RIMPAC 2024 começa no Havaí
HONOLULU, Havaí – A cerimônia de abertura e a coletiva de imprensa deram início hoje (1/7) à 29ª edição do exercício bienal Rim of the Pacific (RIMPAC), o maior exercício marítimo internacional do mundo.
Aproximadamente 29 nações, 40 navios de superfície, três submarinos, 14 forças terrestres nacionais, mais de 150 aeronaves e mais de 25.000 militares treinarão e operarão ao redor das Ilhas Havaianas durante o exercício, que vai até 1º de agosto. O RIMPAC proporciona uma oportunidade única de treinamento enquanto fomenta e sustenta relações cooperativas entre os participantes, fundamentais para garantir a segurança das rotas marítimas e a segurança nos oceanos do mundo.
“O exercício Rim of the Pacific cresceu ao longo dos anos e se tornou a maior e principal oportunidade de treinamento marítimo conjunto e combinado do mundo”, disse o Vice-Almirante John Wade, comandante da 3ª Frota dos EUA e comandante da Força-Tarefa Combinada (CTF) do RIMPAC 2024. “O objetivo do exercício é construir relacionamentos, aumentar a interoperabilidade e a proficiência e, em última análise, contribuir para a paz e estabilidade na região do Indo-Pacífico, que é vitalmente importante.”
O tema do RIMPAC 2024 é “Parceiros: Integrados e Preparados”.
Pela primeira vez na história do RIMPAC, um membro da Marinha Chilena, o Comodoro Alberto Guerrero, servirá como vice-comandante da CTF. O Contra-Almirante Kazushi Yokota, da Força Marítima de Autodefesa do Japão, servirá como vice-comandante. Outros líderes-chave da força multinacional incluirão o Comodoro Kristjan Monaghan da Marinha Real Canadense, que comandará o componente marítimo, e a Comodoro do Ar Louise DesJardins da Força Aérea Real Australiana, que comandará o componente aéreo.
O RIMPAC deste ano contará com o maior exercício de ajuda humanitária e de socorro em desastres, com a participação de oito países, cinco navios, cinco embarcações de desembarque, cinco aeronaves, múltiplas forças terrestres e mais de 2.500 participantes, incluindo o exercício de Gestão de Emergências em Saúde do Havaí em todo o estado.
Durante o RIMPAC, as forças participantes integram e exercitam uma ampla gama de capacidades, desde o alívio de desastres até operações de segurança marítima, e desde o controle do mar até combates complexos. A preparação relevante e realista inclui operações anfíbias, artilharia, mísseis, exercícios de defesa antissubmarino e aérea, além de medicina militar, assistência humanitária, alívio de desastres, combate à pirataria, operações de desminagem, eliminação de ordens explosivas e operações de mergulho e salvamento.
Com a inclusividade em seu núcleo, o RIMPAC promove a cooperação e a confiança multinacionais, aproveita a interoperabilidade e atinge objetivos nacionais respectivos para fortalecer parceiros integrados e preparados em coalizão.
FONTE: U.S. Navy