De acordo com a Frota do Norte da Rússia, os submarinos multipropósito Severodvinsk e Orel dispararam mísseis de cruzeiro em uma frota imaginária de navios de desembarque inimigos como parte de um exercício na costa da Península de Kola

Os submarinos dispararam mísseis de cruzeiro do tipo Kalibr e Granit e atingiram com sucesso seus alvos localizados a cerca de 170 km de distância, informa a Frota do Norte.

Relatos indicam que o alvo era um grupo imaginário de navios de desembarque inimigos. A julgar por um vídeo publicado pela Marinha Russa, os submarinos lançaram os mísseis de uma posição submersa.

O exercício ocorreu no dia 19 de junho no Mar de Barents e fez parte do plano de preparação militar, conforme nota da Marinha.

Com base em dados de um sistema russo de informação de aviso de navios, o lançamento de mísseis ocorreu em uma área ao norte da Península de Rybachy, perto da fronteira marítima com a Noruega, em direção leste, na direção da Península de Kanin.

K-560 Severodvinsk

O K-560 Severodvinsk  pertence à classe Yasen (Projeto 855), os novos submarinos multipropósito da Rússia. A embarcação está baseada em Nerpicha, Zapadnaya Litsa, a apenas cerca de 60 km da fronteira da Rússia com a Noruega. Ele pode carregar mísseis de cruzeiro Kalibr, bem como o míssil de cruzeiro hipersônico Tsirkon.

O K-266 Orel é um submarino da classe Oscar-II comissionado há 32 anos. Foi recomissionado em 2017 após um longo período de revisão em um estaleiro em Severodvinsk. A embarcação possui tubos para um total de 24 mísseis de cruzeiro, além de torpedos. Apesar de sua idade, é considerado um dos navios de guerra mais poderosos da Marinha Russa. O Orel também está baseado em Zapadnaya Litsa.

K-266 Orel

FONTE: The Barents Observer

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments