Operação Southern Seas – 2024: Marinha do Brasil realizará exercício com o porta-aviões USS ‘George Washington’
No período de 15 a 24 de maio, a Marinha do Brasil (MB) realizará a Operação “Southern Seas – 2024”, com a visita oficial de quatro navios dos Estados Unidos da América (EUA) ao Rio de Janeiro, dentre esses o Porta-Aviões USS George Washington (CVN 73).
A comissão será realizada na área marítima compreendida entre os estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, por ocasião da passagem da Força-Tarefa Norte-Americana pelo Brasil.
A “Southern Seas – 2024” tem o propósito de realizar operações navais e aeronavais com a Marinha dos EUA (USN) e a Guarda Costeira dos EUA (USCG), a fim de ampliar a interoperabilidade das Forças envolvidas, bem como de incrementar a cooperação e o estreitamento dos laços de amizade entre a MB, a USN e a USCG, contribuindo para a atuação da Marinha do Brasil no campo da Diplomacia Naval.
O Comandante do 1º Esquadrão de Escolta será o Comandante do Grupo-Tarefa, responsável por planejar e executar as atividades relacionadas à Operação, que teve seu planejamento iniciado em 2023. A missão também se dará em comemoração aos duzentos anos de relações diplomáticas entre Brasil e EUA.
A Marinha do Brasil empregará, na “Southern Seas – 2024, as Fragatas Independência e União, além das seguintes aeronaves: UH-15/AH-15B “Super Cougar”, AH-11B “Wild Lynx” e AF-1 “Skyhawk”. Pelos EUA, estarão envolvidos o Porta-Aviões USS George Washington, o destróier USS Porter da classe “Arleigh Burke”, o Navio de apoio logístico USNS John Lenthall, e o Navio da Guarda Costeira dos EUA, USCGC James, além das aeronaves F-35 “Lighting II”, F/A-18 E/F “Super Hornet”, EA-18G “Growler”, E-2C “Hawkeye” e SH-60 “Seahawk”, componentes da Ala Aérea do USS George Washington.
NOTA DO PODER NAVAL: No momento, por ser uma comissão de trânsito, entre o Atlântico e o Pacífico, o USS George Washington conta com uma ala aérea improvisada, já que em breve ele irá receber a ala aérea que no momento está destacada junto ao USS Ronald Reagan, baseado no Japão.
Como no momento o USS George H. W. Bush (CVN 77) encontra-se em um período de manutenção no Estaleiro Naval de Norfolk, uma parte da sua Ala Aérea 7 foi destacada para essa comissão a bordo do USS George Washington.
Os seguintes esquadrões estão a bordo:
- VFA-103 com os F/A-18F
- VFA-147 com os F-35C (que não faz parte da ala aérea 7)
- VAQ-140 com os EA-18G
- VAW-116 com o os E-2C
- HSC-5 com os MH-60S
- HSM-46 com os MH-60R
Como podemos ver, uma ala aérea bem reduzida, provavelmente os esquadrões nem estão completos.
DIVULGAÇÃO: Marinha do Brasil