NAVAL STRIKING AND SUPPORT FORCES NATO, Portugal – A 53ª edição do Baltic Operations 2024 (BALTOPS 2024), o principal exercício focado no ambiente marítimo da OTAN na região do Báltico, está pronta para começar com uma conferência pré-navegação em Klaipėda, Lituânia, no dia 4 de junho, e ocorrerá de 7 a 20 de junho.

Dezenove aliados da OTAN, mais de 50 navios, mais de 85 aeronaves e aproximadamente 9.000 militares participarão do BALTOPS 2024. Com quatro Grupos Tarefa Anfíbios e Unidades Tarefa Multinacionais participando, esta será a maior coalizão de forças anfíbias já reunida no Mar Báltico, bem como a maior coalizão de forças de Contramedidas de Minas da OTAN. Além disso, este ano contará com ativos navais designados ao Comando Indo-Pacífico dos EUA – a primeira vez na história recente que um ativo ligado ao teatro do Pacífico participará na área de operações da Marinha dos EUA na Europa.

Iniciado em 1972, o BALTOPS é um exercício anual que demonstra visivelmente o compromisso da OTAN em preservar a paz e a segurança regional, exercitando uma equipe de forças internacionais que podem responder rapidamente em tempos de crise.

Os países participantes incluem Bélgica, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Letônia, Lituânia, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.

Vale destacar que, embora a Suécia tenha participado do BALTOPS por mais de uma década, este ano marcará a primeira vez que a Suécia participará do exercício como uma nação-membro e Aliada da OTAN. O BALTOPS continua sendo um campo de provas da aliança e é vital para aprimorar a interoperabilidade combinada com nações aliadas e parceiras, dentro e ao redor do Mar Báltico.

O BALTOPS 24 também faz parte da série de exercícios do Departamento de Defesa dos EUA, Large Scale Global Exercise (LSGE). LSGE é um termo abrangente que incorpora vários exercícios e atividades militares, que permitem à Força Conjunta dos EUA treinar com Aliados e parceiros e melhorar a compreensão compartilhada, confiança e interoperabilidade em desafios de segurança em todo o mundo.

FONTE: U.S. Navy

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mr. White

Alguem sabe do porque o Canada nao esta nessa lista de participantes?

Abracos,

Mr. White

Dalton

Canadá já participou desse exercício antes, então, possivelmente por conta de ter participado de outro grande exercício da OTAN o “Stedfast Defender 2024” encerrado dias atrás, passou esse.

Mr. White

Obrigado, Dalton.

Abracos,

Mr. White

Burgos

“Si vis pacem, para bellum”💪

Fabio Araujo

Russos treinando em Cuba e a OTAN no Báltico!

deadeye

A diferença que a presença Russa em Cuba, é infima.

Marcos

Alguém poderia listar quais são os navios nas imagens?

Franz A. Neeracher

Assim rapidinho, sem pesquisar, são os seguintes:

USS Mount Whitney LCC 20
USS New York LPD 21
HNLMS Johann De Witt L801

A fragata da classe “Perry” é a Tadeusz Kosziusko ou a Kasimierz Pulaski…mas agora estou na dúvida….

Os meios menores, ainda não consegui identificar….mas provavelmente suecos e/ou finlandeses.

Dragonfly

Alguns dos “menores” são classe Visby, da marinha sueca.

Muito bonitos, por sinal, além de bem armados para o seu tamanho.

Abner

Dúvida aqueles navios menores com design stealth séria coverta ou fragata ?

Dalton

São classificados como corvetas, classe Visby, apesar de cada marinha classificar seus navios como quiser, nesse caso específico, trata-se de navios que deslocam menos de 1000 toneladas carregados reforçando a classificação como corveta.

Abner

São bem pequenas, séria principalmente usada para missões no litoral e patrulha?

Dalton

Sim, dadas as características da localização da Suécia, banhada por um mar interior o Báltico.

Carlos Miguez - BH

Sabem o que são estes caminhões tanque no pier mostrado na 1ª foto ????
São de água destilada para uso nas caldeiras dos navios. Não é luxo, simplesmente a determinação do fabricante do equipamento; detalhe este muitas vezes ignorado pela falta de recursos de algumas marinhas …

Bigliazzi

Para que tudo isso? Com três caiaques e duas canoas a Ucrânia acabou com a frota Rússia na Guerra da Ucrânia… Não vamos apenas para eles não passar mais vergonha