Operação “Southern Seas – 2024” ocorre no litoral entre Rio de Janeiro e Espírito Santo, em proveito da passagem da Força-Tarefa dos EUA pelo Brasil

A Marinha do Brasil (MB) iniciou, nesta quarta-feira (15), a Operação “Southern Seas – 2024”, com a visita oficial de quatro navios dos Estados Unidos da América (EUA) ao Rio de Janeiro (RJ), entre os quais, o Porta-Aviões USS “George Washington”.

A comissão se estenderá até o dia 24 de maio, por ocasião da passagem da Força-Tarefa Norte-Americana pelo Brasil. No período, serão realizadas operações navais e aeronavais com a Guarda Costeira (USCG) e a Marinha dos EUA (USN), na área marítima compreendida entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A ação visa aprimorar a interoperabilidade, a cooperação e os laços de amizade entre as Forças envolvidas, contribuindo para a atuação da Marinha do Brasil no campo da Diplomacia Naval.

Na segunda-feira (13), com a chegada do navio USCGC “James”, na Base Naval do Rio de Janeiro, em Niterói (RJ), militares da USCG promoveram uma oficina sobre técnicas de abordagem. Na oportunidade, ocorreu um exercício na Fragata “União” da MB, dando início ao intercâmbio e à troca de experiências entre os países.

A “Southern Seas-2024”, que teve seu planejamento iniciado em 2023, também se dará em comemoração aos duzentos anos de relações diplomáticas entre Brasil e EUA. “Este exercício não somente testará e ampliará a capacidade das Forças participantes de atuarem em conjunto em situações reais, mas também reforça o compromisso de ambas as nações com a segurança marítima mundial”, destacou o Capitão de Mar e Guerra Caetano Quinaia Silveira, Comandante do 1º Esquadrão de Escolta, que está à frente do Grupo-Tarefa responsável por planejar e executar as atividades relacionadas à Operação.Navios e aeronaves participantesNa “Southern Seas – 2024”, a Marinha do Brasil está empregando as Fragatas “Independência” e “União”, além dos helicópteros UH-15/AH-15B “Super Cougar”, AH-11B “Wild Lynx” e AF-1 “Skyhawk”.

Pelos EUA, estarão envolvidos, o Porta-Aviões USS “George Washington”, o Destroyer da classe Arleigh Burke, USS “Porter”, o Navio de apoio logístico, USNS “John Lenthall”, e o Navio da Guarda Costeira dos EUA, USCGC “James”, além das aeronaves F-35 “Lighting II”, F/A-18 E/F “Super Hornet”, EA-18G “Growler”, E-2C “Hawkeye” e SH-60 “Seahawk”, componentes da Ala Aérea do USS “George Washington”.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments