Aeronaves chinesas circulam navio holandês no Mar da China Oriental
Um navio holandês em patrulha em apoio às sanções da ONU contra a Coreia do Norte foi abordado por aeronaves chinesas no Mar da China Oriental, segundo o MoD holandês. A aproximação criou uma situação “insegura”
Jatos chineses circundaram uma fragata holandesa e se aproximaram de um helicóptero holandês no Mar da China Oriental de uma forma que criou uma “situação potencialmente insegura”, declarou o Ministério da Defesa holandês.
Em um comunicado na sexta-feira, o ministério disse que a HNLMS Tromp foi circundada várias vezes por dois caças chineses enquanto patrulhava na sexta-feira em apoio à coalizão multinacional da ONU que supervisiona a aplicação de sanções marítimas contra a Coreia do Norte.
Além disso, o helicóptero de ataque marítimo NH90 do navio foi abordado por dois caças chineses e um helicóptero chinês durante uma patrulha. O ministério postou fotos do helicóptero e do jato no X, antigo Twitter.
“Isto criou uma situação potencialmente insegura. O incidente ocorreu no espaço aéreo internacional,” afirmou o ministério.
Segundo o comunicado, a HNLMS Tromp continua sua jornada como parte dos exercícios navais “Pacific Archer 24” conforme planejado e está agora a caminho do Japão.
Tensões no Mar da China Oriental
O incidente com o navio holandês ocorre em meio ao aumento das tensões no Mar da China Oriental. O Japão protestou na sexta-feira depois que quatro navios chineses, presumivelmente armados, navegaram perto de ilhas disputadas controladas pelo Japão no Mar da China Oriental.
O incidente foi “a primeira vez que quatro navios [chineses] transportando o que parecem ser canhões entraram em águas territoriais japonesas” ao redor das ilhas Senkaku, disse aos repórteres o porta-voz do governo japonês Yoshimasa Hayashi.
As ilhas também são reivindicadas pela China, que as chama de Diaoyus, e a disputa territorial tem sido um ponto de tensão entre os vizinhos há muito tempo.
FONTE: Reuters, via Deutsche Welle