofrendo muito devido ao elevado aumento dos custos e à necessidade de descer para a África do Sul”, disse, referindo-se à rota alternativa que os navios comerciais estão a seguir. “Está afetando os preços, está afetando a inflação. Portanto, é um esforço natural tentarmos evitar esse risco.”
Terroristas Houthi baseados no Iêmen lançaram mais de 30 ataques com mísseis e drones contra navios de carga e petroleiros no Mar Vermelho e no Golfo de Aden desde meados de Novembro, informou a VOA. Eles sequestraram um enorme navio de carga quando iniciaram seus ataques.
Os ataques causaram graves perturbações no comércio global, uma vez que milhares de navios foram forçados a encontrar rotas alternativas.
Os Houthis são apenas um dos vários grandes grupos terroristas apoiados pelo Irã na região que estão executando a agenda do Irã de matar americanos e atacar Israel.
Outros grandes grupos terroristas apoiados pelo Irã incluem o Hamas dentro de Gaza, o Hezbollah no Líbano, a Resistência Islâmica no Iraque e muito mais.
FONTE: Daily Wire