Pedido adicional de mísseis Exocet MM40 Block 3C para a Marinha Francesa
Em 19 de abril de 2024, a Direção Geral de Armamento (DGA) notificou a MBDA sobre um pedido de aquisição de mísseis EXOCET mar-mar 40 Block 3C (MM40 B3C) destinados a equipar as fragatas de primeira linha da Marinha Nacional, conforme a Lei de Programação Militar (LPM) 2024-2030.
A versão B3C do míssil visa manter a capacidade operacional do MM40 no mais alto nível, oferecendo melhorias em alcance, precisão e resistência às contramedidas. Com um alcance superior a 200 km, a nova versão B3C adiciona à versão B3 um rádio-altímetro digital e um novo autodiretor, destinados a aprimorar as capacidades do míssil frente ao desafio da generalização de contramedidas eletrônicas de nova geração e navios furtivos.
O Exocet MM40 Block 3C já começou a equipar as fragatas de primeira linha da Marinha Nacional: fragatas multimissão (FREMM), fragatas de defesa aérea (FDA) e, no futuro, fragatas de defesa e intervenção (FDI). O Exocet é uma família de mísseis antinavio de velocidade “alto subsônica” que pode ser operada a partir de diversas plataformas (navais, aéreas ou terrestres). A evolução do míssil é conduzida por padrões sucessivos chamados Block 1, 2, 3 e 3C.
Isso segue a realização de um teste de avaliação técnico-operacional coordenado pela DGA em colaboração com a Marinha Nacional a partir da fragata multimissão com capacidade de defesa aérea reforçada (FREMM DA) Alsace, em 20 de setembro de 2023. Esse teste, que visava verificar o comportamento do míssil, permitiu demonstrar o desempenho do autodiretor de última geração do B3C em um cenário final representativo de guerra eletrônica complexa.
Esses mísseis se somarão às munições MM40 B3C já encomendadas, cuja entrega começou em janeiro de 2024. Uma modernização, garantida pela MBDA, dos mísseis MM40 B3 em uso para a versão B3C também está em andamento. A produção dos MM40 envolve uma ampla rede de subcontratados distribuídos por todo o território francês. Esses mísseis são montados na unidade da MBDA em Selles-Saint-Denis (Loir-et-Cher).
FONTE: DGA – Direção Geral de Armamento