O Fujian, terceiro porta-aviões chinês, partiu do estaleiro Jiangnan em Xangai na quarta-feira de manhã para seus primeiros testes no mar.

O Fujian, lançado em junho de 2022, é o primeiro porta-aviões de construção chinesa a utilizar catapultas. Com um deslocamento total de mais de 80 mil toneladas, o porta-aviões está equipado com catapultas eletromagnéticas e dispositivos de parada.

O navio-aeródromo de nova geração da China representa um novo marco na modernização da Marinha do Exército Popular de Libertação (PLA Navy).

VÍDEO: Porta-aviões Fujian inicia as provas de mar

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo

O mais extraordinário e ver que é produção totalmente nacional com tecnologia de ponta.
Ao ver o primeiro vídeo tive a sensação de estar no filme do Star Wars.

Elintoor-_

Igualzinho aqui em “putênfia”
É absolutamente incrível e impressionante que nada vai pra frente aqui nesse país…

Underground

É o seguinte: aqui, se você for pesquisar sobre pessoas e poderes, vai descobrir que uma “elite”, que vem de remotos tempos do Império, possuem familiares em todos os sacrossantos poderes e instituicoes do país. É irmão que é juiz, primo que de procurador, pai que é senador, irmã que advogada, outro primo que é delegado, outro secretário, ministro, prefeito, governador, etc. O Estado brasileiro, de fato, é uma casta de grupos que detém o poder ten séculos. Nós estamos presos a isso. Então, todo recursos financeiro que entra, vira salário para esses grupos. Esse povo tá pouco se importando… Read more »

Eliakim

Não só agentes públicos, mas a “elite” também tem empresários, e muitos.

Camargoer.

Talvez porque a China seja comunista e nos ainda não….

Samuel Asafe

Apaga Camargo, apaga rápido pelo amor de Deus, antes que ele diga que a china está sentenciada a quebrar. Apaga antes que ele fale que a gente ta assim pq não fez reformas, pelo amor de Deus apaga🥺🥺🥺

Luis H

óbvio q sim, a o crescimento da china se deve a mao e nada a ver com rockfeller, kissnger e os clás das famílias metacapitalistas mais ricas do mundo. todos sabem q a alemanha oriental é q era desenvolvida e honesta e q a coréia do norte é q é próspera e feliz, de não aguentar mais tanta felicidade e fartura é q milhares perderam a vida tentando fugir.

BVR

Kkkkkk….
Não sei qual a melhor do seu comentário, se “…a China seja comunista…” ou “…nós ainda não.”
Saudações

No One

Se a RPC é comunista, a Alemanha nazista era socialista… rsrs

Bispo

O Brasil de 50 anos atrás hoje está muito melhor.… estamos progredindo , apesar dos pesares… mais o caminho é longo e difícil.

Brasileiro

Estamos “progredindo” porque o mundo não é estagnado. Só por isso. Porque desenvolvimento mesmo? Nada! Entendeu? Caminhando com a maré não é avançar de verdade, é apenas ser levado pelas circunstancias.

Zé Rato

Para mim, a música do primeiro vídeo fez-me lembrar o tema de abertura do Anime Japonês “Space Battleship Yamato”, dos anos 70.

Burgos

Um Porta Aviões convencional com um ótimo nível de tecnologia embarcada.
Parabéns a todos envolvidos pela elaboração e construção desse projeto.
Como dizem na gíria aqui na MB:
“Bons ventos, e mares ao Fujian” ⚓️

ElBryan

O que mais me irrita em alguns seguidores da trilogia é a contradição: quando saem notícias de projetos dessa magnitude, começam a criticar o Brasil por não investir nesse nível. Mas quando as nossas Forças Armadas gastam muito tentando incentivar a indústria nacional (projeto militar não é barato e todos os países erram muito nesse processo), como acontece no caso das fragatas e submarinos, os mesmos dizem que deveríamos comprar meios navais de prateleira (basta ver os comentários na postagem sobre a Marinha chilena). Ou seja, nem os ‘entendidos’ se definem. Parece que o brasileiro quer sempre ser do contra… Read more »

Dagor Dagorath

O QI normal é aquele que atinge entre 90 e 110 pontos. O QI médio do brasileiro é de 84 pontos.

Acho que isso é um indicador do porquê dessas incongruências de pensamento que citas.

Faver

Sim, a culpa é sempre dos outros. Aliado a isto, o brasileiro em geral atualmente se informa pelo whats e pelo youtube. Não há filtro inteligente. Adora tecnologia desde que não seja para trabalhar ou ter esforço, e se possível que gere ganhos fáceis para eles (ser influencer ou youtuber). Assim, neste cenário de inteligênia vai piorar muito nos próximos anos.

Rinaldo Nery

Concordo. Nem param pra pensar em quais países no mundo tem a capacidade (tecnológica e financeira) para construírem navios dessa complexidade e magnitude. Conta-se nos dedos da mão. Anos atrás um engenheiro naval postou aqui que nossos estaleiros pararam no tempo. Nem determinadas espessuras de chapa conseguimos cortar.

Last edited 6 meses atrás by Rinaldo Nery
Burgos

Sim !!!
Na mesma afirmativa que vc faz os da FAB (Gripen)estão sendo feito aonde ?!
Sendo que o lote final deve ser feito aqui no Brasil 🤦‍♂️
“Não carteia que o Diabo te sacaneia”😏

Rinaldo Nery

Amigo, você não merece resposta.

Burgos

Tá certo então,não sou amigo 👍
Aliás nunca fui mesmo 😏

GuiBeck

Caro, acho que as críticas são mais no nível de como são gastos os recursos e a falta de prioridade nos investimentos, do que na premissa de que não deveria haver uma indústria sólida e autônoma de defesa.

Nilo

Vejo como correta a observação do ElBryan, sendo há críticas que priorizar economicidade recursos e em outros momentos, os equipamentos super trunfo em detrimento da absorção de tecnologia, negar a possibilidade de fortalecimento da indústria nacional o por consequência nossa soberania não isenta de senso crítico.

Samuel Asafe

Isso quando não vem falar que a gente tem que explorar nossas “vocações” produtivas, e que tentar reindustrializar o país jamais dará certo; que temos que vender soja e milho, e esperar os equipamentos modernos caírem do céu.
Se tudo der errado botam a culpa no governo, e quando da certo(Embrapa, Embraer, Vale, Petrobrás) dizem que seria melhor se não tivesse mão do governo.

EduardoSP

No caso do Prosub o problema, a meu ver, e ao contrário do que a China fez, está em querer pular etapas. Não conseguimos, por questões técnicas/orçamentárias, fazer o básico e queremos fazer o complexo. Temos dificuldade de construir pequenos NPaCo e não temos dinheiro para fazer a manutenção de submarinos convencionais pequenos e a MB insiste em fazer um submarino nuclear. É óbvio que não vai dar certo. Para chegar em um Nae como o Fujian a China montou uma grande e competitiva indústria naval civil, criou infraestrutura física, tecnológica e de mão-de-obra. para, a partir da construção de… Read more »

Patta

Quantos aviões vão ser lançados por minuto?
Essa maquina é muito linda! Coloca muita força aérea pelo mundo no chinelo.

Rinaldo Nery

Depende do que vai embarcar.

No One

Por enquanto não coloca no chinelo nem a força aérea paraguaia, daqui a 10 ou 5 anos talvez… Muito trabalho até lá.

Nilo

Previsão de entrada em serviço em 2025.

Santamariense

Entrar em serviço e estar prontificado para combate são coisas bem diferentes. Depois de entrar em serviço começam muitas prontificações, capacitações, inspeções, etc, até que o navio seja declarado apto para o combate. Isso demanda um bom tempo.

Esteves

Uns 5 anos. Depois retorna para manutenções.

Fernando

Voce está se referindo à prontidade operacional, certo?

Last edited 6 meses atrás by Fernando
No One

O colega Santamariense esclareceu o ponto. Não só levará tempo para o navio completar todas essas etapa, mas toda a sua ala aérea deverá alcançar pelo menos a capacidade operacional inicial (IOC), esperar a entrega das aeronaves, o aprestamento da tripulação …etc.

Sendo muito otimista não penso menos de 5 anos, considerando que é o primeiro CATOBAR da PLAN…

Santamariense

Exatamente! A operação das catapultas, seja pelo pessoal do navio, seja pelos pilotos, é novidade para eles, visto que nunca operaram porta-aviões com esse mecanismo.

GuiBeck

Que nave! Não tem como não admirar.

Carlos Pietro

O governo brasileiro e chines poderia fazer uma parceria e construir uma máquina dessas para MB.

max

Sugiro que o Brasil aprenda com a abordagem passo a passo da China, compre um 054A primeiro e use-o por alguns anos para ter certeza de que ele funciona bem. Depois, considere a possibilidade de comprar mais. Mais 054As ou 052Ds podem ser considerados.

Para ser sincero, o Brasil não precisa de um porta-aviões porque não tem nenhum interesse no exterior para proteger.
Comece com as necessidades reais, não com a aparência.

Last edited 6 meses atrás by max
Kornet

Seria melhor arrendar e fazer a prova dos 9 para saber se é mito ou verdade de que armamento chinês solta pecinhas.

Heli

Supondo que, por um milagre, caísse do céu um desses de presente para a MB, aí como faríamos para colocar uns 50 Gripens Navais ou Rafales nele?? Nem a FAB vai ter essa quantidade de caças tão cedo. Além disso, ele iria navegar com quais escoltas? As Tamandarés não servem a esse proposito. Por ultimo, iriamos projetar poder onde? Contra quem? E pelo que? por soja?
Nossa MB precisa de submarinos, que são a melhor arma de dissuasão, e de mais tarde ter capacidade de defesa anti-aérea.

