Austrália diz que construirá sua maior Marinha desde a Segunda Guerra Mundial
A Austrália delineou na terça-feira um plano de dez anos para dobrar sua frota de principais navios de guerra e aumentar os gastos com defesa em US$ 7 bilhões adicionais, diante de uma corrida armamentista acelerada na Ásia-Pacífico.
Sob o plano, a Austrália terá uma marinha com 26 navios de combate de superfície principais, contra 11 atualmente.
“Será a maior frota que teremos desde o fim da Segunda Guerra Mundial,” disse o Ministro da Defesa Richard Marles.
A Austrália construirá seis fragatas da classe Hunter, 11 fragatas de propósito geral e seis navios de guerra de superfície de última geração que não precisam ser tripulados.
Pelo menos parte da frota será armada com mísseis Tomahawk capazes de realizar ataques de longo alcance em alvos profundos dentro do território inimigo – uma capacidade de dissuasão significativa.
O anúncio vem após um acúmulo massivo de poder de fogo por rivais como China e Rússia, e em meio a um confronto crescente entre aliados nervosos liderados pelos EUA e governos autoritários cada vez mais belicosos.
O plano faria com que a Austrália aumentasse seus gastos com defesa para 2,4 por cento do produto interno bruto, acima da meta de dois por cento estabelecida por seus aliados da OTAN.
Alguns dos navios serão construídos em Adelaide, garantindo mais de 3.000 empregos, mas alguns serão originados de designs americanos e um design ainda não decidido da Espanha, Alemanha, Coreia do Sul e Japão.
FONTE: AFP