O porta-aviões chinês Fujian, o terceiro e mais avançado da China, iniciou ontem seu terceiro teste no mar, após as autoridades marítimas fecharem o tráfego no estuário do rio Yangtzé. Esta rápida sucessão de testes, com o primeiro realizado em maio, indica que os testes até agora têm sido bem-sucedidos.

O Fujian, lançado em junho de 2022, é o primeiro porta-aviões chinês equipado com catapultas eletromagnéticas, tecnologia avançada que permite lançamentos de aeronaves mais rápidos e com mais segurança. O primeiro teste no mar, realizado em maio, focou na confiabilidade e estabilidade dos sistemas de propulsão e elétricos do navio. Detalhes do segundo teste, que começou em 23 de maio e durou 20 dias, sugerem que incluíram testes extensivos nos sistemas de propulsão e manobrabilidade.

Observadores militares indicam que o curto intervalo entre os testes sugere que cada fase tem sido bem-sucedida. O último teste pode envolver manobras de “touch-and-go” e testes do sistema de pouso assistido. No entanto, o teste do sistema de catapulta eletromagnética é improvável nesta fase.

VÍDEO: Porta-aviões Fujian saindo para o terceiro teste de mar

Fu Qianshao, especialista aposentado da Força Aérea do PLA, afirma que se um terceiro teste ocorre tão rapidamente após os primeiros, isso indicaria sucesso nos testes dos sistemas de controle e elétricos do porta-aviões. A próxima fase pode focar na adaptação de novas aeronaves baseadas no porta-aviões, como o caça J-15 modificado e helicópteros.

Reportagens anteriores sugerem que, além dos J-15, o Fujian pode transportar caças stealth J-35 e aeronaves de alerta antecipado KJ-600. Esses testes são essenciais para integrar e garantir a eficácia operacional do Fujian como um dos porta-aviões mais avançados da China.

FONTE: SCMP

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments