Entre 1980 e 1994, o serviço de submarinos da Marinha Real conduziu mais de 130 missões altamente classificadas para coletar inteligência ou realizar operações clandestinas. Mesmo que os arquivos estejam fechados, ainda é possível tirar algumas conclusões significativas dos arquivos.

As missões envolviam tanto submarinos convencionais quanto nucleares, operando principalmente no Ártico, no Atlântico Norte, no Mediterrâneo e ao largo da costa da Argentina. Geralmente envolviam coleta de inteligência ou operação em lugares onde não deveriam estar.

O retorno foi enorme – foram geradas informações significativas para apoiar operações mais amplas, proteger o dissuasor nuclear e reunir informações para garantir que nossa compreensão das ameaças pudesse ser devidamente analisada e avaliada. Isso foi crucial para vencer a Guerra Fria.

O blog Pinstripedline analisa esses desdobramentos e, pela primeira vez, lista todas as operações conhecidas de submarinos da RN e missões de coleta de inteligência/patrulhas de 1980 a 1994, e avalia por que isso permanece tão importante.

Classe do submarino Arquivos Totais Declarados ao TNA Kew
OBERON 24 operações nomeadas
3 missões nomeadas
10 relatórios de patrulha
UPHOLDER 1 operação nomeada
VALIANT 5 operações nomeadas
3 relatórios de patrulha
CHURCHILL 10 operações nomeadas
6 relatórios de patrulha
SWIFTSURE 15 operações nomeadas
8 missões nomeadas
3 relatórios de patrulha
TRAFALGAR 32 operações nomeadas
1 missão nomeada
1 relatório de patrulha
TOTAL 87 operações nomeadas
12 missões nomeadas
23 relatórios de patrulha

 

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments