Quantos porta-aviões a China poderá construir até 2035?
Com o início das provas de mar do primeiro porta-aviões chinêrs CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery), o Fujian, é bom lembrar do planejamento de longo prazo da China para a sua força de navios-aeródromo.
Em notícias antigas, o número desejado era de seis navios navios-aeródromo. Recentemente, foi informado por um alto oficial da PLA Navy que o quarto porta-aviões chinês já se encontra em construção.
Levando-se em conta a grande capacidade de construção dos estaleiros chineses, é possível que mais dois porta-aviões possam ser construídos ainda nesta década e mais um no início da década de 2030.
Como comparação, os EUA construíram na década de 1960, quatro porta-aviões do mesmo porte do Fujian, a classe “Kitty Hawk” – Kitty Hawk (CV-63), Constellation (CV-64) e America (CV-66), bem como a variante John F. Kennedy (CV-67).
Na imagem abaixo, feita por entusiasta, aparecem seis porta-aviões chineses, os dois primeiros Liaoning e Shandong do tipo STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery), mais dois convencionais como o Fujian e dois com propulsão nuclear.
A dúvida no momento é se o quarto porta-aviões que teve a construção iniciada manterá a propulsão convencional ou se já será movido a propulsão nuclear.