VÍDEO: Chegada dos navios da ADEREX-I/2008 em Santos-SP
Vídeo histórico da chegada da força-tarefa da Marinha do Brasil no exercício ADEREX-I/2008. Filmado no dia 25 de julho de 2008 no Deck do Pescador, na Ponta da Praia em Santos-SP.
Dos navios que aparecem nas imagens, três já foram desativados e usados como alvo em exercícios de tiro real: corveta Inhaúma (V30), corveta Frontin (V33) e fragata Bosísio (F48).
Nas chaminés de navios da marinha brasileira encontram-se os brasões respectivos enquanto na US Navy usa-se o brasão do navio até ele fazer parte de um esquadrão quando então passa a usar o brasão do esquadrão.
Vamos ver aonde irão ficar os brasões das fragatas Tamandaré e até agora acho que não divulgaram imagens dos símbolos delas.
É uma pena ver a Marinha vivendo de imagens do passado.
No meu tempo quando na ativa, fazíamos Aderex com 15/18 navios, hoje só vai 3/4 navios envolvidos na Comissão.
Desses aí só o G 23 sobreviveu o resto já foi tudo de baixa.
Peraí meu amigo, vamos mentir menos…15/18, aí tu abusou. Que ano foi esse aí?!
Pelo seu Nick Name, provavelmente vc nem era nascido. Enquanto isso eu já “empurrava” água, mas tudo bem. Vou relembra-lo, não só a Aderex como muitas Tropicalex já fizemos com esse número de navios. Obs: Durante a Tropicalex já nos demos ao luxo de destacarmos 8 CTs na época do GT em missão de patrulhamento e ficamos 2 dias fundeado ao largo de Fernando de Noronha todos os 8 CTs. Bons tempos 💪👍🇧🇷⚓️ Pergunte ao Editor do blog (Galante) que já serviu a MB (F40) naquela época a quantidade de navio que existia nos anos 80/90 Provavelmente ele vai postar… Read more »
O quê foi, não volta mais. Bola pra frente que atrás vem gente.
Boa tarde!
Com certeza os próximos exercícios deverão chamar-se REMENDEX.
Um off-topic pertinente, li na Jane’s, que estão encaminhando a produção (compra) de navios de patrulha. Não lembro de ter lido por aqui. Não sei se posso postar o link..https://www.janes.com/osint-insights/defence-news/sea/brazil-seeks-to-strengthen-maritime-protection-with-new-patrol-ships
Gelson, tem várias matérias aqui sobre o tema (PRONAPA).
Bom dia, muito obrigado Fernando. Vou dar uma busca (já deveria ter feito). É que vi a matéria lá falando inclusive em compra de patrulheiros oceânicos. Só tinha visto as dos de 500 toneladas.
Abraços
Saudades da corveta Inhaúma,porque não realocaram para patrulhas ao invés de afundarem?
Os navios estavam com o casco e as máquinas em situação muito precária. Foram deixados vários anos sem fazer as devidas manutenções.
Descaso da MB então,esse projeto da classe Inhauma poderia ser reutilizado para navios de patrulha distritais com a Júlio de Noronha virando patrulha no sul e a Barroso também pode ser usada de base.
Não aguentar mar como o do sul esse projeto foi um erro .
Estive uma vez na Inhaúma, em meados de 1993.
Fui visitar o navio novamente só em 2012 e me espantei com a total degradação do material.
Estava nessa tripulação aí, navio ruim todo ferrado
Estava a bordo da V30 nessa comissão aí
Contar histórias é salutar…. mas publicar este tipo de notícia é igual andar olhando para trás: termina caindo… imagina: Nossa Marinha tem um esquadrão aero naval no chão, e não, num navio aeródromo, pois o único que temos só opera helicópteros. VAMOS OLHAR PARA FRENTE!!!
Servi 30 anos 8 meses e 29 dias a MB e nunca comi Lagosta 👀🤔🤦♂️