Data de aniversário da Operação ‘Praying Mantis’ coincide com ataque israelense ao Irã
Ontem, 18 de abril, foi aniversário da Operação Praying Mantis. Por coincidência, ontem também houve ataque israelense contra instalações iranianas.
#OTD in 1988, the U.S. Navy engaged in its largest surface battle since WWII when it launched Operation Praying Mantis against Iranian targets. The operation was in retaliation to the Iranian mining of the Persian Gulf that had severely damaged the frigate USS Samuel B. Roberts. pic.twitter.com/gRk6YpY68E
— U.S. Naval Institute (@NavalInstitute) April 18, 2024
A Operação Praying Mantis foi um ataque ocorrido no dia 18 de abril de 1988 e feito pelos Estados Unidos contra alvos navais iranianos no Golfo Pérsico em retaliação à um navio de guerra dos EUA quatro dias antes atingido por uma mina.
Em 14 de abril, a fragata americana USS Samuel B. Roberts atingiu uma mina enquanto transitava em águas internacionais como parte da Operação Earnest Will, o esforço de 1987-88 para proteger petroleiros kuwaitianos de ataques iranianos durante a Guerra Irã-Iraque . A explosão perfurou o casco da Samuel B. Roberts, que quase afundou, mas foi salva por sua tripulação.
Depois da descoberta de que se tratava de uma mina iraniana, os EUA planearam uma operação de retaliação contra alvos iranianos. O ataque dos EUA começou na manhã de 18 de abril e acabou destruindo, danificando ou afundando duas plataformas petrolíferas iranianas, três navios de guerra, várias embarcações armadas e dois caças. As perdas dos EUA foram dois pilotos da Marinha dos EUA que morreram quando seu helicóptero caiu no Golfo.
O ataque pressionou o Irão a concordar com um cessar-fogo com o Iraque no final daquele verão, encerrando a Guerra Irão-Iraque de oito anos.
Mais tarde, o Irão processou os Estados Unidos, alegando que os ataques violaram o Tratado de Amizade de 1955 dos países . Em 6 de novembro de 2003, o Tribunal Internacional de Justiça rejeitou a reclamação, mas decidiu que a Operação Praying Mantis e a Operação Nimble Archer de outubro anterior “não podem ser justificadas como medidas necessárias para proteger os interesses essenciais de segurança dos Estados Unidos da América”.
FONTE: Wiki
Para mais informações sobre o ataque ocorrido ontem, veja o blog do Poder Aéreo.