Estatal indiana MDL negocia mais três submarinos classe ‘Kalvari’, derivados do Scorpène
A Mazagon Dock Shipbuilders Limited (MDL), estatal indiana, está em negociações avançadas para um contrato para a aquisição de três submarinos adicionais da classe Kalvari. Esses novos submarinos serão maiores e mais avançados do que os seis submarinos da mesma classe que a Índia já possui.
A Índia assinou um contrato para seis submarinos convencionais franceses da classe Scorpene (Kalvari) em 2005. O primeiro submarino da classe Kalvari foi incorporado em 2017 e o sexto está programado para ser incorporado ainda este ano. Em 2023, foi aprovada a aquisição de três submarinos adicionais.
Os submarinos da classe Kalvari, derivados da classe Scorpène, são movidos a diesel-elétrico e foram construídos por um consórcio de estaleiros franceses e indianos, Naval Group e MDL, respectivamente. A proposta da MDL para os três novos submarinos promete um conteúdo indígena de pelo menos 60%, com significativa transferência de tecnologia para fornecedores indianos.
O valor final do contrato será determinado após negociações entre MDL e o Ministério da Defesa, mas espera-se que seja de cerca de Rs 35.000 crore (US$ 4,2 bilhões), em linha com os preços internacionais. A MDL já construiu o lote anterior de submarinos Kalvari com assistência francesa e propôs entregar os três novos submarinos em seis anos.
Esses novos submarinos serão maiores e equipados com eletrônicos mais modernos, além de ter maior autonomia devido a avanços na tecnologia de propulsão. Eles serão capazes de viajar distâncias maiores que seus predecessores, possivelmente até a Austrália.
Embora o relatório não confirme que os novos submarinos terão um sistema de propulsão independente de ar (AIP), há indicações de que essa tecnologia avançada será incorporada, permitindo que os submarinos permaneçam submersos por mais tempo sem a necessidade de subir à superfície.
Atualmente, a Marinha Indiana opera 16 submarinos convencionais e dois submarinos nucleares da classe Arihant. No entanto, sua frota convencional enfrenta concorrência crescente do Paquistão, que está adquirindo submarinos avançados da China. A adição dos três novos submarinos Kalvari ajudará a Marinha Indiana a manter sua superioridade submarina na região.
FONTE: Business Standard