‘Treinem todos os dias para combater ataques de drones’, diz ministro da defesa à Marinha Russa
Sergei Shoigu ordena que metralhadoras de alto calibre sejam instaladas em navios de guerra para destruir drones inimigos que se aproximam
O ministro da defesa da Rússia ordenou aos comandantes da Frota do Mar Negro que treinem “dia e noite” para se defenderem dos ataques de drones ucranianos que afundaram mais de uma dúzia de navios de guerra.
Em uma visita à sede da Frota do Mar Negro na Crimeia ocupada, Sergei Shoigu repreendeu seus oficiais navais por serem rechaçados pela marinha muito menor da Ucrânia e envergonharem o Kremlin.
“Deve haver treinamento para o pessoal todos os dias. Treinamento sobre como repelir ataques do ar e por barcos não tripulados,” disse ele em um vídeo da visita divulgado pelo ministério da defesa russo.
O ministério da defesa também disse que o Sr. Shoigu ordenou que metralhadoras de alto calibre fossem instaladas em navios de guerra para destruir drones inimigos que se aproximam.
Vladimir Putin regularmente envia o Sr. Shoigu para visitar unidades da linha de frente com mensagens e ameaças se ele sente que os comandantes estão com desempenho abaixo do esperado.
No vídeo do ministério da defesa russo, o Sr. Shoigu sentou-se ao lado do Almirante Alexander Moiseev, o novo comandante geral da Marinha Russa, enquanto ele ouvia um briefing do Vice-Almirante Sergei Pinchuk.
Ele também visitou posteriormente o canteiro de obras de um novo hospital militar em Sevastopol, Crimeia.
A Frota do Mar Negro da Rússia sofreu vários golpes humilhantes durante a guerra com a Ucrânia, incluindo a perda de seu navio-capitânia, o Moskva, e o controle da estrategicamente importante Ilha da Serpente.
De acordo com a Novaya Gazeta, um jornal russo de mentalidade independente, ataques de drones e mísseis ucranianos destruíram 15 navios de guerra e submarinos da Frota do Mar Negro, principalmente quando estavam atracados em portos na Crimeia.
Isso irritou Putin, que reorganizou seu comando naval superior este ano.
Ele promoveu o Almirante Moiseev a comandante geral da Marinha Russa este mês. O Vice-Almirante Pinchuk foi promovido para liderar a Frota do Mar Negro no mês passado, o terceiro comandante da frota desde o início da guerra em fevereiro de 2022.
No ano passado, o ministério da defesa da Rússia admitiu que começou a construir uma nova base para sua Frota do Mar Negro em uma região rebelde da Geórgia que fica a 380 milhas da Ucrânia, um recuo que analistas ocidentais descreveram como uma humilhação para a outrora venerada Frota do Mar Negro do Kremlin.
FONTE: The Telegraph