Um navio de patrulha russo foi afundado no Mar Negro após ser atacado por drones marítimos, segundo a inteligência ucraniana.

O Sergei Kotov foi supostamente atingido nas primeiras horas da manhã de terça-feira.

O serviço de inteligência militar da Ucrânia disse que o navio da frota do Mar Negro sofreu danos na popa, assim como nos bordos.

O Kremlin ainda não comentou, mas alguns blogueiros russos confirmaram o afundamento do Sergei Kotov.

A BBC não conseguiu verificar de forma independente a extensão dos danos ao navio.

O oficial de inteligência ucraniano Andrii Yusov disse ao canal ucraniano RFERL que marinheiros a bordo foram mortos e feridos.

O Sergei Kotov é um dos quatro navios de patrulha concluídos para o Projeto 22160 da Marinha Russa. Ele já havia sido atacado pela Ucrânia em setembro do ano passado.

Segundo a Ucrânia, o navio participou do ataque à Ilha das Serpentes no primeiro dia da invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022, junto com o cruzador Moskva.

O Moskva foi afundado pela Ucrânia em 2022.

A Rússia anexou ilegalmente a península da Crimeia da Ucrânia quase 10 anos atrás. Nos últimos meses, a Ucrânia atingiu repetidamente a frota do Mar Negro da Rússia estacionada na península.

A Ucrânia disse que o custo do navio Sergei Kotov afundado foi de $65 milhões (£51,2 milhões), acrescentando que foi atingido perto do Estreito de Kerch, que separa a Crimeia da Rússia.

Um vídeo postado nas redes sociais parece mostrar o momento em que o navio foi atingido.

A BBC Verify analisou o vídeo, divulgado pela Diretoria Principal de Inteligência da Ucrânia, que se diz ser do ataque.

O navio tem características estruturais semelhantes a um navio de patrulha da mesma classe que o Sergei Kotov. No entanto, nenhum número é visível em seu costado, portanto, as imagens não deixam claro se é o mesmo navio.

Nenhuma outra versão do vídeo apareceu em buscas de imagens reversas, sugerindo que o vídeo foi lançado recentemente.

Pelo menos 13 navios de guerra russos foram destruídos ou danificados desde o início do conflito, de acordo com o think tank Instituto Internacional para Estudos Estratégicos.

No mês passado, outro navio anfíbio russo, o Caesar Kunikov, foi afundado em um ataque de drone ao sul da cidade de Yalta.

Na época, a diretoria de inteligência da Ucrânia divulgou um vídeo do que disse serem drones marinhos Magura V5 atacando o Caesar Kunikov.

Separadamente, a Ucrânia reivindicou o crédito por um ataque de drone a um depósito de petróleo na região russa de fronteira de Belgorod na terça-feira.

Kiev também disse que a defesa aérea derrubou 18 de 22 drones de ataque de projeto iraniano lançados pela Rússia sobre a cidade portuária de Odesa no Mar Negro.

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

118 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments