No vídeo, assistimos a manobras navais da Operação Unitas, a bordo do Navio-Aeródromo Ligeiro (NAeL) Minas Gerais, em 1967. Presenças do Presidente Costa e Silva e do Ministro da Marinha Augusto Rademaker. Cinejornal Informativo nº 84. Arquivo Nacional. Fundo Agência Nacional.

Na época da Guerra Fria, quando os submarinos da União Soviética eram a ameaça, foram criadas as operações “UNITAS” para treinamento conjunto entre a Marinha dos EUA e das demais Marinhas latino americanas.

Essas operações navais eram divididas em 3 fases: Atlântico, Pacífico e Caribe. Os países participantes eram os Estados Unidos, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Peru e Venezuela. Mais tarde, o México também participou das manobras.

Os exercícios incluíam a guerra antissubmarino, de superfície e antiaérea. Eram também realizadas fainas de reabastecimento no mar, transferência de carga leve entre navios e exercícios de helicópteros com os escoltas.

Em 21 de maio de 1965, o Presidente Castelo Branco tinha assinado um Decreto entregando a operação de aviões a bordo do NAeL Minas Gerais à Força Aérea Brasileira, ficando a Marinha responsável apenas pela operação dos helicópteros.

O porta-aviões brasileiro atuava como núcleo de Forças-Tarefa antissubmarino (ASW) e suas aeronaves realizavam operações de busca, rastreamento e destruição de submarinos com cargas de profundidade, torpedos e foguetes.

VEJA TAMBÉM:

Fotos da Operação UNITAS VI, em 1965

Fotos da Operação UNITAS XI, em 1970

Porta-aviões ‘Minas Gerais’ na Operação UNITAS XXI, em 1980

 

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments