Há 30 anos, submarino nuclear francês ‘Émeraude’ sofreu um acidente a bordo com a perda de 10 tripulantes

19

Em 30 de março de 1994, o submarino de propulsão nuclear francês Émeraude sofreu um grave acidente, resultado do rompimento de uma tubulação de vapor. Este incidente levou à trágica perda de dez membros da tripulação e destacou os riscos associados à operação de submarinos movidos a energia nuclear.

Vapor superaquecido vazou dentro do compartimento de turbinas do submarino nuclear francês submerso, matando o comandante e nove marinheiros durante um exercício no Mediterrâneo. O Émeraude emergiu e retornou à sua base em Toulon usando propulsão de emergência a diesel e baterias, disseram os oficiais.

O acidente não afetou o reator nuclear da embarcação e “de forma alguma colocou em questão a segurança nuclear do submarino ou o meio ambiente”, disse o Ministério da Defesa logo após o ocorrido.

Tripulação do Émeraude na época do acidente

Um dos seis submarinos nucleares de ataque nuclear da classe Rubis/Amethyste, o Émeraude é movido por um reator nuclear refrigerado a água pressurizada, que aquece a água para produzir vapor que aciona dois turbo-alternadores. O submarino não carrega armas nucleares.

Atualmente, apenas o Émeraude e mais duas unidades da classe continuam em operação.

FICHA TÉCNICA DO RUBIS/AMÉTHYSTE:

Legendas: 1 – Motor Elétrico secundário; 2 – Motor elétrico principal; 3 – Posto de controle da propulsão; 4 – Turbo-alternadores; 5 – Reator e gerador de vapor; 6 – Alojamentos de oficiais; 7 – Compartimentos auxiliares; 8 – Cozinha; 9 – Posto central de navegação e operação; 10 – Periscópios; 11 – Alojamentos de praças; 12 – Torpedos e mísseis; 13 – Tubos lança-torpedos de 533 mm

  • Deslocamento: 2.400t (na superfície); 2.600t (submerso)
  • Comprimento: 73,6 m; Boca: 7,6 m; Calado: 6,4m
  • Propulsão: um reator de água pressurizada (PWR) K48 (48MW); 2 turbo-alternadores; 1 motor elétrico (7 MW); um hélice; um diesel-alternador SEMT Pielstick e Jeumont Schneider 8 PA4 V 185 SM, de 5 MW, para emergências.
  • Velocidade: mais de 25 nós (46 km/h)
  • Alcance: Virtualmente ilimitado
  • Tripulação: 70 homens

SAIBA MAIS:

Submarinos nucleares Rubis/Améthyste: as pedras preciosas francesas

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments