Nota de Falecimento: Engenheiro Mario Sérgio Porto
O Poder Naval lamenta informar o falecimento do engenheiro naval Mario Sérgio Porto, do canal Defcon5 no YouTube.
Mario Sérgio, nascido em 1944, cursou a Escola Naval na Marinha do Brasil (1963 – 1967), a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1970 – 1973) e fez Pós-Graduação em Administração pelo IAG-PUC-Rio, em 1976.
Entre 1973 a 1976, exerceu a chefia das seções de Máquinas (400 homens) e posteriormente de Motores (100 homens) do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro; participou como chefe de grupo na construção das fragatas classe “Niterói” e em serviços de reparos de navios da Marinha do Brasil. Neste período cumpriu cerca de 1.000 horas entre estágios e treinamentos nos estaleiros da Vosper Thornycroft, Southampton e sistemas elétricos de submarinos em base da Marinha Real Britânica em Porstmouth, Inglaterra.
Mas a grande grande paixão dele era tornar-se um historiador: “Nem sempre a vida nos conduz na direção dos nossos sonhos, mas ela não me impediu de, com paixão, estudar História desde os 15 anos.”, escreveu.
Após 8 anos no Setor Naval, em estaleiros no Brasil e Inglaterra, trabalhou 17 anos no Setor Nuclear, nos empreendimentos de Angra I e II, com períodos de especialização nos EUA e Alemanha. Após posterior especialização em negociação e ser professor tutor da disciplina na FGV, participou do Senior Executive Negotiation Program, Program on Negotiation, na Harvard Law Scholl nos EUA, em 2011.
Segundo Mario Sérgio, apesar da formação técnica, nunca abandonou suas convicções humanistas reforçadas com as leituras de grandes escritores e filósofos. Escreveu e publicou em seus sites na Internet mais de 500 artigos ou crônicas enfocando história, religião, politica, ciência e problemas brasileiros.
Dedicava-se a ler, escrever, estudar história, produzir vídeos sobre Defesa e Literatura e curtir os netos.
NOTA DOS EDITORES: Recomendamos aos leitores do Poder Naval a assistirem aos vídeos do Mario Sérgio Porto no canal Defcon5 no YouTube.