A Ucrânia afirma que um grande navio anfíbio russo, o Caesar Kunikov, foi afundado próximo à costa da Crimeia, território ocupado pela Rússia. Explosões fortes foram relatadas nas redes sociais locais, sugerindo que o navio foi atingido ao sul da cidade de Yalta. A diretoria de inteligência da Ucrânia divulgou um vídeo que mostra drones marinhos Magura V5 atacando o navio.

A frota do Mar Negro da Rússia na Crimeia ocupada tem sido repetidamente alvo da Ucrânia. Imagens de satélite mostraram que grande parte da frota se deslocou para o porto russo de Novorossiysk no Mar Negro. O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, mencionou uma “grande vitória” ucraniana nos últimos meses, destacando perdas significativas para a frota russa e a abertura de um corredor para exportações de grãos ucranianos.

Com a guerra em grande escala da Rússia na Ucrânia prestes a entrar em seu terceiro ano, a situação é descrita como “extremamente complexa e tensa” pelas forças armadas ucranianas. O Col Gen Oleksandr Syrskyi, recentemente nomeado comandante-chefe, prometeu reforços para as unidades que defendem a cidade de Avdiivka, agora quase deserta e cercada por forças russas.

Um ataque com mísseis russos resultou em três mortes, incluindo uma criança, na cidade de Selydove. Quatro mísseis atingiram um hospital local e um bloco de apartamentos, ferindo vários residentes.

Não houve confirmação da Marinha Russa sobre o afundamento do Caesar Kunikov, apenas a destruição de seis drones ucranianos foi mencionada. A inteligência ucraniana afirmou que o navio sofreu danos críticos e afundou próximo à cidade costeira de Alupka, em águas territoriais ucranianas, após um ataque do Grupo 13 usando drones Magura V5.

Navios anfíbios são essenciais para desembarques rápidos em território inimigo e a Rússia tem usado esses navios para transportar suprimentos militares para a Síria. O Caesar Kunikov, que data do fim da era soviética, já havia sido alvo desde o início da guerra. Seu afundamento, se confirmado, marcaria o segundo ataque bem-sucedido no Mar Negro este mês. Outro navio, o Novocherkassk, foi atingido em dezembro.

A Rússia anexou a península da Crimeia quase 10 anos atrás, e suas forças desempenharam um papel significativo na invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.

VÍDEO: Ataque ao Navio de desembarque russo Caesar Kunikov

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

219 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments