Porta-aviões chinês ‘Shandong’ avistado perto das Filipinas
Uma imagem de um porta-aviões chinês, provavelmente o Shandong, foi divulgada pela MizarVision, uma empresa de tecnologia e inteligência baseada em Xangai, mostrando o navio ao largo da ilha filipina de Luzon. Este patrulhamento, detectado também pelo satélite europeu Sentinel-1, foi visto como uma mensagem para Manila e Washington.
O Shandong, considerado o porta-aviões mais avançado da China em serviço, foi detectado navegando a noroeste da ilha de Luzon, no Mar do Sul da China. Acredita-se que o navio tenha saído de Sanya, na província de Hainan, na semana passada. Nem o Ministério da Defesa chinês, nem o filipino, comentaram sobre a imagem ou responderam aos pedidos de comentários.
Segundo Ni Lexiong, professor de defesa na Universidade de Ciência Política e Direito de Xangai, a passagem do Shandong visa ser um dissuasor para Manila e Washington, sublinhando a determinação da China em proteger sua soberania territorial marítima em meio às tensões sobre o Atol Segundo Thomas. Nos últimos meses, o Exército de Libertação Popular (PLA) intensificou os exercícios no Mar do Sul da China, com quatro navios de guerra avistados perto da ilha filipina de Palawan.
Chester Cabalza, presidente e fundador do think tank baseado em Manila, International Development and Security Cooperation, disse que o patrulhamento do porta-aviões é um exemplo de “política performática” de Pequim, que pode se tornar um evento frequente. Se isso acontecer, seria um indicativo de um alerta vermelho na segurança nacional, sugerindo que Pequim poderia estar se preparando para uma guerra.
Além disso, o ex-instrutor do PLA, Song Zhongping, mencionou que o porta-aviões Shandong pode seguir para o Oceano Pacífico Ocidental e encontrar-se com os quatro navios da marinha perto da ilha de Palawan. Ele destacou que é comum os porta-aviões navegarem acompanhados de navios de escolta para proteção.
As tensões entre China e Filipinas aumentaram devido ao Atol Segundo Thomas, conhecido como Renai Jiao na China e Ayungin Shoal nas Filipinas. Em junho, um navio da guarda costeira chinesa interceptou várias embarcações da Marinha filipina em uma missão de reabastecimento de rotina, resultando em um confronto que deixou um soldado filipino ferido.
Embora haja esperança de diálogo, com o secretário de Relações Exteriores das Filipinas, Enrique Manalo, afirmando que Manila está trabalhando para realizar conversações com Pequim em julho sobre suas diferenças no Mar do Sul da China, as Filipinas estão fortalecendo sua relação com os EUA. O sistema de mísseis Typhon foi recentemente implantado nas Filipinas pelos EUA, e o país concedeu acesso a mais quatro bases militares aos americanos.
Ni sugeriu que o patrulhamento do Shandong pode ser uma resposta direta ao exercício Rimpac liderado pelos EUA, o maior exercício militar marítimo internacional do mundo, que começou recentemente perto do Havaí. No ano passado, o foco do Shandong foi Taiwan, realizando exercícios próximos à ilha em abril e setembro.
FONTE: SCMP
Vish. Coitados dos pesqueiros… imagina o tamanho dos canhões de Agua desse ae
Não é “provavelmente o “Shandong” como no texto e sim o próprio, já que o outro NAe “Liaoning” de indicativo “16” – a foto do “Shandong” é de arquivo – passou boa parte do ano passado em manutenção/melhorias e completou testes de mar em março último não estando ainda devidamente certificado.
A Soberania da China sobre as Ilhas Spratly é fato, as negociações ente China e Filipinas não pararam, existe um diálogo franco e construtivo, apesar dos recentes confrontos ou seja o fato de ter e navegar nas proximidades de uma ilha Filipina não tira a vontade da China de buscar acordo que seja vantajoso para ambos.
A China querer um acordo que seja vantajoso para ambos. Me pergunto em que mundo vc vive
Rsrsrs para brasileiro que pensa em soberania relativa realmente, esperaria que a China fizesse o mesmo, como fazemos com a Argentina a Bolívia…..rsrsrs
O q o Brasil fez com a Argentina e Bolívia?
tipo quando a Bolívia tomou na mão grande a refinaria da Petrobras, e um certo alguém não fez nada
Não existe diálogo, existe a China atacando as filipinas toda hora ilegalmente, simples assim.
E quem decide a soberania são os órgãos internacionais e todos eles votaram a favor das filipinas.
Tem um órgão internacional bem grande, chamado EUA, Gaza que o diga rsrsr
Pelo menos estão certos.
Amigo, “orgão internacional” significa p*rra nenhuma hoje em dia!
Olha os EUA ai ameaçando o tribunal internacional com sanções se colocarem um mandato de prisão pro Netanyahu.
Se a China quiser solidificar sua presença no mar no sul da China, vai ter que “botar o pau na mesa” mesmo. Assim como os EUA fizeram no passado.
Minha soberania sobre a Suíça é fato, mas ninguém reconhece
Quem sabe a China não desmantela e abre mão do seu arsenal nuclear só para as Filipinas não os ter também rsrs.
Quem sabe a China com sua mega empresa China National Petroleum Corporation – CNPC, não abre mão e deixa o petróleo da região das ilhas Ilhas Spratly para a pobre Filipinas e segue o exemplo do Brasil.
Ahh!¡!! Sim, as Filipinas está fechando através também das negociações um acordo de exploração em conjunto do petróleo da região com a mega CNPC 😁
EUA e China são oa maiores parceiros comerciais um do outro, por isso são aliados
Off topic: desencadeou na francy,holanda e Espanha busca nos escritórios da thales suspeita de corrupção
Em vendas de armas envolvendo brasileiros, os escopernes e Itaguaí
Já tem umas cinco matérias que alguém posta esse off topic. Acho, só acho, que os editores e todos os leitores já estão cientes. Então agora é aguardar matéria, se tiver também, porque as informações disso podem ser muito rasas.
Um dos motivos de que a PLA NAVY não poderá Vencer a USNAVY, é que os EUA tem vários aliados na Região, os mais fortes, Japão, Coreia do Sul, e Austrália, aí vem outros mais fracos, a marinha chinesa poderá em uma guerra ter seus navios caçados, seu acesso ao mar negado, lutar contra várias marinhas ao mesmo tempo, só sobraria a Rússia como corredor de comércio, a India poderia tentar atacar na caxemira
Estás jogando muito no computador rsrsrs e daí se não reconhece a soberania sobre a Suíça rsrs lá se foi Mongólia, Tubete, Hong Kong, Macau, Ilhas Spratly, próximo Taiwan.
30 dias sem Playstation e sem TikTok. Será que a turma sobrevive?
Afunila o celebro, fica sem uma elasticidade, entorpece. Quem diria já está havendo algumas reações, escolas no EUA já proíbem celular.
O primeiro celular a criança não esquece quem deu? o tio, a tia, a mãe, o pai….. Rsrsr
melhor vc dar um tempo no cel então rsrsrs
E aí, responde como a China vai lutar contra diversas marinhas diferentes, em vários lugares diferentes ao mesmo tempo, Tibete é Chinês, Hong Kong também, Macau também, Spratley até o nome não é chinês, é Filipino, e está sendo roubado aos poucos, mesmo a China dizendo que é dela, todos passam por lá, estreito de Taiwan, passam por lá e ninguém leva a sério a ameaça chinesa, falaram que não queriam a presença americana em Taiwan e a Nancy pelosi humilhou os chineses indo lá sem nem ligar para as ameaças de Pequim, botar a Marinha das Filipinas para correr… Read more »
Limitações são fronteiras criadas apenas pela nossa mente.
Provérbio chinês.
O Grande Aviso Final da China…. Provérbio Soviético pra dizer que no final chineses não fazem P0rr@ Nenhuma………………… falou falou e não tem argumento, só comentário de torcedor
Soft Power americano é infinitamente maior que o da China, só de exemplo são mais de 800 bases militares pelo mundo contra, se não me falha a conta, “uma” base Chinesa fora da China.
eles tem umas 4 fora da China, o que pessoal não raciocina é que eles não vão enfrentar a USNAVY sozinha, vão Lutar desde a Costa da Coreia até o Oceano Índico, até ao Norte da Oceania, vão desguarnecer o Himalaia, o Estreito de Malaca vai ser fechado para eles, vão ter que se aproximar da Australia com uma marinha moderna esperando eles, de onde vão tirar navios reabastecedores para manter a marinha no mar a milhares de quiômetros da China?
e Mais a Rússia vai descontar o petroleo barato da guerra da Ucrania, quer comida? quer remédio? quer minérios? quer munição? quer petroleo? PAGUE BEM
Mas porque raios a US Navy iria querer fazer uma batalha naval contra a China no mar da China?
E qual seria o motivo de essa suposta coalizão se juntar pra atacar a PLA Navy?
E caso esses países formassem uma coalizão tão excêntrica como essa, você acha que a China não iria contra atacar com tudo que tem em seu arsenal?
Pela invasão de Taiwan e um ataque a Ilhas Japonesas perto de Taiwan…….. Eles não iam entrar no mar da China, isso ia ficar pra Filipinas ou até Vietnã que tem briga por parte daquele de mar,,,,,,,, Formação Excêntrica: Excêntrico é aquilo que é muito diferente do Habitual, algo Extravangante até, esses países são liados próximos, não sei se vc passou a ler a Triologia de Defesa recentemente, mas tem várias noticias sobre a Proximidade, dos EUA com Filipinas, Japão, Austrália e Coreia do Sul, te aconselho a ler sobre o QUAD, sobre os países que não reconhecem a soberania… Read more »
Vê se cresce
Eu embaso meus comentários e tenho que ficar lendo comentário de torcedor, por favor, cresce vc
E ele está navegando sem qualquer escolta?
Uma grande flotilha da PLAN foi fotografada navegando em direção ao norte, cerca de 80 quilômetros a nordeste da Ilha Yongxing, no Mar do Sul da China, centrada em torno do Shandong CV, um 075 LHD, dois 055 DDGs, dois 052D DDGs, um 054A FFG e um 901 AOE.
https://www.sinodefenceforum.com/attachments/1000131459-jpg.131868/
Fugindo do tema, os editores poderiam trazer informações sobre as investigações de corrupção no Prosub? Qual o impacto no programa? No sub nuclear?
Isso aí tá parecendo mais uma armação/sabotagem ao submarino nuclear brasileiro pra melar o programa. Histórico de paises sabotadores que não falta.
Belo alvo… Os submarinista Américanos devem salivar ao ver essa inagem