O porta-aviões chinês Fujian, o terceiro e mais avançado da China, iniciou ontem seu terceiro teste no mar, após as autoridades marítimas fecharem o tráfego no estuário do rio Yangtzé. Esta rápida sucessão de testes, com o primeiro realizado em maio, indica que os testes até agora têm sido bem-sucedidos.

O Fujian, lançado em junho de 2022, é o primeiro porta-aviões chinês equipado com catapultas eletromagnéticas, tecnologia avançada que permite lançamentos de aeronaves mais rápidos e com mais segurança. O primeiro teste no mar, realizado em maio, focou na confiabilidade e estabilidade dos sistemas de propulsão e elétricos do navio. Detalhes do segundo teste, que começou em 23 de maio e durou 20 dias, sugerem que incluíram testes extensivos nos sistemas de propulsão e manobrabilidade.

Observadores militares indicam que o curto intervalo entre os testes sugere que cada fase tem sido bem-sucedida. O último teste pode envolver manobras de “touch-and-go” e testes do sistema de pouso assistido. No entanto, o teste do sistema de catapulta eletromagnética é improvável nesta fase.

VÍDEO: Porta-aviões Fujian saindo para o terceiro teste de mar

Fu Qianshao, especialista aposentado da Força Aérea do PLA, afirma que se um terceiro teste ocorre tão rapidamente após os primeiros, isso indicaria sucesso nos testes dos sistemas de controle e elétricos do porta-aviões. A próxima fase pode focar na adaptação de novas aeronaves baseadas no porta-aviões, como o caça J-15 modificado e helicópteros.

Reportagens anteriores sugerem que, além dos J-15, o Fujian pode transportar caças stealth J-35 e aeronaves de alerta antecipado KJ-600. Esses testes são essenciais para integrar e garantir a eficácia operacional do Fujian como um dos porta-aviões mais avançados da China.

FONTE: SCMP

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bigliazzi

Belo alvo… Os submarinistas americanos devem babar de vontade de coloca-lo a pique. Acho que o blog poderia fazer uma extensa reportagem sobre a maior e melhor força de submarinos do mundo. Seria interessante.

Last edited 2 meses atrás by Bigliazzi
Antonio Palhares

Belo alvo … Como todo bicho grande de qualquer nacionalidade.

André Macedo

Igual o sub russo que tirou foto de periscópio de uma Força Tarefa americana uns tempos atrás e seguiu sem ser detectado? Kkkkkkkkkk é brincadeira né

https://www.naval.com.br/blog/2018/02/27/navios-da-us-navy-em-perifotos-de-submarino-russo/

Last edited 2 meses atrás by André Macedo
Maurício.

A US Navy não está dando conta nem de proteger efetivamente navios cargueiros de um bando de maltrapilhos em um pedacinho de mar e tu vem falar em afundar porta-aviões chinês? Agora conta a do papagaio! 😂🤣

Fabricio Lustosa

Então …. KKkkkKKKkkkkkk

Dalton

Sem entrar no “super trunfo” e/ou ameaça de guerra nuclear é muito mais fácil a US Navy afundar o “Fujian” ou a marinha chinesa afundar o “Theodore Roosevelt” do
que defender centenas de “navios cargueiros” – isso exigiria outras medidas que poderia arrastar o Irã e outros para um conflito – mas você certamente sabe disso !

Heinz

Se for por supre trunfo, a marinha americana afundaria a marinha chinesa umas 3x antes dela ser “afundada”. Enfim, comentário de torcedor ai

Dalton

O que não dá é tentar ridicularizar a única marinha capaz de operar de forma sustentável e com grande capacidade longe de suas bases vide o rodízio de 4 Naes de 100.000 toneladas da Frota do Atlântico durante 2 anos e defender navios mercantes – alguns de países não automaticamente alinhados – nem é a principal função, o ideal seria que mais países participassem. . E tanto não é a principal preocupação que o USS Theodore Roosevelt ao invés de estar navegando a 30 nós em direção ao Mar Vermelho já que o USS Dwight Eisenhower partiu, primeiro participou de… Read more »

Last edited 2 meses atrás by daltonl
Chaosnat

Os EUA se auto elegeram como a polícia do mundo e por isso que agem dessa forma deslocando frotas de guerra ao redor do globo terrestre, e para executarem de forma segura esses deslocamentos contam com dezenas de portos em bases militares espalhadas por diversos países mundo afora. Em termos práticos os americanos nunca estão com nenhuma de suas frotas à mais de mil quilômetros de distância de uma de suas bases espalhadas pelo mundo. É uma coisa que nem todo mundo raciocina e faz as ligações para dar o devido peso sobre a efetividade e capacidade dessas forças tarefas.

Dalton

O “Eisenhower” permaneceu até fins de abril mais de 5 meses
consecutivos no mar, então foi até a Grécia para uns poucos dias
de descanso para a tripulação e então retornou ao Mar Vermelho
mas a base dele é Norfolk na Virginia de onde saiu em outubro do ano passado com seu Grupo e mais de 6.000 pessoas.
.

Dalton

Réplica retida, não que fará você mudar de ideia quando liberado mas, ainda acho formidável o “Eisenhower” por exemplo, ter passado mais de 5 meses contínuos no mar entre outubro e fim de abril último quando foi até a Grécia para uns poucos dias de descanso para então retornar ao Mar Vermelho sendo assistido por vários navios logísticos o maior dos quais o USNS Supply.

Maurício.

“Enfim, comentário de torcedor ai.”

Olha quem falando sobre “torcedor”…Rsrsrs.

Maurício.

“Sem entrar no “super trunfo” e/ou ameaça de guerra nuclear.” Não existe “EUA vs China” sem a ameaça nuclear entrar em jogo. Engraçado, que o “super trunfo” do “Bigliazzi”, tu não se manifestou… “do que defender centenas de “navios cargueiros” – isso exigiria outras medidas que poderia arrastar o Irã e outros para um conflito.” O Irã, de acordo com um pessoal, só Israel já daria conta, no mais, a força tarefa para tentar proteger os navios já é bem grande, e quem quer ser a “polícia do mundo”, e quem tem o tal do “Big Stick”, deveria dar conta… Read more »

Dalton

O comentário que ele fez, está de acordo com o que penso, afundar um NAe – e comentei que poderia ser de qualquer um dos lados – é mais fácil do que tentar defender centenas de navios mercantes que os Houthis alegam querer atingir por conta da guerra em Gaza mas que na verdade nem sempre tinham alguma conexão. . Além do mais você exaltou os “maltrapilhos” novamente uma clara referência aos vietcongues que armados com um AK-47 e um punhado de arroz “derrotaram” os EUA no Vietnã. . . Como escrevi mais acima a maior preocupação dos EUA é… Read more »

Maurício.

“novamente uma clara referência aos vietcongues.”

Tu acha que eu falei maltrapilhos em referência aos Vietcongues? É sério isso? Putz…
Vocês que são pró-EUA, tem que largarem de mão desse trauma, dessa derrota, já passou, já foram corridos e não alcançaram o objetivo, perder também faz parte! Se até quem é americano de fato, não dá mais a mínima para a guerra do Vietnã, eu não sei porque alguns brasileiros se importam tanto.

ChinEs

A China esta jogando pesado na area de submarinos : SSBN Type 96 + SSGN Type 95 + SSKN Type 41 , uma frota de submarinos capazes de assustar qualquer marinha navegando no Mar do Sul da China.

Miguel

Leia um pouco da história da guerra do Vietnam e veja onde é quando os EUA perderam e não foi no terreno.

Bispo de Guerra

Foi o que os russos disseram quando a UK lançou seu ultimo PA…

Vendo o crescimento naval(não so o militar) chines….só um pensamento….como é bom ter muitoooo $$$…rs

Last edited 2 meses atrás by Bispo de Guerra
Macgaren

Que os russos disseram enquanto navegam o fumação que da para ver a milhares de km de distancia pela fumaça kkk

Chaosnat

Todos os capitães de submarinos tem essa tara de afundar um PA, é uma pena né que só um punhado de alemães e japoneses tiveram essa fantasia realizada até hj. 😂😂😂

Dalton

E um punhado de capitães de submarinos americanos também que afundaram NAes japoneses como o “Taiho” – considerado o mais avançado NAe japonês – um dos modelos mais belos que tenho.

Emmanuel

A MB não compra um desse nem se fosse parcelado em 30 anos.
E quando teve só meteu os pés pelas mãos..

Heinz

dinheiro o país tem, mas é aquela né. Vai tudo pra emenda de relator, perdoar dívida de empreiteiras, aumentar os gastos públicos com coisas inúteis e por ai vai.

Alex Barreto Cypriano

Bote aí uns ~2 mil milhões gastos com ‘rolagem’ da dívida pública…

Chaosnat

90% dos gastos com setor militar no Brasil é pra pagar os soldos dos militares na ativa e as pensões dos militares na reserva e pras filhas “solteiras” de militares, essas coisas que vc falou são troco de padaria em comparação.

Otto Lima

Convém lembrar que veteranos e pensionistas pesam mais na folha de pagamento do MD do que os militares da ativa.

Burgos

Visual limpo e moderno.
Os Engenheiros Chineses estão caprichando, agora tem que passar pela prova de fogo.

Last edited 2 meses atrás by Burgos
Miguel

Na prova de fogo vai tudo ao fundo. Nada vai funcionar e a qualidade do aço dos barcos é igual ao aço das panelas.

Burgos

Bem lembrado 👍
A chamada durabilidade programada 💪
Um navio desse porte, bem construído dura de 50 a 60 anos no máximo.
Vamos ver quanto tempo esse aí vai durar 🤔😏

Chaosnat

À 30 anos atrás tinhamos 1 PA e a China nenhum; hj não temos nenhum e os chineses já tem 3 PA, e este é quase comparável aos top de linha da Marinha estadunidense.

Dalton

A China não tinha acesso a meios de segunda mão ocidentais, que incluiu uns poucos NAes Leves como o “Minas” sucedido pelo “São Paulo” que nos 5 anos de atividade contínua serviu mais como um NAe Escola operando quando muito meia dúzia de A-4s não modernizados. . Em 2005 o “São Paulo” saiu de cena para nunca mais voltar a operar aviões enquanto nesse mesmo ano a China começou a sério a concluir um NAe soviético inacabado e que após vários testes de mar em 2011/ 2012 foi finalmente incorporado em setembro de 2012. . Outra forma de comparação é… Read more »

ChinEs

A China comprou um NAE Australiano , e logo depois um NAE da Ucrania, na pratica os chineses beberam das duas escolas, a escola ocidental e a escola sovietica.

JPonte

Parabéns a China pelo desenvolvimento tecnológico gigantesco que permite construir em menos de 15 anos 3 porta aviões de design e componentes distintos com projeto para 06 no total …. uma senhora marinha de combate .
Navios novos , aviões de ataque e combate novos e aviões e vigilância novos … tudo estalando de novo …
Um dia vamos chegar lá …

Dalton

Indiscutível a celeridade do processo, apenas não foi em menos de 15 anos, o “Liaoning”
não foi iniciado do “zero” – foi comprado inacabado – e os trabalhos começaram a sério em 2005 para ser incorporado em 2012, o “Shandong” foi incorporado em 2019 e o “Fujian” especula-se será incorporado em 2025 para estar minimamente certificado em 2026.

ChinEs

O programa chinês de construção de Navios Aerodromos começou com a compra do navio Australiano HMAS Melbourne de 22 mil Toneladas em Fevereiro de 1985 pela empresa China United Shipbuilding Company, depois os Chineses compraram da Ucrania o Varyag em 1998 e reformaram ele transformando no Liaoning, as tecnologias que hoje a China exibe vieram do Ocidente, agora em 2024 temos o Fujian, um navio 100% Chinês, e em 2028 teremos o CVN Type 004, uma cópia autêntica do CVN americano Gerald Ford, dá para ver que a China é imparavél no seu programa de espionagem industrial.