Após os primeiros testes no mar do Suffren em 28 de abril de 2020 e do Duguay-Trouin, o segundo da série, em 25 de março de 2023, um novo marco foi alcançado na produção dos SSNs do programa Barracuda, com os primeiros testes no mar do Tourville em 12 de julho de 2024. O submarino passará por diferentes testes para avaliar seu desempenho antes da entrega, prevista para o final de 2024.

O Tourville é o terceiro submarino do programa Barracuda, liderado pela Diretoria Geral de Armamento Francesa (DGA) em parceria com a Comissão de Energia Atômica e Energias Alternativas Francesa (CEA) para a parte das caldeiras nucleares. Este programa visa substituir os SSNs da classe Ruby atualmente em serviço na Marinha Francesa. O Naval Group é responsável pela produção desses submarinos, desde o design até a construção, bem como pela fabricação dos principais componentes das caldeiras nucleares, desenvolvidos e produzidos com a TechnicAtome. O Naval Group também é responsável pelo suporte logístico e manutenção dos submarinos em Toulon.

Os primeiros testes no mar do Tourville seguem a comissionamento da sala de caldeiras nucleares em abril de 2024 e os testes em doca realizados desde que o submarino foi transferido para seu equipamento de lançamento em 20 de julho de 2023. As operações realizadas na baia de integração, em docas secas e depois preenchidas com água, permitiram testar previamente os equipamentos e sistemas no cais.

A série Barracuda está bem encaminhada e o ritmo está acelerando: os três submarinos restantes do programa (de Grasse, Rubis e Casabianca) estão todos em construção, em diferentes estágios de conclusão. Suas entregas serão escalonadas a uma taxa de um a cada dois anos até 2030. Com uma vida útil de mais de 30 anos, o programa Barracuda compromete as forças submarinas até pelo menos 2060, tornando-o um dos principais sistemas de armas deste século.

Vale ressaltar que, uma vez que o Tourville esteja em serviço ativo, a Marinha Francesa operará mais submarinos do tipo Suffren do que submarinos do tipo Rubis.

Pierre Eric Pommellet, CEO do Naval Group, disse: “A série Barracuda representa um grande programa industrial. Mobiliza nossos funcionários, parceiros e subcontratados. Gostaria de destacar o compromisso inabalável e as habilidades de nossas equipes e das equipes da TechnicAtome, DGA, CEA e da Marinha Francesa. Graças ao compromisso de todos esses stakeholders, podemos responder mais rápida e eficazmente às necessidades da Marinha Francesa e da França.”

Desempenho industrial em escala local e nacional

A produção desses submarinos reúne uma multiplicidade de habilidades e expertise excepcionais, incluindo nos campos tecnológicos mais avançados. O programa Barracuda recorre às habilidades de todos os sites do Naval Group, bem como aos sites industriais da TechnicAtome e de inúmeras empresas parceiras.

Este programa é o trabalho coletivo de centenas de parceiros na base industrial e tecnológica de defesa que têm trabalhado com o Naval Group por décadas:
– muitos anos foram necessários para estudar a viabilidade do projeto e levar à definição de um submarino que atenda à necessidade operacional deste projeto particularmente ambicioso nos níveis tecnológico e militar;
– desde o lançamento do projeto, quase 10.000 pessoas da gestão do programa e da cadeia de subcontratação industrial trabalharam para o programa Barracuda;
– um total de 2.500 homens e mulheres (incluindo cerca de 800 de subcontratados do Naval Group) estão atualmente trabalhando na série Barracuda;
– desde 2015, entre 400 e 600 pessoas têm trabalhado em tempo integral na produção do Tourville.

Barracuda: excelência francesa

Projetado para atender às necessidades operacionais da Marinha atual e futura, o SSN da classe Suffren está equipado com extensas capacidades operacionais e as mais recentes tecnologias. Mais versátil, mais poderoso e melhor armado que seus predecessores, o SSN do tipo Suffren permitirá à Marinha ir mais rápido e mais longe. É projetado para controlar todos os tipos de espaços marítimos, desde alto mar até áreas costeiras.

Este submarino é equipado com propulsão nuclear, que oferece um notável alcance de ação e discrição. Também é equipado com sistemas de comunicações que permitem sua integração dentro de uma força naval.

O SSN do tipo Suffren é um dos submarinos mais furtivos do mundo. Esta característica, combinada com suas capacidades avançadas de detecção, garante sua superioridade acústica. Com maior autonomia, esses submarinos também são mais manobráveis e móveis graças aos seus sistemas de navegação e comunicação, e à sua direção centralizada e automatizada. Outra grande inovação é o mastro optrônico, que substitui o mastro telescópico, garantindo melhor coleta e compartilhamento de informações visuais entre a tripulação. Esta nova característica, combinada com capacidades avançadas de detecção, garante a superioridade desses SSNs em suas missões de inteligência.

Os submarinos da classe Barracuda também proporcionarão à Marinha Francesa superioridade em combate, graças aos mísseis de cruzeiro naval (MdCN) produzidos pela MBDA, dando-lhe uma capacidade de ataque de precisão em águas profundas pela primeira vez. Eles também são equipados com o torpedo pesado F21 produzido pelo Naval Group, e o míssil anti-navio SM39 da MBDA. Esses SSNs também têm capacidades aprimoradas para o desdobramento discreto de forças especiais subaquáticas.

Características técnicas do Barracuda

  • deslocamento na superfície: 4.700 toneladas;
  • deslocamento submerso: 5.200 toneladas;
  • comprimento: 99 metros;
  • diâmetro: 8,8 metros;
  • armamento: mísseis de cruzeiro naval, torpedos pesados guiados por fio F21, mísseis anti-navio Exocet SM39 modernizados;
  • propulsão híbrida: reator de água pressurizada derivado dos reatores a bordo do SSBN tipo Triomphant e do porta-aviões Charles-de-Gaulle, duas turbinas de propulsão, dois turbo geradores e dois motores elétricos;
  • tripulação: 65 membros + comandos;
  • disponibilidade: > 270 dias por ano.

DIVULGAÇÃO: Naval Group

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