Porta-aviões USS ‘Theodore Roosevelt’ assume operações no Oriente Médio no lugar do USS ‘Dwight D. Eisenhower’
O porta-aviões USS Theodore Roosevelt (CVN-71), baseado em San Diego, está agora operando no Comando Central dos EUA desde sexta-feira, após deixar o Comando Indo-Pacífico dos EUA e a 7ª Frota dos EUA.
“O Grupo de Ataque do Porta-aviões Theodore Roosevelt (TRCSG) chegou à área de operações da 5ª Frota dos EUA em 12 de julho para deter agressões, promover a estabilidade regional e proteger o livre fluxo de comércio na região”, lê-se em um comunicado de sexta-feira do comando.
O grupo de ataque foi reposicionado de seu desdobramento no Pacífico Ocidental para garantir a presença de um porta-aviões dos EUA no Oriente Médio, após a partida do USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69), cujo grupo de ataque teve seu tempo de desdobramento estendido duas vezes.
O Theodore Roosevelt se juntará à Operação Prosperity Guardian, o esforço liderado pelos EUA para proteger a navegação mercante no Mar Vermelho e no Golfo de Áden. Aeronaves do Eisenhower realizaram vários ataques contra armas e radares Houthi que visavam navios na região.