Encomendados já em 1972 para servir nos destróieres Tipo 42 da Armada Argentina ARA Hércules e ARA Santisima Trinidad, dois Sea Lynx Mk.23 foram entregues em 1978 e eram semelhantes aos tipos HAS.2 da Marinha Real Britânica e Mk.21 da Marinha do Brasil.

Os Lynx  da Armada Argentina foram amplamente utilizados durante a Guerra das Malvinas/Malvinas em 1982, até que falhas mecânicas aterraram ambas as aeronaves.

Um segundo lote de oito helicópteros Lynx foi encomendado quando a guerra estourou. Semelhante ao HAS.3 da Marinha Real e denominado Lynx Mk.87, a venda foi embargada e, portanto, não entregue.

Destróier ARA Hércules, Type 42

O primeiro do segundo lote, c/n 249, completou seu voo inaugural apenas três dias antes do início da guerra e mais tarde foi vendido para a Dinamarca e convertido em um Mk.90. O segundo c/n 264 não foi concluído e não voou.

Os 6 restantes não foram construídos. Os dois Mk.23 entregues não puderam ser restaurados ao status de voo após o conflito devido ao embargo contínuo e foram finalmente retirados do comando da Armada Argentina em 1985.

Westland Lynx Mk.23 da Armada Argentina pousado em um destróier Type 42. A aeronave está com dois torpedos antissubmarino Mk.44. Ao fundo, o porta-aviões ARA 25 de Mayo

FONTE: helis.com / FOTOS: @MarianoSciaroni, no X

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments