A cooperação apoiará o desenvolvimento de Radares de Busca de Superfície embarcados e de Vigilância Costeira

São Paulo, 2 de abril de 2024 – A Marinha do Brasil e a Embraer assinaram um acordo de parceria para apoio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação. O objetivo da cooperação é o desenvolvimento de Radares de Busca de Superfície embarcados e de Vigilância Costeira, com o incremento da maturidade do Radar Gaivota X. A assinatura ocorreu hoje, durante a LAAD, em São Paulo.

O Contra-Almirante (EN) Alexandre de Vasconcelos Siciliano disse: “Estamos orgulhosos de fazer parceria novamente com a Embraer. Este acordo consolida a continuidade de uma colaboração de longo prazo com uma líder global em tecnologia que expandirá o leque de capacidades para a Marinha do Brasil cumprir suas missões. Nossa experiência no Radar Gaivota X será complementada pelas tecnologias de ponta e capacidades avançadas da Embraer, permitindo-nos compartilhar conhecimento e desenvolver cooperativamente soluções de ponta para o mercado global”.

“Estamos muito satisfeitos em assinar esse novo acordo com a Marinha, instituição com a qual temos uma relação sólida e de longo prazo. Essa cooperação trará muitos avanços não somente para a Marinha e para a Embraer, mas também para a Base Industrial de Defesa brasileira”, afirma Fábio Caparica, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios para América Latina da Embraer Defesa & Segurança.

Os estudos da Marinha do Brasil e da Embraer abrangem a integração do Radar Gaivota X com o Sistema de Comando e Controle Georreferenciado (SisC2Geo) e com o Sistema de Consciência Situacional Unificada por Aquisição de Informações Marítimas (SCUA). A cooperação traz uma importante contribuição para ampliar tanto o alto conteúdo tecnológico dos Programas Estratégicos da Marinha quanto o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, um dos principais objetivos da Estratégia Nacional de Defesa.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Diego Tarses Cardoso

Versão naval do M200 ?

Luiz Carlos

Concordo com o amigo.
Acho que deveriam trabalhar em 2 frentes.
1- Versão MK2 do Gaivota-X
2- Versão naval do M-200 ( AEGIS nacional).
Soma-se a esses equipamentos, SATCON, RDS defesa etc.

Emmanuel

Isso tá é com cheirinho de patrulha baseado no emb-190…

Fernando "Nunão" De Martini

Emmanuel, trata-se de um radar para instalação em navios.

Em 2018, durante a Feira RIDEX realizada no Rio de Janeiro, um exemplar do Gaivota X foi exposto instalado num conteiner sobre o convoo “zulu” do NDM Bahia:

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Last edited 7 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Rogério Loureiro Dhiério

Este Radar no NDM Bahia é o Gaivota ou o SABER M200?

Rogério Loureiro Dhiério

É o GAIVOTA. Acabei de me certificar.
Ele também ficou em testes na Base de São Pedro D’Aldeia.

Bom, sendo 100% nacionais, eu acredito que o binômio OTH 0100 IACIT e Gaivota-X, seria o mais sensato para ambas aplicabilidades.

Terrestre e embarcada.

Emmanuel

Eu li Nunão…mas não custa sonhar…

Makarov

Quais as especificações e capacidades desse radar? Não seria melhor partir logo para um M200 naval?

Fernando "Nunão" De Martini

Creio que neste caso um não impede o desenvolvimento do outro. Um nasceu com requisitos de ser facilmente transportável, para instalação no terreno. Outro nasceu já pensando em uso naval.

Guacamole

O Gaivota-X é baseado em qual radar?

Fernando "Nunão" De Martini

Desconheço ter sido baseado em algum radar anterior.

Jagder#44

Saudade do porto do Rio

Rogério Loureiro Dhiério

O OTH 0100 da IACIT não atende essa demanda?

A demanda de vigilância costeira sim, pois o radar de capacidade além do horizonte da IACIT é exclusivo para instalação em terra, pois suas antenas precisam ser espalhadas por uma grande área.

Mas para instalação em navios ele não serve, isso já é com o Gaivota X.

LucianoSR71

Nunão, pelo que eu já li sobre o Gaivota X ele seria basicamente p/ alvos aéreos (detecção e guiamento), coisa que o OTH da Iacit não seria capaz de fazer, além da lógica diferença de instalações que vc mencionou.

LucianoSR71

Têm funções/aplicações diferentes.

LucianoSR71

Pelo que eu sei esse radar está em desenvolvimento há pelo menos 10 anos pela MB, seria um radar de busca e c/ capacidade de guiamento de mísseis antiaéreos.

Makarov

A MB deveria buscar o máximo de independência pelo menos nos radares, armas ofensivas e defesas de ponto, estava vendo a defesa de ponto que a Turquia criou, muito interessante…

Last edited 7 meses atrás by Makarov
Carlos Galvão

Se morSse em Belém do Pará estaria preocupado. Afinal a única cidade que a marinha brasileira bombardeou em toda a su história foi Belém do Pará em 1835.

Davi Souza

Parceria interessante, cada vez mais a Embraer entrando no meio naval, acho que os possiveis novos NPa500 podem utilizar esse radar

Bispo

Será similar ao Coast Watcher 100 da Thales ?

-operar na banda X(detectar alvos pequenos)
-alta resolução(identificar corretamente alvos detectados)
-alcance instrumental de 100 milhas náuticas
-Comutação de polarização da antena(funcionando independente do clima)
-Frequências operacionais(quanto mais frequências, maior a resistência à guerra eletrônica, o da Thales tem 8).

Talvez o X já seja uma “dica”.

Last edited 7 meses atrás by Bispo
Fernando "Nunão" De Martini

O X é de banda X.

Wilson

Gaivota X de 2014?