28 de junho de 2024 – Halifax, Nova Escócia – Defesa Nacional / Forças Armadas Canadenses

Hoje, o Honorável Bill Blair, Ministro da Defesa Nacional, acompanhado pelo Vice-Almirante Angus Topshee, Comandante da Marinha Real Canadense (RCN), e Dirk Lesko, Presidente da Irving Shipbuilding Inc., celebraram o início das atividades de construção da nova frota de Combatentes de Superfície Canadenses (CSC).

O Ministro Blair e o Vice-Almirante Topshee também anunciaram que a nova frota de navios de guerra será conhecida como destróieres da classe River, e os três primeiros navios serão nomeados Navios Canadenses de Sua Majestade (HMCS) Fraser, Saint-Laurent e Mackenzie.

Os nomes dos navios são escolhidos cuidadosamente e contam a história da RCN. Esses três navios não só são nomeados após as mais importantes vias navegáveis do Canadá que alcançam os oceanos Pacífico, Atlântico e Ártico, mas também são uma homenagem aos anteriores navios de guerra canadenses com os mesmos nomes – navios que fizeram contribuições heróicas durante a guerra e representaram inovações tecnológicas de ponta. A RCN pretende fomentar um senso de orgulho em nossos marinheiros ao conectar esses navios com o patrimônio marítimo do Canadá.

O projeto CSC é a iniciativa de construção naval mais complexa e abrangente no Canadá desde a Segunda Guerra Mundial e representa um investimento histórico na recapitalização da frota de superfície da RCN. Este projeto equipará a RCN com novos navios de guerra de última geração para reforçar as capacidades navais do Canadá, tanto em casa quanto no exterior, nas próximas décadas. A classe River será o principal componente de poder de combate marítimo do Canadá, permitindo-nos continuar a monitorar e defender nossas águas costeiras e contribuir significativamente para operações navais internacionais ao lado de nossos aliados.

Hoje marcou o início da construção do módulo de teste de produção (PTM), através do qual o Governo do Canadá e a Irving Shipbuilding Inc. poderão testar e otimizar processos e implementar lições aprendidas no processo de construção, permitindo o início da produção em larga escala em 2025. A entrega do primeiro destróier da classe River, HMCS Fraser, está prevista para o início da década de 2030, com o último navio esperado até 2050.

O projeto CSC apoiará o crescimento sustentável na cadeia de suprimentos marítimos do Canadá. A fase de construção do CSC criará e/ou manterá aproximadamente 10.800 empregos anualmente ao longo do período de construção de 25 anos em todo o país. A fase de design do projeto criará e/ou manterá aproximadamente 5.000 empregos canadenses anualmente na economia. No total, este projeto gerará pelo menos $40 bilhões em Produto Interno Bruto acumulado.

Conforme indicado em nossa visão renovada para a defesa, “Nosso Norte, Forte e Livre”, o Governo do Canadá está comprometido com uma relação renovada com a indústria de defesa canadense, baseada em clareza, certeza e parceria de longo prazo. O projeto CSC é um excelente exemplo de como o Governo do Canadá está investindo na indústria de construção naval doméstica, ao mesmo tempo que equipa a RCN com uma frota de navios modernos e eficazes para apoiar operações no futuro.

O CSC é baseado no design do navio de guerra Type 26 da BAE Systems, que está sendo construído pelo Reino Unido e pela Austrália. Os navios terão sensores submarinos aprimorados, radar de última geração e armas modernas.

O Designador Oficial da OTAN para o navio da classe River será DDGH – um destróier (DD), de mísseis guiados (G), capaz de operar helicópteros (H). Como o navio de combate de próxima geração da RCN, ele substituirá tanto os destróieres da classe Iroquois quanto as fragatas da classe Halifax. Como um navio poderoso e multifuncional, o navio da classe River é, por definição, um destróier: um navio de guerra rápido, manobrável, antiaéreo e antissubmarino de longa duração, capaz de escoltar embarcações maiores em uma frota, comboio ou grupo de batalha de porta-aviões e defendê-los contra uma ampla gama de ameaças gerais.

FONTE: Governo do Canadá

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments