Drones marinhos ucranianos desafiam capacidade naval russa no Mar Negro
A intensificação dos ataques de Kiev contra navios de guerra russos com o uso de drones marinhos produzidos internamente, têm comprometido a capacidade naval de Moscou no Mar Negro.
O Magura V5, nomeado em homenagem a uma deusa eslava da guerra, tem um alcance de 800 km, permitindo que alcance facilmente a península da Crimeia e até a costa russa. Alega-se que possa carregar 350 kg de carga útil, o suficiente para afundar um navio de guerra.
O drone Magura pode navegar até 78 km/h. Graças à sua velocidade e tamanho – 5,5 m de comprimento – é difícil de ser detectado, especialmente entre as ondas à noite.
O casco hidrodinâmico e o perfil elegante permitem que o drone se mova secretamente, facilitando o lançamento de qualquer local remoto.
VÍDEO: Navio russo desembarque Caesar Kunikov sob ataque de drones
Há outra vantagem do Magura. Eles não requerem uma infraestrutura complexa para lançamento. O painel de controle deste drone marinho parece bastante compacto, não maior que um laptop moderno.
Os drones marinhos estão se provando difíceis de parar, especialmente quando lançados em enxame para sobrecarregar as defesas do navio.
No último ataque relatado, drones navais ucranianos atacaram o navio patrulha Sergei Kotov perto do Estreito de Kerch, de acordo com a agência de inteligência militar da Ucrânia.
Em fevereiro, drones afundaram o navio de desembarque anfíbio russo Caesar Kunikov e a corveta de mísseis Ivanovets.