FOTOS: Porta-aviões ARA 25 de Mayo da Armada Argentina em operação nos anos 1980
Caças A-4Q da Armada Argentina operando no porta-aviões ARA 25 de Mayo, por volta de 1980. Naquela época, a Armada Argentina possuía um GAE (Grupo Aéreo Embarcado – ou CAW em inglês) mais poderoso que o do NAeL Minas Gerais da Marinha do Brasil, que operava somente aeronaves antissubmarino.
Originalmente construído para a Marinha Real Britânica durante a Segunda Guerra Mundial como HMS Venerable, este porta-aviões da Classe Colossus foi transferido para a Argentina em 1969, onde recebeu seu novo nome em homenagem à Revolução de Maio de 1810, que marcou o início do processo de independência da Argentina da Espanha.
O ARA 25 de Mayo tinha como características principais um deslocamento de aproximadamente 19.900 toneladas quando totalmente carregado, um comprimento de cerca de 192 metros e uma boca de 24,4 metros. Com uma velocidade máxima de cerca de 24 nós (aproximadamente 44 km/h), era propulsado por 4 caldeiras com turbinas a vapor com 40.000 HP (30.000 kW) movimentando 2 eixos.
Durante a Guerra das Malvinas (Falklands) em 1982, aeronaves S-2 Tracker do ARA 25 de Mayo detectaram o corpo principal da Força-Tarefa britânica na madrugada do dia 2 de maio a cerca de 200 milhas de distância, mas o navio não conseguiu lançar seus jatos de ataque contra os navios britânicos devido a uma calmaria.
Próximo à hora da catapultagem dos jatos para o ataque pela manhã, quando era necessário um vento de 30 nós de velocidade, este passou a ser quase nulo, razão pela qual cada avião A-4Q poderia decolar apenas com uma única bomba ou com combustível para alcance de apenas 100 milhas.
O ARA 25 de Mayo, na altura só conseguia fazer 20 nós, velocidade insuficiente para produzir o vento relativo no convés de voo requerido para o lançamento dos aviões com quatro bombas Mk.82. A probabilidade de impacto seria desprezível, não justificando o ataque. A missão foi abortada.
FONTE: @MarianoSciaroni, no X
SAIBA MAIS:
Guerra das Malvinas/Falklands – 40 anos: O porta-aviões ARA 25 de Mayo