Em 18 de abril de 2024, a fragata multimissão (FREMM) Aquitaine e um submarino de ataque nuclear da classe Suffren realizaram um disparo de treinamento simultâneo do míssil de cruzeiro naval (MdCN).

O alvo terrestre, localizado na área dos testes de mísseis da DGA em Landes, foi alcançado em sincronização. As imagens ilustram as capacidades da Marinha Francesa e do centro de testes e especialização de mísseis da DGA – site de Landes.

Em condições operacionais

Para reforçar o know-how operacional da Marinha Francesa, este ambicioso disparo foi realizado em condições humanas e materiais idênticas às encontradas na operação. A Marinha Francesa demonstra assim a sua capacidade de sincronizar ataques contra terra em profundidade, de diferentes unidades, e sobre um único alvo .

O centro de testes e perícia de mísseis da DGA – unidade de Landes garantiu a coordenação e a condução geral dos disparos, bem como a segurança de bens e pessoas.

Para a realização deste disparo também contribuíram a direção de programas do MdCN , a DGA Gestão de Informação e a DGA Técnicas Navais , com o apoio técnico da MBDA.

Uma habilidade de projeção de poder

O Naval Cruise Missile (MdCN) foi desenvolvido usando a experiência adquirida com o altamente bem-sucedido Storm Shadow / Scalp EG da MBDA

Embarcados na FREMM desde 2017 e nos submarinos da classe Suffren , os MdCN oferecem à França uma capacidade nacional de projeção de poder. Os navios da Marinha Francesa podem, assim, atingir alvos de grande interesse a longa distância e com precisão seletiva. Esta ação permite representar uma ameaça militar desde os primeiros momentos de uma crise, influenciando assim a vontade dos concorrentes.

As lições táticas e técnicas deste tiro contribuirão para o desenvolvimento das habilidades de combate da Marinha Francesa, sempre engajada em uma preparação de alta intensidade.

 

Concepção artística do SCALP Naval

FONTE: Ministério das Forças Armadas da França

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments