Esta semana o Fujian, primeiro porta-aviões chinês equipado com catapultas, iniciou suas provas de mar. O navio-aeródromo convencional de mais de 80 mil toneladas tem porte semelhante à classe “Kitty Hawk” de porta-aviões dos EUA.

Fujian (Type 003) é maior que os porta-aviões anteriores da China, Liaoning (Type 001) e o Shandong (Type 002), com capacidade para transportar um número maior de aeronaves, incluindo caças, aviões de alerta antecipado e helicópteros.

O grupo aéreo do Fujian deverá contar inicialmente com caças Shenyang J-15B e J-15D, caças furtivos Shenyang J-35, aviões de alerta aéreo antecipado Xian KJ-600 e helicópteros Harbin Z-20 antissubmarino e de emprego geral.

O canal Nishikasai Shipbuilding produziu uma animação muito bem feita em homenagem ao Fujian, que é um marco significativo para a a Marinha do Exército de Libertação Popular da China.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
EVERTON PEREIRA

nu muito massa afudando os yanques

Rodolfo

Muita calma.
Os americanos tem 11 nuclear carrier groups que operam avioes superiores.
A Marinha Chinesa vai continuar crescendo e os futuros 005-006 serao nucleares. Os Chineses sabem que a melhor defesa é a força. Mas vao evitar o maximo possível uma guerra com um importante parceiro comercial.

Neto

Eles terem entre 1 à 3 no quintal deles em prontidão e os EUA terem entre 1 e 3 lá em prontidão já torna a dissuasão efetiva.
.
Ninguém vai querer perder esses brinquedos.
.
O rombo seria enorme.

Bigliazzi

Você conhece a força de submarinos dos USA??? 40 vezes mais letais que os PA.

ChinEs

Até 2049 convêm evitar o confronto directo, os Russos evitaram o confronto com os EUA desde 1960 até hoje, mas passados esses anos todos , agora com a Ucrânia fica dificil evitar um confronto directo com os EUA, o mesmo será com a China, antes de se confrontar com os EUA nos mares, a China precisa de dominar diversas tecnologias, e ainda vai levar algum tempo, eles sabem disso, os EUA já possuem experiência de Guerra Naval + Guerra Nuclear (são a primeira e a única nação a detonar uma bomba atômica sobre a outra), os Chineses são inexperientes e… Read more »

CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS

Esquece amigo, nem pela Polônia os EUA, Inglaterra ou França iriam para um confronto direto com a Rússia. Não importa o que eles digam. Não vai arriscar perder Londres, Paris e Washington por causa de Kiev ou Varsóvia.
O mesmo vale para a China, ninguém vai entrar numa guerra potencialmente nuclear por causa de uma ilha a menos de 50km da China.

CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS

Isso vale para os dois na verdade.

Augusto

É importante informar que apesar de possuir 11 porta aviões nucleares a Us Navy não consegue colocar todos os 11 ao mesmo tempo em ação devido aos períodos de manutenção, no máximo conseguiria por 8 strike groups

Machado

Parabéns ao glorioso povo chinês. Como é bom ser independente e soberano de verdade.

Zé Rato

Inicialmente fiquei admirado por este porta-aviões incluir no seu armamento o que parecem ser dois lançadores de foguetes anti-submarino. Deixar um submarino entrar dentro do alcance de poucos km destas armas seria demasiado arriscado. Trata-se de um tipo de arma que não é usado em porta-aviões ocidentais. E mesmo em destroyers, fragatas ou corvetas ocidentais, deixou de ser usado há décadas.

Entretanto, estive a pesquisar e li que as versões mais modernas destas armas incluem munições com capacidade de defesa anti-torpedo, fazendo assim sentido a sua inclusão no armamento do navio.

Last edited 6 meses atrás by Zé Rato
Marcos

O pior para os EUA é que a China, e quiser, pode produzir com relativa comodidade 10 desses em 10 anos escalando a produção…

Augusto

Segundo notícias da mídia internacional especializada em meios navais, o projeto chinês prevê inicialmente a construção de 6 porta aviões dois stobar um catobar com propulsão convencional e 3 catobar nucleares até 2035, sendo que a China modernizou o principal estaleiro especializado na construção de porta aviões dobrando sua capacidade, agora é possível construir até dois porta aviões simultaneamente e, conforme comunicado pelo próprio líder chinês, a PLNavy pretende possuir uma frota de até 10 super porta aviões nucleares até 2050 para proteger seus interesses e rotas marítimas em qualquer oceano do mundo

Carlos Pietro

Simplesmente fantástico.

Manus Ferrum

Bravo, China!

EfuardoSP

Interessante como eles copiaram tudo dos americanos. Do design do navio às catapultas eletromagnéticas, o helicóptero, o AEW, o caça stealth, o drone stealth etc.
Não que não haja grandes méritos em copiar coisas difíceis de fazer, mas eles ainda não inovaram em nada.

Bigliazzi

Se fosse os USA me rendia agora, os chineses são insuperáveis em paradas militares e animações digitais.