Reforma da fragata HMS ‘St Albans’: 55 meses, 4,5 km de soldagem, 350 inserções e 5.500 reparos em aço
A reforma da HMS St Albans exigiu menos inserções do que seus predecessores mais antigos, pouco mais da metade do número da HMS Sutherland e um terço da HMS Iron Duke
A fragata Type 23 da Marinha Real, HMS St Albans, retornou ao mar no mês passado para completar testes náuticos após a conclusão do período de reforma de 55 meses no Devonport Royal Dockyard da Babcock, durante o qual foram necessárias cerca de 350 inserções estruturais e 5.500 reparos em aço.
De acordo com um comunicado do Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD), Defence Equipment and Support, as inserções e reparos em aço exigiram 4,5 km de soldagem para garantir que a HMS St Albans atendesse à certificação do Lloyd’s Register e pudesse retornar às operações.
A fragata é uma das várias da classe Type 23 que estão passando por extensão de vida útil (LIFEX), recertificação ou trabalhos de manutenção nos hangares de fragatas da Babcock em Devonport. Inserções estruturais normalmente removem seções degradadas ou enferrujadas do casco ou da superestrutura do navio, variando em tamanho desde uma pequena placa do tamanho de uma mão até grandes painéis.
O HMS St Albans é a segunda fragata Type 23 a concluir a Atualização de Geração de Energia e Controle de Máquinas (PGMU), que incluiu a substituição de todos os quatro motores a diesel e geradores, conjuntos de motores-geradores, além de “mudanças substanciais e melhorias” nos painéis de controle e sistemas de refrigeração.
A fragata da Marinha Real também recebeu o sistema de defesa aérea Sea Ceptor, sistemas de sonar (S2150) e radar de navegação (R1084) aprimorados, bem como atualizações em outros sistemas de combate, bússola, comunicações e sensores. A maioria dessas atualizações já está instalada nas atuais fragatas Type 23 mais antigas.
O comunicado da DE&S declarou que o programa de atualização do HMS St Albans foi baseado na experiência desenvolvida durante o trabalho realizado em seu navio irmão, HMS Richmond, o que “impulsionaria uma melhoria considerável no desempenho e na resiliência” da embarcação.
O HMS St Albans agora começará seus testes náuticos e treinamento baseado no Reino Unido antes de retornar à Marinha Real mais tarde na primavera, afirmou o DE&S. A mais recente das fragatas Type 23, comissionada em 2002, a embarcação está planejada para deixar o serviço em 2035.
Dificuldades crescentes na manutenção das fragatas Type 23
Foi previamente relatado que a fragata Type 23 do Reino Unido, HMS Sutherland, exigiu cerca de 600 inserções estruturais durante o extenso programa de manutenção do navio atualmente em andamento no Royal Naval Dockyard da Babcock, localizado dentro do HMNB Devonport.
Outra fragata Type 23, HMS Iron Duke, exigiu mais de 1.000 inserções estruturais durante seu próprio processo de manutenção.
Durante um tour de imprensa no início de fevereiro pelo Royal Dockyard da Babcock, várias fragatas Type 23, incluindo o HMS St Albans, foram vistas em várias etapas de seu processo de reforma.
No entanto, foi previamente relatado pelo site Naval Technology que o tempo total que uma fragata Type 23 está passando em programas de reforma e renovação está aumentando, à medida que a frota envelhece e se torna mais difícil de manter. Cada navio da classe foi originalmente destinado a ter uma vida útil de serviço de 18 anos antes da substituição, mas isso foi estendido por meio de uma série de reformas.
De 2011 a 2017, cada uma das então 13 fragatas Type 23 passou por um período de LIFEX ou reforma, com a duração de cada programa variando de 12 a 36 meses. A partir de 2018, os números aumentam, com os três primeiros navios que passaram por trabalhos anteriores retornando aos estaleiros por entre 37 a 49 meses.
A reforma da HMS St Albans, com mais de quatro anos e meio, é uma exceção e o maior tempo que uma fragata Type 23 passou em renovação.
De acordo com as regras de certificação da classe de navios, a data de saída de serviço de navios de guerra pode ser estendida por um máximo de seis anos após a conclusão de cada programa de manutenção.
O custo para reformar e manter a classe antiga também é um fator, com a reforma de 2023 da HMS Iron Duke custando mais de £100 milhões ao longo de um período de 52 meses. Em comparação, no ano fiscal de 2023-24, £100 milhões foram alocados para reformas da Type 23.
Embora as fragatas Type 23 estejam sendo atualizadas e mantidas até que suas substitutas Type 26 e Type 31 entrem em serviço, é provável que mais navios de guerra antigos possam sair, com o destino do HMS Westminster, amplamente relatado em 2023 estar em condição material precária.
FONTE: Naval Technology