Machado

Sem dúvida os militares chineses devem ter muito orgulho das suas forças armadas. O nível de nacionalismo é alto.

Esteves

Nacionalização e esforço precisam de tecnologia. Chineses gostam do que é bom.

Palavras do Seu Maurício.

Esteves

Tecnologia. Sem Tecnologia com T maiusculo não avançamos.

Ave, Seu Maurício.

https://youtu.be/vMA8Hc2AWHg?si=-L6AoUgY-0TFZNLI

Bispo

Parabéns para China.

Já por aqui, estrategicamente, qual seria a vantagem de construirmos um PA.. os mesmos são para projetar poder e não o ego do almirantado..🙃

Filipe

Enquanto uma certa nação, do Atlântico Sul🇧🇷 compra veículos de reboque blindados do Tio Sam🇺🇲.
Coisas que indústrias nacionais, Avibras, e instituições de educação como, IME, poderiam desenvolver projetos .

Alex Barreto Cypriano

Já que você justapos Br e US, quero fazer um protesto: o CVN-73, o GW, tá em exercício na AoR da 4a frota (depois, ruma pro Japão) e tem vinte e quatro oficiais de 11 nações ‘parceiras’ da AS Br incluso – e nem uma palavra; uma cervejaria de Campinas, a Tábuas, ganhou um concurso de receitas de cerveja comemorativa (usando lúpulo importado dos EUA e ingredientes locais como Cambuci); ambos os fatos estão inseridos nas comemorações dos 200 anos de relações Br-USA. Parece até que têm vergonha da continuada parceria com os EUA enquanto fingem que gostam da China… Read more »

Last edited 6 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano

Olho a proa desse supercarrier temporão e me espanto com a projeção do convôo além do ramo: parece a proa do ex-Variag Lyaoning com rampa aplainada.

Last edited 6 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Santamariense

A pista em ângulo parece terminar de forma abrupta, com a estrutura do casco abaixo dela dando a impressão de ter sido “cortada”. A pista não “se projeta” para fora do casco.

Dalton

Pode ter a ver com a ausência da quarta catapulta. É possível que futuros NAes venham a ter já que a doutrina pede que a maior parte da Ala Aérea permaneça no convés de voo e para se conseguir isso uma catapulta pode ficar inoperante enquanto aeronaves estão estacionadas sobre ela e a medida que o convés de voo é desobstruído passa a ser usada também. . A classe Gerald Ford manteve 4 catapultas mas o número de elevadores de aeronaves foi reduzido de 4 para 3 já que o que ficava atrás da “ilha” era pouco utilizado então pode… Read more »

Santamariense

Perfeito, Dalton!

Alex Barreto Cypriano

Eu falei da projeção além do ramo de proa. No PANG, o extremo dianteiro do convôo pouco avança além do ramo de proa.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTSS5_6f5Jhl2sN_tvq2GduNhutlBiKG0o72DGcyg1EP75tZ47uNOZg464&s=10
Até modernos portaconteiners estão adotando convés de proa pouco ou nada além do ramo.
comment image
A proa dos Nimitz e Ford não avançam o ramo tanto como no Fujian. Os soviéticos gostavam de uma aba proeminente nos seus porta-avioes Kuznetsov, deve ter algo com o visual dos seus quepes.
https://hips.hearstapps.com/hmg-prod/images/russias-admiral-kuznetsov-aircraft-carrier-that-has-news-photo-1618949596.?crop=0.631xw:1.00xh;0.119xw,0&resize=640:*
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRC0SUPElwhwrH1J4iipHONobwyDwpZCaaw_eR0lY6ozuroNplaynsR-2xG&s=10

Last edited 6 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Santamariense

Sim, sim, Alex. Concordo contigo, mas só quis citar a característica também diferente da pista em ângulo.

Alex Barreto Cypriano

Entendi errado seu comentário. Desculpe, Santamariense. De resto, agora bem compreendido, concordo com seu comentário.

ChinEs

A China faz parecer facil o impossivel, já entendi a necessidade desse projecto…

Heinz

Um belo de um porta- aviões.
Eu fico entretido, com a cor da água por lá ( é uma questão sem importância) mas alguém sabe dizer o porquê? A cor lá é como se a água fosse “barrenta”.

Franz A. Neeracher

Normal; o estaleiro fica num rio.

Alex Barreto Cypriano

Pela segunda vez me lembro das aulas de geografia do secundário: loess.

Santamariense

Em matéria de impurezas e poluição não perde em nada quando comparada aos rios mais poluídos do mundo.

Hamom

Tem uma razão para desde a antiguidade receber o nome “Mar Amarelo”…
.
Tem esta cor por ser um mar relativamente fechado e “receber as águas de alguns dos grandes rios da China, nomeadamente o Huang He e o Hai He, cujos sedimentos deram origem ao seu nome.” (wiki) 

Last edited 6 meses atrás by Hamom
Heinz

Agora entendi, obrigado pelo esclarecimento,colega.