Houthis reivindicam ataque a navio contêiner da MSC
Os rebeldes Houthis do Iêmen reivindicaram um ataque a um navio contêiner enquanto sua tripulação combatia um incêndio após uma explosão.
O navio estava a cerca de 91 milhas ao sudeste da cidade de Áden quando a explosão ocorreu, disse a Marinha do Reino Unido em uma atualização. Isso seguiu uma explosão anterior perto do mesmo navio, disseram eles, e não foram relatadas vítimas.
Um porta-voz do grupo rebelde Houthi do Iêmen disse subsequentemente que eles atacaram o MSC Sky II. A MSC Mediterranean Shipping Co., que administra o navio, recusou-se a comentar.
Anteriormente, a empresa de segurança Ambrey Analytics disse que um navio contêiner com bandeira da Libéria havia sido atingido. Isso corresponde à descrição do MSC Sky II, assim como a localização fornecida pela atualização da Marinha do Reino Unido. A explosão danificou um bloco de alojamento, bem como outra parte do navio, disse a Ambrey, acrescentando que os esforços para combater o incêndio estavam em andamento.
Os Houthis vêm atacando consistentemente o transporte mercante na região há meses em protesto contra a guerra de Israel com o Hamas e os subsequentes ataques aéreos dos EUA e do Reino Unido contra militantes no país. O resultado tem sido milhares de milhas de desvios para faixas da frota mercante mundial enquanto buscam evitar os perigos da via aquática.
Durante o fim de semana, outro navio mercante, que foi atingido anteriormente, afundou após cerca de 2 semanas enchendo-se de água lentamente no mar. Isso marcou o primeiro navio que os Houthis afundaram com sucesso em meses de ataques.
FONTE: Bloomberg, via Yahoo Finance