NAM ‘Atlântico’ vai realizar operação com porta-aviões nuclear ‘George Washington’
O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” desatracou no dia 26 de maio, do Estaleiro de Rio Grande (RS), para realizar uma operação típica de guerra, em apoio à população gaúcha, com a participação da Marinha dos Estados Unidos da América (EUA). Nesta segunda-feira (27), ocorrerá a transferência de donativos, do Porta-Aviões Nuclear “George Washington” para o NAM “Atlântico”.
Na Operação, serão empregadas duas aeronaves brasileiras e duas norte-americanas. Após receber a carga do navio norte-americano, o Navio brasileiro atracará novamente em Rio Grande (RS) para desembarcar as doações e encaminhá-las à Defesa Civil. Essa operação de transferência de carga é denominada VERTREP (Vertical Replenishment) e acontece como desdobramento da Operação “Southern Seas – 2024”.
https://youtube.com/watch?v=ZLLaR9lrrNQ%3Frel%3D0%26amp%3B
O reabastecimento vertical de carga consiste em uma operação militar de transferência de material entre navios, no mar, utilizando helicópteros.As doações, que serão trazidas até o litoral sul pelos americanos, foram arrecadadas e armazenadas pela Marinha do Brasil (MB) e transportadas pelo Centro de Distribuição e Operações Aduaneiras da Marinha (CDAM), incluindo água mineral, alimentos não perecíveis, ração e material de higiene e limpeza.Para o Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Nelson de Oliveira Leite, esse é mais um capítulo do esforço logístico e das ações da MB de enfrentamento à calamidade que ocorre no sul do País.
“Dessa vez, explorando a principal capacidade do NAM “Atlântico”, que é a sua mobilidade, indo ao encontro de um navio da Marinha do Estados Unidos para receber essa carga. Essa demanda pode surgir em qualquer lugar que se faça necessário para que o navio possa trazer pessoal e outras capacidades militares para região em apoio às ações de enfrentamento”, explica.
FONTE: Agência Marinha de Notícias