Segundo o @Defence360 no X, a Marinha do Brasil mostrou interesse em adquirir o navio de desembarque doca HMS Albion (L14) da Royal Navy e esta aceitou transferir o navio para o Brasil.

No entanto, a Royal Navy recuou e decidiu continuar com o navio até 2030. Em julho de 2023, o Albion retornou a Devonport depois de seu desdobramento final, entrando em um estado de “prontidão reduzida” (tripulação esqueleto a bordo para manutenção do navio). Foi previsto que o HMS Bulwark assumiria o antigo papel do Albion na linha de frente em 2024, após completar uma reforma prolongada, embora tenha sido relatado que ele também permanecerá na reserva.

Espera-se que o próprio Albion permaneça em “prontidão estendida” (reserva não tripulada) até pelo menos 2029, com seu retorno às operações nesse ponto dependendo de receber uma reforma adicional para permitir que continue em serviço por mais alguns anos.

O HMS Albion é um LPD (Landing Platform Dock) da Royal Navy, e um dos principais componentes da capacidade de projeção de força anfíbia do Reino Unido. Construído pela BAE Systems Marine em Barrow-in-Furness, o HMS Albion é o navio líder da classe Albion, que inclui também o HMS Bulwark.

Entrou em serviço em 2003 e, desde então, tem desempenhado um papel crucial em várias operações navais e missões humanitárias.

A construção do HMS Albion começou em 1998 e o navio foi lançado em 2001. Foi comissionado em 19 de junho de 2003. Este navio foi concebido para substituir os antigos navios da classe Fearless, proporcionando à Royal Navy uma capacidade de desembarque modernizada e mais eficiente.

Desloca aproximadamente 19.560 toneladas, tem comprimento e 176 metros, boca de 28,9 metros e calado de 7,1 metros. A propulsão compreende dois motores diesel Crossley Pielstick 16 PC2.6 V 200, proporcionando a velocidade máxima de 18 nós. O navio pode alcançar 8.000 milhas náuticas a 15 nós.

O navio tem capacidade para transportar até 405 combatentes, com acomodação de emergência para até 710 em missões de curto prazo. Pode transportar veículos, incluindo até 6 tanques Challenger 2 ou até 67 veículos blindados leves. Possui um convés de voo que pode operar até dois helicópteros Merlin simultaneamente ou um Chinook.

Possui uma doca interna que pode acomodar embarcações de desembarque LCU (Landing Craft Utility), usadas para desembarcar tropas e veículos diretamente em praias ou áreas costeiras. É também equipado com embarcações de desembarque LCVP (Landing Craft Vehicle Personnel) para transporte de tropas e veículos leves.

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