De acordo com informações publicadas pelo canal @ConflictsW no X em 25 de fevereiro de 2024, barcos com mísseis da classe “Zolfaghar” (Peykaap III) da Venezuela foram observados em rio perto do Golfo de Paria, área marítima estratégica na costa nordeste da Venezuela.

Segundo a Wikipedia, a Zolfaghar, também conhecida como Peykaap III, é uma classe de embarcações de patrulha rápida operadas pela Marinha do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã. É uma versão modificada da IPS-16 norte-coreana, fabricado pelo Irã.

As embarcações têm um deslocamento padrão estimado de 13,75 t, 17,3 m de comprimento, boca de 3,75 m e um calado de 0,7 m. Elas são propulsadas por uma hélice movida por dois motores a diesel de 2.400 cavalos (1.800 kW) para uma velocidade máxima estimada de 52 nós (96 km/h).

As embarcações Peykaap III são equipadas com dois lançadores de mísseis antinavio Kowsar ou Nasr com orientação terminal ativa com alcance de 38 quilômetros (21 milhas náuticas) a 0,8 Mach. Também é compatível com torpedos chineses C-701/FL-10. Seu armamento secundário são duas metralhadoras de 12,7 mm.

Em julho de 2023, embarcações venezuelanas do tipo foram exibidas, armadas com mísseis antinavio Nasr-1. Elas foram apresentadas após a chegada do navio-patrulha HMS Trent da Marinha Real à Guiana.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments