A futura classe de fragatas Constellation da Marinha dos EUA enfrenta atrasos significativos e problemas de crescimento de peso não planejado, o que pode resultar na redução de suas velocidades máximas.

A U.S. Navy e a construtora Fincantieri Marinette Marine continuam a enfrentar os impactos das grandes mudanças na configuração do navio em comparação ao design original da fragata franco-italiana FREMM. A intenção de basear as Constellations em um design de fragata já em produção era reduzir custos, prazos de entrega e riscos, mas os navios se tornaram maiores, mais pesados e agora estão anos atrasados.

O Escritório de Responsabilidade Governamental dos EUA (GAO) divulgou um relatório detalhando o crescimento de peso, a instabilidade do design e outros problemas com a classe Constellation. Na semana passada, a Marinha concedeu um novo contrato de mais de US$ 1,04 bilhão à Fincantieri Marinette Marine para outras duas fragatas, totalizando seis Constellations encomendadas, com a primeira atualmente em construção. A Marinha já confirmou que a primeira fragata da classe Constellation pode não ser entregue até 2029, três anos atrasada.

O GAO relatou que, em setembro de 2023, apenas 3,6% da construção do navio líder estava concluída, em comparação com os 35,5% planejados. O aumento não planejado de peso, relatado em outubro de 2023, foi de mais de 10% acima da estimativa de junho de 2020. A decisão da Marinha de aprovar a construção com elementos incompletos do design, incluindo lacunas relacionadas a sistemas estruturais, de tubulação e ventilação, contribuiu para esse aumento de peso.

Por volta de 2021, já estava claro que o design da classe Constellation seria 24 pés mais longo e três pés e meio mais largo em comparação com seu design original FREMM, com um aumento de deslocamento de cerca de 500 toneladas. No entanto, resolver esse crescimento de peso acrescenta uma nova dimensão às atividades de design em andamento, reduzindo ainda mais a previsibilidade dos esforços já desafiados pelo cronograma.

A construção da USS Constellation começou em agosto de 2022 sem um design finalizado, contrariando as práticas de design de navios. Em agosto de 2023, o design funcional e o modelo 3D estavam 92% e 84% completos, respectivamente. A semelhança entre o design da Constellation e a FREMM agora pode ser tão baixa quanto 15%, incluindo mudanças substanciais no sistema de propulsão e nos sistemas de controle de maquinário associados.

O crescimento de peso não planejado durante a construção pode comprometer as capacidades dos navios tanto a curto quanto a longo prazo, afetando a relevância operacional ao longo de suas vidas úteis. A Marinha citou a experiência anterior com o programa Littoral Combat Ship (LCS) como um exemplo dos problemas de iniciar a construção sem um design firme, resultando em diferenças substanciais nos primeiros navios e relegando-os a funções de treinamento e teste.

A decisão da Marinha de adquirir as fragatas classe Constellation foi vista como uma rejeição significativa ao programa LCS. No entanto, a crítica crescente sobre o progresso das Constellations levou a Marinha a culpar problemas de força de trabalho na construtora, enquanto outros alegam que a constante mudança nos requisitos da Marinha é a principal culpada.

Como e quando a Marinha e a Fincantieri Marinette Marine serão capazes de estabilizar o peso e outros elementos de design da classe Constellation, e se a velocidade máxima do navio será afetada, ainda é incerto.

FONTE: The Warzone

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