Uma das imagens obtidas por meio de um Veículo Operado Remotamente (ROV) da Prefeitura Naval Argentina mostra o que parece ser o periscópio do submarino. — Foto: Eslabón Perdido

O grupo Eslabón Perdido investiga um naufrágio perto da costa de Quequén, Argentina, que pode ser de um submarino alemão da Segunda Guerra Mundial.

A localização, sugerida por um depoimento e confirmada pela ausência de registros em mapas náuticos, está a quase 30 metros de profundidade.

Especialistas europeus, baseando-se em imagens obtidas, acreditam que o naufrágio poderia ser de um submarino do tipo U-Boot Classe IX da Kriegsmarine, a força naval da Alemanha nazista.

U-Boot Type IXC

Uma missão com veículos operados remotamente (ROV) está planejada para investigar mais a fundo e obter provas conclusivas. Autoridades argentinas autorizaram a missão, que é financiada pela Fundação Reitich e será executada pela empresa Deepwater – ROV Inspection Services.

Os resultados serão analisados por uma comissão técnica. Apesar da sugestão preliminar de que poderia ser um submarino, a embaixada da Alemanha na Argentina indicou não haver evidências de que os restos pertençam a um submarino alemão.

FONTE: La Nacion

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zorann

Agora confirmam que H.itler morreu de velhice na Argentina. kkkkk

Moriah

Falam isso mesmo, que seria num lugar perto de Bariloche e que o submarino aportou mais abaixo dessa posição, não lembro se foi na Baia de San Blas. Chegaram até a traçar a rota percorrida pelo grupo. Enfim, uma boa história de teoria da conspiração. Mas, já o restante da turma sabemos bem que chegaram lá… Até hoje existe um resto de sub alemão nessa parte da Argentina.

TeoB

Olha não duvido de manda…

Fernando Vieira

Você me lembrou do episódio dos Simpsons quando o Bart quer saber pra que lado gira a água no hemisfério Sul e ele sai ligando pra tudo quanto é lugar do Sul. Numa dessas ele liga para um carro em Buenos Aires de placas “Adolf-1”. Um senhor de bigode pitoresco corre para atender mas o Bart desliga antes.

Camargoer.

Olá Z. Uma coisa de cada vez. Ao que parece, os restos parecem mesmo ser de um submarino, ainda que falta identificar qual. Outra coisa é que vários nazistas de alta patente fugiram para a América do Sul, como por exemplo Mengele, Barbie e Eichmann. … agora, outra coisa é afirmar que Hitler conseguiu fugir da Alemanha e que os restos do cadáver encontrado queimado eram de outra pessoa e que os testemunhos das pessoas que estavam no Bunker são falsos. Pelo que lembro, os soviéticos identificaram os restos de Hitler a partir das fichas odontológicas guardadas por seu dentista,… Read more »

Renato de Mello Machado

Tomara que seja.Eu gosto dessas coisas.

LucianoSR71

Pra quem acha que pra falar espanhol basta meter um sorviete de moriango ou cueca-cola e saca gusto, Eslabón Perdido é uma boa lição, rs.

Ozawa

Não seria nenhuma surpresa caso se confirme a identidade desses destroços submarinos. É por demais conhecido em vários registros históricos a circulação de U-boats no Atlântico Sul, especialmente ao fim da II Guerra Mundial, e mais especialmente ainda como meio de fuga de dirigentes nazistas e transferência de despojos dos destroços do III Reich. O afundamento do Cruzador Bahia, por exemplo, até hoje é envolto em dúvidas da sua real causa, cuja teorias vão do propalado “acidente em exercício de tiro” ao “torpedeamento pelo U-977”, este U-boat um dos submarinos em fuga na Operação Ultramar Sul. O assunto é vasto… Read more »

Filipe Prestes

Sobre o Bahia, não foi encontrado o diário de bordo do comandante que descrevia em detalhes como ele encontrou e torpedeou o cruzador?

Leandro Costa

Não que eu saiba, Filipe.

Dalton

Pura lenda. Recomendo o livro “A Marinha do Brasil na Segunda Guerra Mundial” do Saldanha da Gama que trás uma boa descrição do acontecido e os testes feitos subsequentemente que comprovaram a detonação das cargas de profundidade o livro trás até os nomes dos 3 marinheiros dos EUA que pereceram a bordo. . Não faria o menor sentido uma tripulação de submarino que buscava refugio afundar um navio após a rendição para correr riscos futuros se descobertos. . A ideia que “americanos” pressionaram o governo brasileiro porque precisavam da cooperação de nazistas também não faz sentido, os julgamentos de Nurembergue… Read more »

Franz A. Neeracher

Conhecí há muitos anos atrás um sobrevivente do “Bahia”…..ele contou que realmente foi um acidente.

Dalton

Que sorte Franz, ainda mais sabendo que tão poucos sobreviveram, tenho certeza que se você tivesse oportunidade encheria ele de perguntas, eu
faria 🙂
.
Muita coincidência que outro cruzador, só que muito maior, no mesmo mês que o Bahia soçobrou também se foi, só que não por acidente e sim torpedeado de fato e os sobreviventes igualmente passaram o diabo antes de resgatados.

Ozawa

Boa tarde, Filipe. Não encontraram, Filipe. A obra de Salinas & De Napoli que citei anteriormente é centrada em investigar e confrontar as confissões do Oberleutnant zur See Heinz Schäffer, comandante do U-977, acerca de sua célebre e última patrulha. Ainda que muitas vezes contraditório, fantasioso ou impreciso, seu testemunho é singular para reconstrução de inúmeros e vitais momentos da Operação Ultramar Sul. Schäffer começou a escrever suas memórias em 1947, “O Segredo do U-977”, uma vez que sua participação na Operação Ultramar Sul lhe havia custado dois anos de detenção e incômodos interrogatórios não apenas na Argentina e nos… Read more »

LucianoSR71

Agora que pude assistir o video, tenho a dizer que, c/ todo respeito ao trabalho do Abel Basti, mesmo que eventualmente se consiga até identificar esse U-boat, não está provado de forma irrefutável coisa nenhuma que Hitler fugiu p/ Argentina nesse submarino, como ele afirma. Não há como provar a identidade de qualquer pessoa que esteve nele em sua viagem final – ainda mais na condição terrível dos destroços – no máximo, caso se descubra qual era esse U-boat, através dos registros alemães pode se determinar os nomes dos tripulantes quando em serviço regular e talvez nem tenha sido a… Read more »

Luiz Carlos

Foi o usado para levar Hitler para lá, com outros nazistas .
Se bobear, é o mesmo veículo que usaram para trazer Josfe Mengele e outros nazistas para o Brasil.
É uma vergonha a hipocrisia do ocidente, recentemente o Oscar premiou um filme que homenageia um nazista (Openhimer), que teve que prestar serviços (junto com Von Braun e outros) ao governo norte Americano.
E viva a hipocrisia!!!!

Fernando "Nunão" De Martini

Oppenheimer nazista?

Luiz Carlos

Não ???

Fernando "Nunão" De Martini

Não

Sequim

J. Robert Oppenheimer tinha sobrenome alemão porque era filho de judeus. Mas era tão americano quanto o cheeseburger. Se ele fosse simpatizante do nazismo, jamais teriam o escolhido para chefiar o projeto Manhattan, que criou a bomba atômica. Só porque seu irmão, alguns amigos e sua esposa foram simpatizantes do comunismo, ele foi implacavelmente perseguido pelo marcharthismo após a II GM. Veja o filme “Oppenheimer”, que é bastante bom e fiel aos fatos.

Camargoer.

Olá Sequim. Tornei-me fã do filme “Jojo Rabbit”. Sam Rockwell merecia (mais) um Oscar de ator coadjuvante. O filme é extremamente dramático e profundo. O problema é que só faz sentido para quem entendeu o que é nazismo.

Camargoer.

Não.

Luiz Carlos

Getúlio Vargas não nasceu na Alemanha nazista, mas se “simpatizava” muito com o nazismo.
Em São Paulo há vários jovens neo nazistas que não nasceram na Alemanha nazista.
E aí ?

Franz A. Neeracher

Prezado, Oppenheimer era judeu.

Nascido e crescido nos EUA…ele prestou serviços ao país dele.

Fernando "Nunão" De Martini

E aí ?”

E aí que você escreveu uma baita besteira

Luiz Carlos

Se considera a verdade besteira, isso é seu ponto de vista.
Mas por mais que achei besteira, a verdade sempre será verdadeira, que vence queira ou não aceitar em sua “imensa sabedorias”.

Fernando "Nunão" De Martini

Em seu primeiro comentário você escreveu besteira e foi acrescentando mais besteiras nos seguintes. Eu te dei a chance de explicar sua afirmação de que Oppenheimer era nazista, fazendo apenas uma pergunta. Mas você dobrou a aposta nas besteiras sem trazer qualquer dado que corroborasse sua afirmação. Então meia dúzia de outros comentaristas refutaram, com informações e fatos, as besteiras que você escreveu. Assim, cabe agora a você defender o que escreveu, começando da primeira afirmação, ou seja, trazendo as fontes (informações e fatos) que embasam sua afirmação inicial de que Oppenheimer era nazista e “que teve que prestar serviços… Read more »

Luiz Carlos

Caro Nunão, apesar de de sua “intolerância” , todos sabem da captação de cientistas nazistas pelas potências ( em especial, E U.A e Rússia).
Posso ter me enganado quanto a Openhimer, mas do restante, não é besteira, e sim fato, que você queira sou não acreditar.
A não ser que você é a “inteligência suprema” e domina todo o conhecimento do universo, se informe !

Fernando "Nunão" De Martini

Luiz, Não questionei em nenhum momento o fato de que cientistas e engenheiros alemães (fossem eles nazistas de carteirinha ou não) que trabalharam nos programas de armas da Alemanha nazista terem sido localizados e levados aos EUA, numa disputa entre americanos e soviéticos por esses cientistas e engenheiros, com o fim da guerra na Europa. Questionei você ter colocado Oppenheimer, um judeu nascido e criado nos Estados Unidos, entre eles. Que bom que agora você admitiu que errou. O resto (essa besteira de “intolerância” “inteligência suprema”, “domina todo o conhecimento do universo” e “se informe”) vou considerar apenas mais uma… Read more »

Luiz Carlos

Nunão, não é desvio de assunto.
Reconheci está errado sobre Openhimer, porém o reto que escrevi (sobre Getúlio e neo nazistas em São Paulo e no resto do mundo) são fatos verdadeiros e comprovados .
Vou desconsiderar você afirmar que falei um monte de “besteiras”, afinal de conta, com seu extenso ano como blogueiro de assuntos militares, deve saber tudo !

Leandro Costa

Hahahahahahahah

Mengele veio para a América do Sul de navio, depois da guerra lá por 1949, assim como muitos outros usando documentos falsos.

Assim como Von Braun prestou serviços aos EUA, outros cientistas alemães prestaram serviços aos Soviéticos. Operação Paperclip.

Hitler morreu no Führerbunker em Berlim, de acordo com um monte de testemunhas oculares.

E essa do Oppenheimer ser nazista foi hilária! Mas por favor, não contre outra.

Luiz Carlos

Nem tudo que é verdade está escrito, e nem tudo que está escrito é verdade !

Leandro Costa

Cara, imagina que eu sou o Carimbador Maluco e você precisa que o seu foguete para a sua viagem pelo universo seja selado, registrado, avaliado, rotulado e carimbado por mim para poder voar.

E te dei o meu carimbo dando ‘não! não! não!’

Por mim o seu plunct, plact, zum! não vai à lugar nenhum.

Mas você foi assim mesmo, né? Se te pegarem na rua, dá cana. Como diriam aqui em Niterói, ‘vai parar lá em Jurujuba.’

comment image

Dr. Mundico

Acho que você está assistindo muito pseudo-documentário da National Geographic e muito filminho de guerra. Menos, menos…

Luiz Carlos

Bas buscar sobre as experiências de um certo médico nazista no nordeste do Brasil.
Cidade onde mais nasce gênios de olhos azuis e loiros do mundo.
Estudar faz bem !

Luiz Carlos

Sai tudo errado.
Basta buscar informações sobre uma cidade no nordeste do Brasil, onde nascem gênios loiros de olhos azuis.
Mais que qualquer região do planeta.
Até mesmo os moradores locais, reconhecem que isso começou a acontecer, após a chegada de um médico alemão anos atrás!
O conhecimento liberta !

Rodrigo Maçolla

Bom que muitos nazistas fugiram para Argentina principalmente, mais também parao Chile , Paraguai e por fim Brasil é verdade e se tem varias provas, No final da Guerra tinha mesmo uma operação de fuga para tirar oficiais e membros importantes do partido nazista da Europa e enviar para locais isolados pois se sabia que o partido teria que operar na clandestinidade, Mais dai afirmar que o Hitler fugiu e que viagou neste submarino especificamente é “forçar a amizade” Mais tomara que essa missão consiga identificar positivamente o submarino e ai vamos ver o que mais se descobre desta fasciante… Read more »

Dr. Mundico

Se existe até submarino italiano afundado na costa do nordeste brasileiro e submarino alemão no golfo do México e até na Indonésia, não vejo motivo para tanto espanto.

RSmith

Prezados admins, Fiz 4 comentários e os mesmo foram apagados… por gentileza me informar o que estava errado com os meus comentários para eu não cometer essas infrações as regras novamente. Desde já agradeço.

Nota da moderação:
1. Nâo escreva em maiúsculas.
2. Não espalhe fake news; Oppenheimer era americano e não alemão.
3. Por favor, leia as regras para comentários.

adriano Madureira

Eita ! Deve estar cheio de ouro nazista…