Apenas meses após o início da construção do maior projeto de construção naval na história da Marinha Alemã, a primeira das quatro fragatas F126 encomendadas foi oficialmente iniciada em 3 de junho de 2024.

A cerimônia contou com a presença do Ministro da Defesa, Boris Pistorius, da Primeira-Ministra do estado de Mecklenburg-Vorpommern, Manuela Schwesig, e do Primeiro-Ministro de Niedersachsen (Baixa Saxônia), Stephan Weil.

“Há cerca de meio ano, neste local, começou a fase de construção do maior programa de construção naval da Bundeswehr. Com o batimento da quilha hoje, não celebramos apenas um marco simbólico no caminho para a nossa nova classe de fragatas”, disse o Ministro Pistorius na ocasião. Segundo Pistorius, a fragata F126 representa um navio único com capacidades tecnológicas excepcionais. Como tal, representa três aspectos: o ponto de virada política “Zeitenwende”, a contribuição e apoio da Alemanha para a ordem internacional baseada em regras, e uma indústria alemã competitiva.

O chamado “batimento de quilha” é um marco tradicional na construção naval. O Ministro Pistorius, junto com outros convidados de honra, pregou uma moeda em uma tábua de madeira, que o construtor então adicionou a um suporte no bloco da quilha da futura fragata “Niedersachsen”.

As quatro fragatas F126 são produzidas em vários estaleiros. O estaleiro Peene em Wolgast produz os segmentos da popa. O German Naval Yards Kiel GmbH constrói os segmentos da proa, enquanto a Blohm+Voss em Hamburgo integra sensores, efetores e realiza a montagem final das F126.

O primeiro navio, cuja quilha foi batida em Kiel, será entregue à Marinha Alemã em meados de 2028. Até 2032, as outras três fragatas devem ser entregues.

As fragatas F126 têm 167 metros de comprimento, com uma boca de cerca de 21 metros e um deslocamento de cerca de 10.000 toneladas. Com uma tripulação de 125 pessoas, esses navios serão capazes de operar em todo o espectro de intensidade em um cenário global, conduzindo guerra naval tridimensional (antiaérea, antissuperfície e antissubmarino).

As tarefas mais importantes incluem controle do mar, imposição de embargos, apoio a forças especiais e operações de evacuação. Ao realizar suas missões, os navios são apoiados pelo uso de módulos de missão específicos, adaptando a fragata por meio de pacotes técnicos e de pessoal padronizados para desdobramentos particulares.

FONTE: BAAINBw – Escritório de Aquisições da Bundeswehr

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments