Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)

“Afundem o Bismarck” é um filme de guerra britânico baseado no livro “Os Últimos Nove Dias do Bismarck”, de C. S. Forester. Este longa, lançado em 1960, retrata a caçada ao mais poderoso navio de guerra da Marinha Alemã pela Marinha Real britânica durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

O encouraçado Bismarck,  lançado ao mar em fevereiro de 1939, cujo nome era uma homenagem ao estadista responsável pelo processo de unificação alemã no século XIX, Otto Von Bismarck, tinha as seguintes características: deslocamento: 41.700 toneladas, comprimento: 251 metros, boca: 36 metros, velocidade máxima: 30 nós, tripulação: 2.200 militares, quatro reparos duplos de canhões de 380 mm, seis reparos duplos  de canhões de 150mm, oito reparos duplos de 105mm, canhões antiaéreos de 37mm e de 20mm. Além disso, possuía uma couraça de aço de 320 mm, propulsão com turbinas e caldeiras, três radares de busca de superfície e quatro hidroaviões de reconhecimento.

Assumiu o comando do navio Ernst Lindemann, que havia combatido na Primeira Guerra Mundial, Guerra Civil Espanhola e  tinha muita experiência na área do armamento.

A Marinha Alemã tentava de todas as formas destruir o tráfego mercante britânico. A Royal Navy era 35% maior do que a alemã (em razão do tratado Anglo-Germânico de 1935). No entanto, o Bismarck, mais poderoso navio de guerra alemão, que tinha a tarefa de controlar o Atlântico Norte, teve seu maior triunfo quando afundou o famoso cruzador britânico Hood com tiros dos seus canhões de 380 mm que explodiram o seu paiol de munição. Entre 1.418 militares somente três sobreviveram.

Cruzador de Batalha HMS Hood

Ele possuía 8 canhões de 381 mm; 14 canhões de 102 mm; 24 canhões de 40 mm; 100 lança-foguetes e 4 tubos de torpedo de 533 mm. Porém, após uma longa perseguição, o Bismarck foi localizado e atacado por navios, com torpedos dos aviões Swordfish do NAe (navio-aeródromo) Ark Royal e foi afundado em 27 de maio de 1941. Os torpedos atingiram os lemes do Bismarck, que ficaram travados. Desse modo, o navio ficou muito vulnerável. Esta foi uma grande perda para a Marinha Alemã. Entre 2.200 militares a bordo, somente 114 sobreviveram.

Encouraçado Bismarck
HMS Ark Royal e seus Swordfish

VÍDEO: Imagens reais do Bismarck atirando contra o HMS Hood na Batalha do Estreito da Dinamarca, em 24 de maio de 1941

Observar os projéteis britânicos caindo perto e longe de Bismarck. Imagens aprimoradas em 4K e 60 fps com efeitos sonoros adicionados

Vale salientar que, no inicio do século 20, os navios encouraçados começaram a surgir com grande deslocamento, grande quantidade canhões e couraça para protegê-los.

Eles tiveram grande destaque na Batalha Naval da Jutlândia, em 1916, entre alemães e ingleses durante a Primeira Guerra Mundial. Com a evolução do poder aeronaval esses gigantes dos mares passaram a perder o seu protagonismo nas batalhas navais.

A partir da Segunda Guerra Mundial, tivemos a afirmação do NAe como unidade de maior valor da esquadra e o fim da era dos poderosos encouraçados.

Cabe ressaltar que, como consequência da revolução industrial, em 1859, os franceses lançavam ao mar a Fragata Gloire, de madeira, mas dotada de couraça. Este foi o primeiro navio encouraçado que apareceu.

  • Filme: Afundem o Bismarck (1960)
  • Diretor: Lewis Gilbert
  • Atores Principais: Kenneth More, Dana Wynter e Carl Möhner

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E SITES CONSULTADOS

 

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments