Marinha do Brasil negocia a compra do porta-aviões britânico ‘Prince of Wales’
Rio de Janeiro, 1º de abril de 2024. Começa a render frutos o acordo assinado em fevereiro entre os governos britânico e brasileiro, que permitirá o acesso à UK Export Finance (Agência de Crédito à Exportação do Governo do Reino Unido) e apoiará os negócios no setor de defesa no valor de até 1 bilhão de libras.
A Marinha do Brasil (MB) iniciou as conversações para a aquisição do segundo porta-aviões da classe “Queen Elizabeth” da Marinha Real Britânica, o HMS Prince of Wales.
A Royal Navy tem tido dificuldade de operar dois porta-aviões, pelos altos custos e pela falta de tripulações, enquanto a Marinha do Brasil tem o problema oposto: excesso de tripulantes e falta de navios.
Segundo o almirante Licarco Ferro, a MB buscará adquirir o porta-aviões pagando a longo prazo, o que ajudará a aliviar os custos, enquanto termina de pagar as prestações do Prosub – Programa de Desenvolvimento de Submarinos.
A ideia é adquirir o navio, mas modificando-o para a configuração CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery) com a remoção da rampa ski-jump, a colocação de uma pista de pouso em ângulo com aparelho de parada e a instalação de duas catapultas eletromagnéticas (conforme ilustração abaixo).
A Marinha quer que o navio fique pronto para operar aeronaves de caça de 4ª e 5ª geração e aeronaves de alerta aéreo antecipado, antes de ir às compras para a aquisição do grupo aéreo.
Segundo o almirante Licarco, a MB vai avaliar a aquisição dos caças Rafale (França), F-18 Super Hornet e F-35C (EUA), Sea Gripen (Suécia), J-35 (China) e KF-21N (Coreia do Sul). A aquisição de aeronaves de alerta aéreo antecipado E-2D Hawkeye (EUA) ou KJ-600 (China) também será estudada.
Os benefícios de operar um porta-aviões
De acordo com o almirante Licarco, a operação de um porta-aviões desse porte pelo Brasil representará um marco significativo em termos de projeção de poder, capacidade de defesa e influência geopolítica. Este ativo estratégico, mais do que um mero componente militar, será um instrumento de política externa e de segurança nacional, oferecendo ao Brasil uma série de vantagens tanto no cenário regional quanto global.
A posse e a operação de um porta-aviões permitirá ao Brasil projetar poder muito além de suas fronteiras marítimas, ampliando significativamente sua capacidade de influenciar eventos e decisões em outras regiões. Em termos práticos, isso significa poder realizar operações em águas internacionais, participar de missões de paz, realizar exercícios militares com outras nações e responder de maneira rápida e efetiva a crises internacionais.
NOTA DOS EDITORES: para você que chegou ao final do texto, trata-se de uma tradicional brincadeira que fazemos todos os anos, notícia de 1º de abril, dia da mentira.
Deus nos ajude!
essa bait foi maravilhosa
O nome do almirante! Deve ser parente de um general que fez muito sucesso no ano passado.
Pior que no EB tem um Gen M. Lancia. É vero!
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Dias 1 de abril de 2024
Deus nos ajude com verbas (euros, dólares e libras), para realizar as utopias dos nossos almirantes!
Kkkkkkkkkk!
Um projeto Decenal tupiniquim para construir um PORTA_AVIÕES, certamente sairá muito mais caro, por motívos óbvios, sem garantia que navegue.
A opção Prince of Walles, é uma oportunidade única
Com certeza sim, amigo, pelo menos num primeiro momento…mas,
futuramente, pra uma nação, isso seria de grande valor estratégico ter uma produção própria , numa situação de guerra, além do custo mais baixo de produção dos próximos e ainda independência tecnológica e soberania…eu acredito…
kkkkk Me empolguei, mas entedi: 1o de Abril! kkkkkk
Até a parte das catapultas eletromagnéticas eu estava até indo no fluxo. Aí me lembrei.
Para a pegadinha ficar perfeita, faltou a troca dos motores, para propulsão eletronuclear, aproveitando o projeto do submarino. 😀
Verdade, nem me lembrava mais
1° de abril. Dia da mentira.
Incrivel…. Não temos dinheiro para aumentar o numero de subs e de escoltas, mas vamos investir grana em instrumento de projeção de poder que não necessariamente significa aumento de poder de defesa?
Kkkkkkk
Para um pouco e olha o calendário…
Kkkk ele aceitou com ódio o Almirante Licarco
Acalma o coração
… Fernando esqueceu que dia é hoje :o)
Kkkkkkkkkk só agora me liguei kkkkkkkkk
Quanta inocência, kkkkkkk
Quase que eu acreditei kkkk
1 de abril dia das mentiras
Que susto. Quase cai da cadeira acreditando ser verdade. Seria uma irresponsabilidade fazer uma compra dessas na situação em que a marinha do Brasil se encontra.
Fique calmo. Hoje é 1 de abril, e responsabilidade é o que não falta nas Forças Armadas
Oi Orivaldo…. entrou no embalo da data?
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Responsabilidade é o que menos tem!!! Vivem em um mundo completamente fora da realidade!!!
na vdd é o que falta
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nome do porta-aviões será Cisplatina
Não o nome do porta-aviões será 1º de Abril! Kkkkkk
De verdade…
O Governo da França, sabendo do interesse do atual presidente do Brasil por navios aeródromos, ofereceu parceria para desenvolvimento conjunto, uma vez que a França já iniciou o projeto de obtenção do substituto do CDG.
Junto no pacote está uns 50 F-35B
Se é o Presidente da França não seria 50 Rafale’s ???
50 Rafales Naval kkk
O PA vai ser convertido pra CATOBAR, vai de F35C… MB igual US Navy! hehehe
Quem dera que hoje não fosse, 1o. de abril
É exatamente o que eu ia comentar… Quem me dera…. Mais pelo menos temos este dia “maravilhoso” para sonhar.
Ainda bem que é 1⁰ de abril!!!
Discordo, o dia que pudermos comprar um porta-aviões, é sinal que temos orçamento para adquirir outros equipamentos….
pra que comprar um PA e ficar dependente do pais que o projetou e montou? gerando milhares de empregos para o povo deles…. se for para ter um novo PA que seja construído no Brasil com participação de nosso pessoal no projeto!
Você está confundindo as coisas. Um porta aviões é uma arma. Não se compra armas para mover a economia, e sim para se defender. Lógico que dá para combinar em tempos de paz. Mas ao norte temos o único venezuelano gordo querendo guerra pra já
Então a economia a gente deixa pra depois.
Mas lembre-se, estamos no contexto de 1º de abril.
Imagina dois velhos de bengala e com catarata brigando, assim seria uma guerra B x V. Você não sabe se ri, se chora, se pede pra pararem, se manda um terceiro bater nos dois… A única coisa certa seria o papelão histórico!!
de certa forma concordo… só não seria nem um pouco cômico para aqueles que morrerem ou ficarem de alguma forma “marcados” pela palhaçada de seus lideres…. :-/ …. a “comedia” perderia a graça quando os corpos começassem a voltar para casa…
Alemanha falida, sem exército sem blindados em questão de um ano botou a Europa de joelho, o que vcs mais gostam de fazer é menosprezar seu país por pior estado que está em tempo de guerra tudo muda
eu nem acho o bigodudo tão gordo assim…. isso é “bullying” 😛
Aqui no Brasil a lógica não tem lógica…
1o. de abril
1° de Abril.
E o nome do almirante… kkkkk
🤣🤣🤣🤣🤣
Esse almirante tinha um primo na FAB. Era o brigadeiro Cuca Belludu.
Ambos cresceram juntos e costumavam ajudar em uma oficina do bairrro, a Maxx Turbo.
Oficina Simas turbo
Mesmo sendo pegadinha.
Uma pergunta séria possível e viável retirar a rampa ski-jump e adaptar um Catobar ?
Eu suponho que seja possível instalar catapultas eletromagnéticas, mas teria que repensar como seria a geração e armazenamento de energia. O navio teria que ser todo reprojetado. O custo seria alto. Catapulas convencionais a vapor seria muito difícil poque teria que incluir um gerador de vapor, coisa que o navio inglês não tem tem. Creio que seja mais adequado manter o atual sistema de Skyjump e buscar aviões que possam operar nele. Ao invés de gastar reformando o navio, gaste-se comprando aviões adequados. O A12 demandaria uma reforma que custaria mais de US$ 1 bilhão… tomando isso como base, parece… Read more »
Acredito que seria mais barato construir um novo… OU, como bem lembrou o Camargoer., usar parte dos recursos na aquisiçãod e uma ala aérea adequada ao skyjump.
Desculpe o “OU” em maiúsculas….
Agora sai a corveta voadora kkkkkkk
Eu acho um absurdo a compra desse Porta aviões,o dinheiro que vai gastar nessa compra seria muito melhor comprar navios de escolta, já que daqui alguns anos as fragatas da classe Niterói vão dar baixa
1° de abril parceiro
Graças a Deus hoje é primeiro de Abril.
kkkk. Pagar com que dinheiro?
Redação, na mentirinha do Aéreo tinha uma foto de uma engenheira iraniana bonitona.
Não dava para ter incluído algo semelhante aqui?
Você realmente quer ver uma foto do almirante “Licarco Ferro”?!?
😱😱😱😱
Não, a sugestão é sobre engenheiras bonitonas.
Mas nessa matéria, infelizmente, só tem o Licarco mesmo…
Que decadência da MB…
Kkkkkkkkkkkkkkk
Como assim? Você queria uma foto do almirante Licarco Ferro?
Eu estava pedindo que colocassem a foto de uma engenheira bonitona.
Mas parece que a torcida pela foto do almirante é mais numerosa.
Cada um com seu gosto. Tudo bem.
Fiquei sabendo que o Brasil também irá ativar uma 2ª esquadra em Natal/RN. Ela será composta por 1 Navio Multipropósito, 1 navio de apoio logístico, 1 navio tanque, 2 caçadores de minas, um navio de desembarque anfíbio, 2 SNBR e 4 sub classe Riachuelo, 12 escoltas – das quais 2 serão pesadas, com até 8k tons. 4 tamandarés é 6 corvetas de 2,6k tons.- e 10 patrulhas (sendo 4 classe Amazonas e 6 Macaé)… Imagino que no Rio de Janeiro também teremos a mesma configuração de marinha, mas com o acréscimo do novo porta aviões e dos caças f35. Agora… Read more »
E todos construídos no Brasil em 2 (c)anos e 1/2.
Em um furo sensacional do site “Poder Aéreo”, o Brasil comprou cerca de 35 caças F16 da DInamarca. Especula-se que estes caças serão adaptados para serem usados no futuro porta-aviões da Marinha.
Entre os almirantes, há uma discussão sobre o nome do navio. Alguns militares de alta patente defendem que o Brasil invada um país vizinho para aumentar o numero de batalhas navais. Umas das hipóteses levantadas seria atacar Caracas, mas os almirantes mais novos temem batizar o novo porta-aviões de “Caracas”, em uma alusão á uma interjeição popular de cunho sexual.
Pegadinha do Galante.
1º de abril 🤣
Poderiam por favor excluir essa brincadeira de 1º de Abril, antes que o Almirantado leia a matéria e gostem da ideia.
Isso não pode nem brincar, se gostarem da ideia estamos ferrados.
Imagina a cena no comando:
“Ô chefe, olha aí, a galera acreditando que a gente comprou porta-aviões 😂😂😂”
“Ué, quem vazou, era pra ser sigiloso! 🤨”
“Mas é piada de primeiro de abril, não é?”
“…”
“Não é??? 😦😦😦”
O da Marinha sempre é o mais engraçado
Porque grande parte da graça da piada de primeiro de abril é fazer a galera acreditar, pelo menos por um momento, e com a Marinha é mais fácil de acreditar em qualquer absurdo kkkkkkkkkk
isto… kkk
Quase xingei aqui kkkkkk
Pelo amor de Deus, não…não…não…
De novo não.
Boa! Precisamos nos fortalecer. Mas gostaria muito de ver uns quatro desse construídos aqui.
Ahhh, senhor editor, vc acha que eu não sei que é 1º de Abril.
Se bem que,………………………………………….
Pode se tornar verdade daqui a alguns anos.
Porta-aviões 1 de abril, comando da frota brasileira.
NAe 1 de abril.
Mesmo sendo 01/04 essa notícia causa arrepios…
Que fique pelo 1º de Abril.
Pelo amor dos meus filhinhos lol
PRIMEIRO DE ABRIL HAHAHAH…
MUITO BOM, até que enfim teremos como operar nossos A1 embarcados kkk…
Respondam aí os luminares. O que vão fazer com aquele monumental estaleiro quando terminarem a construção dos 4 subs convencionais ? Fecharão as portas ? Farão um grande quartel ? Um desmanche de subs velhos? desmancharão os Tupis ? Manterão o estaleiro aberto para visitação ? Servirá para uma nova “Alcântara”? O buraco de cachimbo ? Ou ficarão pintando-o de seis em seis meses ? Pedra cantada há 5 anos atrás…. É só diligenciarem.
Vai ser alugado para a Band fazer “Master Chef”
O Camargo. Falando sério agora, temos garantido que após a conclusão do 4º sub o pessoal/estrutura de itaguaí será para o sub nuc? digo pq temos muitas coisas não explicitadas ainda sobre o mesmo.
Olá Samuca, O plano é este. As equipes da UFEM estão sendo qualificadas para fabricar as seções do SBN, o que deslocara 6 mil ton, praticamente o tamanho de 3 Scorpenes.
Vai demandar um enorme trabalho..
A maior pergunta é o que virá depois do SN10.
Há muito trabalho para ser feito após os Scorpenes. O que ninguém sabe ainda é o que virá depois do SN10.
Só um reparo: A UFEM não fabrica as seções do casco resistente dos submarinos. Esse trabalho é da vizinha Nuclep. A UFEM produz as estruturas internas para abrigar todo o “recheio” do submarino, como as bases para os motores, os suportes dos armamentos, dos diversos equipamentos, tanques internos, tubulações, redes, enfim, tudo que é estrutura metálica e assemelhados da parte interna do submarino. A UFEM então recebe as seções do casco resistente produzidas pela Nuclep, faz a união delas em seções maiores, instala dentro delas as estruturas de suporte e também boa parte dos equipamentos pesados (motores etc). E então… Read more »
Ola Nunão.. valeus.
Essa é fácil Camargo, depois do SN10 virá o SN11, ora pois
Sim, depois do Álvaro Alberto (SN10) virá o Alberto Roberto (SN11).
Isso daqui é Brasil parceiro. Aqui na cidade onde moro, interior de SP (cidade pequena 60 mil habitantes), o que mais tem são obras da prefeitura, com valores bem elevados por sinal rsrr..
Obra no Brasil tem um sinônimo, que é melhor não comentar rsrr…
1º DE ABRIL….. pior que tem gente DOIDO para acreditar….
Primeiro de Abril pessoal
Maldade, hein? Rsrsrs
Feliz dia da mentira.
Até hj 8 gripens. Argentina 24 f16 que chegarao logo. Porta aviões quem sabe 2050..rsss
O que precisamos de verdade seria de uma grande, eficaz e presente Guarda Costeira, poderia até fazer parte da marinha como uma arma independente. Tráfico, contrabando, comendo solto nos mares e rios. Nós dias de hoje precisamos mais polícia que FFAA. Ou algum tem alguma dúvida. Basta andar na rua, se tiver coragem.
Isso e real mesmo. E nao uma pegadinha de 1 de abril. Se for real o tempo mostrara o resultado dessa decisão. Que seria bom seria.
Kkkkkkkkk
Ficou bonito na configuração CATOBAR, parece mais equilibrado
Sério isso???
Miraram alto demais, só em ler a manchete já entrega… 🤣🤣
Um dos editores deste bem amado blogue teve um tremendo almoço de Páscoa: muito bacalhau regado à litros de vinho tinto e pra arrematar, ovos de Páscoa recheados com calda de licor. Encerrado o almoço, quando a mulher dele chamou… “A., me ajude a tirar a mesa!”, o dito “A.”, já trocando as pernas, responde … “Não posso, amô, tenho de escrever uma matéria urgente pro blogue!” – e correu pro computador. Uma vez sentado diante da tela, lembrou que não tinha nada em vista. Começou a pensar, consciente, em meio aos eflúvios do vinho e do licor, que a… Read more »
O almirante Licarco Ferro iniciou sua carreira na oficina de fundição do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, produzindo âncoras.
1 de abril. KKkkkkkk
Bom dia colegas. Como sabem, sou contra a aquisiçã ode PA no momento, mas achei tudo bem plausível, até a parte da “instalação de duas catapultas eletro,,,” kkk aí vi que é pegadinha…inocente
Desenvolver junto com IA 😄
1 de abril
Agora conta a piada do papagaio…..
Pessoal
Por favor, alguém confirma que os boatos de venda da Avibras para um grupo Australiano é 1 de abril também por favor!!!
Infelizmente Leo, no Braziuziuziu, notícias falsas são só as boas…
Esse Almirante ai to fora kkkkkkkkkkk
Todo ano eu quase caio nesses baits da Trilogia e acredito na notícia por alguns segundos antes de me tocar que é zoeira de 1° de abril!
Em minha defesa alego que há anos me acostumei a ver devaneios reais de nossas Forças Armadas, principalmente da MB!