Iniciada a construção da primeira fragata F126 para a Marinha Alemã
Apenas meses após o início da construção do maior projeto de construção naval na história da Marinha Alemã, a primeira das quatro fragatas F126 encomendadas foi oficialmente iniciada em 3 de junho de 2024.
A cerimônia contou com a presença do Ministro da Defesa, Boris Pistorius, da Primeira-Ministra do estado de Mecklenburg-Vorpommern, Manuela Schwesig, e do Primeiro-Ministro de Niedersachsen (Baixa Saxônia), Stephan Weil.
“Há cerca de meio ano, neste local, começou a fase de construção do maior programa de construção naval da Bundeswehr. Com o batimento da quilha hoje, não celebramos apenas um marco simbólico no caminho para a nossa nova classe de fragatas”, disse o Ministro Pistorius na ocasião. Segundo Pistorius, a fragata F126 representa um navio único com capacidades tecnológicas excepcionais. Como tal, representa três aspectos: o ponto de virada política “Zeitenwende”, a contribuição e apoio da Alemanha para a ordem internacional baseada em regras, e uma indústria alemã competitiva.
O chamado “batimento de quilha” é um marco tradicional na construção naval. O Ministro Pistorius, junto com outros convidados de honra, pregou uma moeda em uma tábua de madeira, que o construtor então adicionou a um suporte no bloco da quilha da futura fragata “Niedersachsen”.
As quatro fragatas F126 são produzidas em vários estaleiros. O estaleiro Peene em Wolgast produz os segmentos da popa. O German Naval Yards Kiel GmbH constrói os segmentos da proa, enquanto a Blohm+Voss em Hamburgo integra sensores, efetores e realiza a montagem final das F126.
O primeiro navio, cuja quilha foi batida em Kiel, será entregue à Marinha Alemã em meados de 2028. Até 2032, as outras três fragatas devem ser entregues.
As fragatas F126 têm 167 metros de comprimento, com uma boca de cerca de 21 metros e um deslocamento de cerca de 10.000 toneladas. Com uma tripulação de 125 pessoas, esses navios serão capazes de operar em todo o espectro de intensidade em um cenário global, conduzindo guerra naval tridimensional (antiaérea, antissuperfície e antissubmarino).
As tarefas mais importantes incluem controle do mar, imposição de embargos, apoio a forças especiais e operações de evacuação. Ao realizar suas missões, os navios são apoiados pelo uso de módulos de missão específicos, adaptando a fragata por meio de pacotes técnicos e de pessoal padronizados para desdobramentos particulares.
FONTE: BAAINBw – Escritório de Aquisições da Bundeswehr
Muito grande…. muito cara… são
um alvo espetacular para o ZIRKON russo…
Provavelmente vão aparecer os mesmos problemas da classe 125…que ainda não foram totalmente resolvidos….
.O ideal seriam navios menores em maior número … mais fáceis de passarem por manutenção.. .
Então agora o Zirkon é o novo Kinhzal… hipersonico até a primeira defesa ocidental
Estás totalmente equivocado, os problemas nas F-125 estão totalmente resolvidos. Depois a empresa que vai construir estas fragatas, não é a mesma, mas mesmo que fosse, pois a empresa que construiu as F-125, constrói navios de guerra, á décadas e décadas, não precisam que os ensinem, constroem navios de guerra, submarinos, navios de apoio logístico, etc. Ainda agora construíram umas corvetas de guerra para Israel e uns submarinos, que são qualquer coisa de espectacular e únicas, tanto as corvetas como os submarinos. Alvos qualquer navio pode ser, falta saber se os mísseis conseguem furar as defesas destas fragatas, os navios… Read more »
Exatamente. O país que constrói navios e submarinos para Israel não são péssimos construtores.
Os Alemães sempre fazem tudo muito grande e caro. Mas a qualidade todos nós sabemos que é a melhor. Já não podemos dizer o mesmo da Rússia
Os misseis Scalp utilizados pelos ucranianos já afundaram uma corveta da classe Karakurt no mar negro que são pequenas e com 1800 toneladas. Tamanho é muito relativo. A relação está com a funcionalidade da embarcação. Você não consegue ter tantos sistemas de armas e sensores numa corveta.
Simplesmente… Monstra! Fragata por apelido, destróier de jure.
Irão substituir 4 navios deslocando 4500 toneladas carregados por 4 de 10.000 toneladas!
Já ocorre a negociação com a Damen para contratar outras duas totalizando 6
Isso é muito grande e pesado, talvez mais que um destroyer “Arleigh Burke”.
Uma dúvida por que a Alemanha chama de fragata ?
10 mil toneladas e menos armadas que uma FREMM. Esses alemães estão de brincanagem.
Não serão menos armadas, 64 “ESSM Block II”, 42 “RAM” para pronto lançamento mais recargas e 8 “NSM” para ficar apenas nos mísseis e da mesma forma como as F-125 permanecerão longe da base por cerca de 2 anos, havendo troca de tripulações e mesmo
troca de módulos com outras armas e sistemas se for necessário tornando-as muito flexíveis e adequadas às necessidades que surgirem.
Acho que são muito bem armadas para defesa, apesar de não terem mísseis de defesa de área, missão deixada para as 124. Porém para ataque são fracas, possuem “apenas” 8 NSM e nenhum míssil de cruzeiro.
Exato! Os tais 64 mísseis não são nenhum standard avançado ou qualquer SAM moderno europeu. São apenas 16 tubos disponíveis e lá no Yemen ficou claro que ter reserva é essencial. Os europeus são econômicos demais .
No Yémen provou-se o contrário, que as armas ao dispor dessas fragatas, sobram e muito, para as necessidades, pois as fragatas que tem 16 células, são dos melhores lançadores verticais, mk-41 e Sylver A50 ou A70, que efectivamente, cada célula dá para 4 mísseis de médio alcance, mas essas fragatas com 16 células, normalmente tem mais tipos de defesa aérea, como o Ram, com algumas dezenas de mísseis de curto alcance, mais canhões de 30mm/35mm super rápidos, mas até os canhões principais desses navios provaram a sua eficácia. Mas mais de 70 por cento dos navios Europeus enviados têm 32… Read more »
EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.
VOCÊ JÁ FOI AVISADO VÁRIAS VEZES!!
Marcos na marinha alemã o principal meio de defesa aérea de longo alcance reside nas 3 fragatas da classe Sachsen de aproximadamente 6.000 toneladas que serão substituídas na próxima década pela F-127 que será maior e mais capaz.
.
A F-126 apesar do grande tamanho é uma fragata multi missão, não otimizada para defesa AA de longo alcance e irá substituir as 4 fragatas multi missão F-123 de 5000
toneladas a primeira das quais completará 30 anos em outubro próximo.
Não serão menos armadas, de princípio terão praticamente o mesmo que as Fremm, mas muitas pessoas têm que se começar a habituar aos contentores, pois no futuro, vão ser generalizados nas marinhas, pois fragatas como as F-125 Alemãs e estas F-126, tem os lugares dos contentores bem reservados para eles, em caso de ser preciso mais mísseis,será fácil e rápido, colocar esses contentores com mísseis. Durante muitos anos,também falavam muito dos mbt’s, vci’s e restante artilharia, dizia-se que os drones não conseguiriam alterar essa necessidade por mbt’s nos exércitos, mas o que agora se começa a falar, é dar prioridade… Read more »
Quem tá de brincanagem é a MB com aquelas tais “fragatas”
Será que a MB irá mudar o contrato para outras duas embarcações. Os canhões comprados junto a Oto Melara é um contrato extensível para essa quantidade.
Até que ponto realmente essa modularidade de navios que tanto se prega pelas marinhas europeias está sendo eficiente? Imagino que seja em termos econômicos bem melhor realmente, agora não me parece muito realista dizer que em caso de necessidade basta simplesmente colocar os módulos de armas e pronto, para fazer isso precisa ter os armamentos armazenados, a tripulação treinada e um certo tempo ancorada para trabalhos, ou seja, não seria mais eficiente ter todos os meios já disponíveis em caso de necessidade? Vide o caso das type-45 britânicas que tiveram que pedir cobertura anti aérea aos EUA contra os Houthis… Read more »
para ter os tomahawk… Para atacar alvos em terra e não para defesa aérea…
https://www.naval.com.br/blog/2024/01/29/destroieres-type-45-da-royal-navy-ganharam-uma-academia-de-ginastica-no-lugar-de-lancadores-verticais-para-misseis-de-cruzeiro/
Para defesa aérea, as type 45 chegam e sobram, tem capacidade de ter 48 mísseis de longo alcance Áster 30 ou 192 mísseis de médio alcance, como mica ng, camm ER e outro.
Para anti-navio ou atacar em terra estão a incorporar os NSM, mas só com cerca 180km range.
Lógico que os EUA não precisam de este tipo de ajuda, mas já aconteceram operações entre EUA/UK em que foram SSN’s Britânicos Trafalgar classe, a lançar os Tomahawk para terra.
Pelo histórico da classe Baden-Württemberg (F125) …. novas “bigornas flutuantes” e mais caras… dizem os críticos.
Será que os Alemães desaprenderam de fazer uma coisa, que eles ensinaram muitos outros a fazer???
Já para não dizer, que são Holandeses que estão a construir as F-126.
As F-125 foram corrigidas, o que não é nada de espantar, pois essa empresa Alemã tem escola própria na construção naval.
Lindo..mas como gosto de canhão rsrs, sem trocadilhos… Colocaria um na popa ..daria um ar de mais agressividade!!!
Estão dentro do galpão. Não mostram junções ou soldas medonhas.
Padrão alemão.
Também observei. Fazendo uma analogia futebolística. A construção das F-126 correm dentro de um estádio de futebol moderno. A das Fravetas, em um campo de várzea com saibro.
Você pega a classe Arleigh Burke, com menos de 10.000 toneladas estes navios possuem capacidade anti-navios, antisuperfície com até 1500km de alcance, capacidade de defesa AA de área, capacidade antimísseis balísticos e já demonstraram até capacidade antissatélite e é uma classe com mais de 30 anos de serviço. Você pega este projeto F-126, com o mesmo deslocamento, e eles não fazem nada além do básico em relação a classe Arleigh Burke. Ai alguém argumenta “mas os requisitos da marinha alemã são diferentes”. A classe Arleigh Burke atua em todos os oceanos do mundo, em uma diversidade de cenários que vai… Read more »
A comparação não faz muito sentido, afinal os requisitos da marinha alemã são diferentes….
As Norte-Americanas são as mais bem equipadas do mundo, e á muito tempo. Ninguém aqui comparou, uma com a outra, agora as F-126 são excelentes com o equipamento de fábrica e podem ficar muito mais letais, juntando os contentores, que eu insisto, foram construídas para isso, mas os Europeus, em caso de guerra de alta intensidade, tem defesa comum, através da NATO ou UE, os EUA têm a NATO, mas em caso de terem que ir defender Taiwan, estão sozinhos e o mesmo para qualquer ação que façam, para defender Japão, C.do Sul, Austrália, etc. Só contam com a NATO,… Read more »
Isso sim é uma Fragata
Tomara que pelo menos funcione.
Essa sem dúvida é uma fragata. Não vai ter discussão.
Uma tonelagem dessa com a configuração de armas e sensores está muito mais para o Destroier. Estava lendo sobre a próxima fragata F127 terá por volta de 13000 mil tonelada. A especialidade dela será a defesa contra misseis balísticos e hipersônicos. Terá um gerenciamento ( estilo Aegis ) desenvolvido na Alemanha. Isso na minha opinião já é um Cruzador. O país deve ter planos para virar uma marinha de águas azuis e grandes capacidades. Eles devem estar guardando informações para não assustar os aliados com o rearmamento. A marinha estuda contratar outras duas totalizando 6 navios.