A História Naval e o Cinema: ‘Annapolis’ (2006)
Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)
O filme, lançado em 2006, foi dirigido por Justin Lin, cujo elenco foi estrelado por James Franco, Jordana Brewster e Tyrese Gibson. Annapolis é uma emocionante história, que retrata a difícil tarefa do jovem Jake Huard (James Franco) em ingressar e se manter na Academia Naval dos Estados Unidos da América.
Jake Huard, perdeu a mãe cedo e trabalha com o pai como soldador num estaleiro. O jovem tem um temperamento impetuoso e tem o sonho de se tornar um oficial de marinha, mesmo sabendo de todas as dificuldades que iria enfrentar. Ao se apresentar na academia naval, por indicação de um congressista, ele encontra o Oficial Cole (Tyrese Gibson), um exigente instrutor que o desafia permanentemente. O filme é inspirador e a todo instante os aspirantes são submetidos aos exigentes testes acadêmicos, físicos e psicológicos na rotina diária da academia.
Durante o curso, ele foi mais exigido por Cole do que os demais aspirantes, pois seu objetivo era fazê-lo um líder. Huard era determinado, persistente e resiliente. O Boxe é o principal esporte praticado no longa e a importância da liderança é um tema permanente.
No Brasil, a Escola Naval (EN) é uma instituição de ensino superior da Marinha, cuja missão é formar oficiais para ocupar os postos iniciais da carreira. Nesse sentido, os aspirantes vão sendo preparados, ao longo de cinco anos, por meio do ensino profissional, militar-naval, humanístico e científico.
Cabe ressaltar o conjunto de valores éticos organizacionais que fazem parte da cultura naval. O patriotismo, a lealdade, o espírito de sacrifício, a honra, a tenacidade e a disciplina, por exemplo, são virtudes fundamentais para o exercício das futuras funções que serão exercidas pelos oficiais.
Referências Bibliográficas e Sites Consultados
NOTA DO PODER NAVAL: Observar qual o navio brasileiro que aparece no trailer.