Bateria Typhon do US Army para mísseis Tomahawk e SM-6

PEQUIM, 12 de julho (Xinhua) — Um porta-voz da defesa chinesa instou na sexta-feira (12/7) os Estados Unidos e as Filipinas a retirarem imediatamente o sistema de mísseis Typhon e a nunca mais implantá-lo.

O sistema de mísseis de médio alcance dos EUA é “uma arma ofensiva estratégica reminiscente da Guerra Fria” e nunca deveria ter sido implantado nesta região, disse Zhang Xiaogang, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, em uma coletiva de imprensa.

“Forçar seus aliados e parceiros a embarcar no carro de guerra dos EUA só levará a tensões e confrontos, e prejudicará a paz e a estabilidade regionais. A China se opõe firmemente a isso”, disse Zhang.

“Instamos os EUA e as Filipinas a respeitarem as aspirações dos povos da região por paz e desenvolvimento, e a fazerem mais pela paz e estabilidade regionais”, acrescentou.

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Orivaldo

“Instamos os EUA e as Filipinas a respeitarem as aspirações dos povos da região por paz e desenvolvimento, e a fazerem mais pela paz e estabilidade regionais”, acrescentou.”

Diz o Represente do País que reeinvindica todo o Mar do sul da China como só deles e de mais ninguém. E se alguém chegar perto, toma canhão de água na cabeça

Moriah

Falar das ilhas paracell e dos embates contra os filipinos nada, mas quando chega um bicho desse, aí fica zangadinho…

Bosco

Os caras alardeiam com orgulho terem milhares de mísseis balísticos de longo alcance de todos os tipos mas se incomodam com meia dúzia de Tomahawk e SM-6 .
Vai entender.

Bigliazzi

É que essa meia dúzia funciona e podem levar “Cocos nucleares”. Principalmente agora que os Hiper radares deles conseguem calcular a trajetória desses mísseis com precisão. Deve ser bem difícil saber na razão milimétrica quantos chineses irão morrer.

JBS

Caro Bosco

Bom te ver aqui – não some não! Suas opiniões são muito bem vindas!

Abs

JBS

Bigliazzi

Os Chineses podem estar formando mais engenheiros que o Brasil. Mas mataram todas as aulas de geografia no ensino Médio, o “Mar da China” não é o “Mar de propriedade da China, bem como o Oceano Índico não é da Índia. Os Russos são patéticos e os Chineses são fanfarrões.

Alcir costa

Acontece amigo que do continente até a ilha( chinesa) de Taiwan não há 200 milhas náuticas e portanto é mar territorial da China continental. Simples assim. Essa medição é reconhecida pelo Brasil e por quase todos os países, inclusive os EEUU.

Marcio Felipe dos Santos

Se não tem 200 milhas, divide o mar para os dois, metade China e metade Taiwan, simples aritmética não meu especialista?

Saulo Cera

Taiwan é parte da China. Até os EEUU reconhecem isto ao não reconhecerem Taiwan como Estado.

Danilo Silva

Não é parte da China, porque tem Forças Armadas próprias e é apoiada militarmente pelos Estados Unidos. Os navios da Marinha da China não atracam em Taiwan. Eles podem achar na cabeça deles que a ilha faz parte da China, mas é um outro país, que a América tem todas as condições para defender e apoiar. Enquanto os E.U.A estiverem ao lado de Taiwan, a China não entra lâ.

Wilson Camargo

Taiwan pertence a China, da mesma forma que a Guiana pertence a França, Malvinas pertence a Inglaterra, e ponto final.

Bernardo

Não. Taiwan pertence à China da mesma forma que as Malvinas pertencem à Argentina. Falar até papagaio fala, ir lá pegar é outra história.
Ou Essequibo com a Venezuela. E vários outros exemplos.

“e ponto final”

ah ok então, tá resolvido

Victor

Mas Taiwan só tem chinês. A única diferença é um governo rebelde da ditadura Kuomitang que se encastelou por lá. Seria como se o PCC saísse da favela pra Noronha e declarasse independência mas nem isso pois Taiwan se arvora de ser o governo verdadeiro da China

Bernardo

Seu exemplo não tem base nenhuma na realidade. O governo da ROC é anterior ao governo do partido comunista chinês. não é “o PCC”. por isso eles se consideram o governo legítimo da China (toda). depois da revolução, eles ficaram se refugiaram em taiwan. um exemplo RAZOAVEL que você poderia dar é: quando foi dado o golpe republicano no Brasil, o imperador se refugiasse com a corte em fernando de noronha. e de lá houvesse uma cisão. brasil territorial (república) alegando que é o governo de tudo. brasil imperial (fernando de noronha) alegando que é o governo legítimo de tudo.… Read more »

Peter nine nine

Você está a confundir, a ditadura é do outro lado

Radagast, o Castanho

Segundo convenção internacional sobre diritos do mar (ou convenção de Montego Bay) o mar territorial compreende uma faixa de 12 milhas nauticas contados a partir da linha de base reta (nem me pergunte o que é isso, pois to tentando entender desde que fiz direito internacional em 1998) e não de 200 milhas nauticas. O limite da linha de base reta até as 200 milhas nauticas tem outro nome e se chama Zona Economica Exclusiva, nessa faixa o pais tem apenas direitos relativos à exploração econômica, não podendo reinvidnciar essa faixa como território. Então, não é do jeito que vc… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho

Só para constar, ainda existe uma faixa chamada zona contígua que vai até 24 milhas nauticas, onde o pais pode exercer fiscalização sanitária, aduaneira e de imigração.

Last edited 3 meses atrás by Radagast, o Castanho
Leandro Costa

Exatamente isso.

Aliás, está na UNCLOS, que a China inclusive é um dos países signatários.

Last edited 3 meses atrás by Leandro Costa
Hcosta

Taiwan é um país?

Leandro Costa

Nem importa. Entre China continental e Taiwan existe uma bela de uma faixa de águas internacionais. Que dirá o resto do Mar da China Meridional, que a China diz que é todinho dela.

Paulo Montezuma

Quero ver quando a China chegar para a Russia e exigir a “devolução” de Vladivostok para a China.

Danilo Silva

Não vai fazer isto, porque agora são aliados no esforço de guerra contra a Ucrânia. Aviões de Transporte militar da China agora pousam em Mais Moscou

No One

Obviamente que sim, com suas próprias leis instituições e forças armadas, uma nação bem mais estruturada e consolidada do que muitas republiquetas ao redor do mundo que sequer controlam o próprio território. De fato é, o reconhecimento ou não é uma questão meramente burocrática/ jurídica.

Hcosta

Qualquer país é uma questão burocrática e Taiwan não se declarou como um país independente da China.
O seu nome oficial é República da China.

Last edited 3 meses atrás by Hcosta
Danilo Silva

Vc tá se prendendo à burocracia, na prática tem Forças Armadas próprias e não recebe ordem de Pequim e é aliada dos Estados Unidos, que fornece armamento para o país.

Hcosta

Burocracia é o que rege um país.
Neste caso o que prevalece? Os tratados internacionais, feitos entre países ou os tratados entre o governo de Pequim e de Taiwan?

É uma pergunta sincera, não sei mesmo qual é a resposta, mas é apenas uma dúvida.
Isso não significa que o governo de Pequim tenha legitimidade territorial sobre Taiwan e vice-versa, mas as especificidades desta questão poderão não ser respondidas pelos tratados internacionais.

Ou poderão, não sei…

Bernardo

Isso. Taiwan se declara o governo legítimo da China (toda). E a China comunista se declara o governo legítimo de todo o território (china territorial e taiwan). Eles nunca vão se separar, ambos se consideram o governo legítimo de tudo. Talvez você não saiba como isso começou se você tá usando isso como argumento.

Eduardo Del Nery

O medo dos Chineses é de os EUA instalarem Mísseis Nucleares em Taiwan !!! Mísseis esses que , Atingiriam a China em 5 minutos … Por isso querem Taiwan á todo custo .

Shiryu

Qualquer país com submarino nuclear que lance mísseis nucleares é capaz de fazer isso.

Danilo Silva

O mar territorial são 12 milhas náuticas e isto já mudou tem 42 anos.

Bernardo

Então entre a Grécia e a Turquia, que não existem 200 milhas náuticas… fica com quem?
Aliás, você confundiu mar territorial com EEZ que são coisas diferentes. EEZ que são 200 milhas. dentro das EEZ podem circular (em trânsito e passagem) quaisquer embarcações respeitando certas regras (inclusive embarcações militares). pode consultar o código de navegação, se tiver dúvida.

eu hein

fponteiro

Os EUA não querem ser os donos do mundo? Cada um quer um pedacinho do planeta para dizer que é seu. Se cada um cuidasse do seu próprio território nada disso aconteceria.
Os americanos estão de bracos dados com a Venezuela só por causa do petróleo do Orinoco, as sanções já eram.
Interesses econômicos e militares estão para eles em primeiro lugar.

Bernardo

a china e os eua tem uma joint venture num dos blocos de exploração de petróleo na guiana. imagino que a china não fez por interesse econômico e sim por…… amizade? perderam uma aposta? pra passar o tempo?
me explique então

Adair Storck

Bem, requerer o ” mar do sul da china” me parece pouco para a economia mais pujante do mundo quando o maior devedor da humanidade – 34 trilhões de dólares – pretende se impor em todos os mares.
USA e Inglaterra tem péssimos históricos: todos embates no mundo desde o início das grandes navegações tem o dedinho inglês e, recentemente, tbm dos gringos do norte.

Verluno

Estamos no ano de 2024. Suas considerações seriam satisfatórias em 1850, 1930… muita coisa mudou desde então, muita legislação foi criada para organizar e civilizar relações entre países. Seu discurso está atrasado 100 anos.

Geraldo

Essa “xina” e o outro invasor mereciam serem derrotados(por quaisquer meios…)divididos e jogados na idade media por 600 anos.

Macgaren

2 porta aviões dos EUA ali já colocaria eles para correr.

Alfredo Araujo

Política internacional é foda né ?!?
É a arte de se indgnar com seu adversário por ele ter feito algo que vc está cansado de fazer com os seus vizinhos, e/ou, com a sua própria população…
.
Quer dizer que o sistema Typhon coloca a paz e prosperidade em risco ?? Ilhas aritificiais criadas, do nada, a torto e a direita não né ?!?!

Moriah

Logo se sentirão confiáveis a implantar ilhas artificiais em todo o mar do sul da China e daqui a pouco terá uma na baía de Tóquio e “de frente para Seul”. Já que a China produz de tudo mesmo, entrará pro mercado de ilhas artificiais. Se for barata, até compro uma…

Ozawa

Tudo é a forma de falar… “Um porta-voz da defesa chinesa instou na sexta-feira (12/7) os Estados Unidos e as Filipinas a retirarem imediatamente o sistema de mísseis Typhon e a nunca mais implantá-lo” (sic) Se foi o que disse o porta-voz chinês ao pé da letra, sincera e diplomaticamente: F#d@-se, Mrs. Zhang! Não será por isso que “a paz mundial” será abalada nessa região do mundo, e se realmente quisessem ter pedido diplomaticamente, os termos não teriam sido tão imperativos e compulsórios. De outra sorte, parafraseando o que disse no ForTe: A geopolítica do neoliberalismo é de uma hipocrisia… Read more »

Nilo

Mestre Ozawa, houve um momento na história em que a ideologia, comunista ou socialista em alguns países se opunham ao neoliberalismo, mas as ambições imperativas e sem limites criou as serpentes que estão a confrontar os seus tradicionais representantes do sistema, cabe saber, que o antídoto perdeu sua eficácia, o neoliberalismo apenas mudou de rosto.

Last edited 3 meses atrás by Nilo
naval762

Quando eu vejo uma matéria dessa minha imaginação vai longe… parece aquelas conversas de bebâdo.
China – “Ei cara, pô tira esse negocio aí”
“Pega mal aqui, pô”
“Qual é, na moral, tira aew”
“Por favor, eu tô pedindo, por favor”

Sebastiao

E para não falar que hoje é 15 de julho e na semana passada, a China se deu ao luxo disparatado de fazer deslocar uma armada de vários navios e centenas de soldados pra exercícios militares com a Bielorrússia.Europa!! Claro que a China esteve sempre na retaguarda apoiando a Rússia. Com armas, munições, e apoiando na ONU a Rússia….bloqueando propostas do Conselho de Segurança!. Inclusive já falou várias x contra a Otan, contra a CEE, e contra os 32 países que estão ajudando a Ucrânia a se defender. Na opinião da China a Ucrânia não tem o direito de se… Read more »

Saulo Cera

32 países ajudam a Ucrânia e mesmo assim aquele esse país só recua. A Rússia não é o Vietnam. Ops!, os EEUU perderam lá também.

Rogério Loureiro Dhierio

O jogo da hipocrisia que antecede a porradaria.

Nessa história tem o esperto, o malandro e o bobo da corte.

Geralmente quem senta em ri do bobo e do malandro são os espertos.. astutos…

Bosco

“Forçar seus aliados e parceiros a embarcar no carro de guerra dos EUA só levará a tensões e confrontos,…”

Caso ocorra uma guerra entre os EUA e a China não haverá espaço para neutralidade, portanto, esse comentário chinês é absolutamente risível.
As escolhas já estão sendo feitas agora e pelo jeito os filipinos já mostraram de que lado preferem ficar.

Alfredo Araujo

Não existe escolha…
Os chineses tem “discordâncias” territoriais com TODOS os seus vizinhos… rsrsrs
Quem vai se aliar ao inimigo ? Até os “amigos” russos são alvos das discordâncias territoriais chinesas.. rsrs

Bigliazzi

Relaxa, ninguém quer atacar a China… Esperamos apenas a mesma contrapartida… Sem ataques por favor, senão o clima pode ficar tórrido na China. Estaria a China pensando em atacar Taiwan??

Luiz Silva

Eu fico impressionado com o grau de subversianismo do povo brasileiro aos interesses americanos, sempre prontos a darem razão e a baterem palmas para todas ações imperialistas dos mesmos (digo americanos), se não vejamos, fim da guerra fria, a desintegração da antiga União Soviética, queda do muro de Berlim, a desativação do Pacto de Varsóvia, em contra partida, tivemos um crescimento da OTAN, cada vez mais em direção a Rússia, e políticas lideradas pelo EUA e seus aliados Europeus (Inglaterra e França), procurando isolar a Rússia e China no âmbito das relações internacionais, quanta hipocrisia do lado Ocidental, mas, o… Read more »

Ewald

Isso tudo pela “Democracia do Governo do Brasil” …sem interesses é lógico !!!

NBS

Esse questionamento é objeto de estudo de algumas ciências. Uma das consequências de um ‘império’ estabelecido, nesse caso um de dominação mundial, é que ele é capaz de levar a sua ‘cultura’ e modo de ver e enxergar o mundo sob a ótica do pensamento ‘dominante’. O dominado, às vezes, é incapaz de fazer sequer uma mera reflexão. Diante dos avanços tecnológicos atuais, esse modo é encaminhado pela mídia, TV, redes sociais e cinema, entre outros, numa verdadeira guerra cultural por corações e mentes. As críticas que escutamos sobre a Rússia e a China cabem perfeitamente no modus operandi dos… Read more »

Leandro Costa

Luiz, eu não sei se você estava vivo nessa época, de fins de anos 80 até os dias atuais. Mas a OTAN quase acabou. A quantidade de armamento e pessoal Americano que havia na Europa foi cortado quase que em 90%. E isso para não falar dos orçamentos de Defesa de todos os membros da OTAN, que também cortaram MUITO em orçamento, equipamento e pessoal. Literalmente, até 2014 a OTAN procurava motivos para se manter relevante. Suas atuações nos Bálcãs e até sobre a Líbia foram multilaterais, à pedido da ONU e com autorização de Rússia e China. Quando houveram… Read more »

Bernardo

todos os outros países não buscam preservar seus interesses e sim fazer amizades sinceras, duradouras, sair pra passear, tomar sorvete, etc.

Paulo Roberto

Será que se fossem instalados misseis em Cuba os Estados Unidos ficariam quietos?

Ewald

Bora
…tenta a sorte !!!

Jacinto

Cuba quer misseis instalados em seu território?

Carlos Campos

A China antes deveria sair das ilhas artificiais que fez, que no começo eram só para pesquisas, no mais a China só fica falando falando e não faz nada, zero risco pras Filipinas

Machado

Eu acho que a China deveria aplicar o princípio da reciprocidade e instalar baterias de mísseis em Cuba e Nicarágua. Pronto. Pra que se estressar a toa. Olho por olho. Dente por dente.

Bosco

Mas qual seria o motivo? E por que Cuba e Nicarágua teriam que aceitar virarem alvos dos americanos?

NBS

Neste momento, a China quer fazer negócios. Muitos negócios. Ela se sente como um empreendedor do mundo, com desejo de produzir bens materiais, vender e receber. O superávit comercial de 2023 foi incrível: 823 bilhões de dólares. Seu boom de produção de armas e aquisições se deve muito provavelmente à necessidade de patrulhar suas rotas e, como alguém que fica rico, acreditar que deve investir mais em ‘segurança’. Os concorrentes ocidentais passaram anos advogando as vantagens do livre mercado, do globalismo, das cadeias descentralizadas, da desregulamentação, coisas que inclusive estão nos programas econômicos partidários pelo mundo e, inclusive, no Brasil.… Read more »

José Maria

As democracias não podem ceder as pressões de poderes satânicos e radicais, se os poucos que tiverem o prazer de pegar os livros da história, veremos que o cenário não muda muito não, vcs podem fazer duas colocações do bem e do mal, vejo uma aliança da China com a Rússia como a Alemanha de Hitler com STARLING, e alguns países feudais como Coreia do Norte e Bielorrússia.o grande interesse da China é ver a Rússia fraca pelo interesse de áreas em disputas seculares e a Europa com o mesmo propósito de uma Rússia fraca para não colocar a Europa… Read more »

Fernando

Gostaria de ver a hora que a China botar seus mísseis na Venezuela e em cuba apontado para os EUA. A choradeira vai ser grande, principalmente aqui

Ewald

Isso é bem fácil, e aponta para o lado contrário…

NBS

No tabuleiro de forças geopolíticas, os EUA continuam a executar as ações de seu desejo ‘manifesto’ de ser a polícia do mundo e defender os países do Pacífico. Essa posição manifesta sua estratégia de cercar os países ditos inimigos, o que logo poderá se voltar contra eles. A invasão da Ucrânia é consequência direta da expansão da OTAN para as fronteiras da Rússia. Desde os anos 90, Putin ‘exorta’ para que não façam isso. Inclusive, há no X um Biden ainda jovem desdenhando da exortação. Hoje, gerações inteiras de ucranianos foram varridas, um país sem vida, gerações que deixaram de… Read more »

Flavio

Chinês falando em paz enquanto abastece a Rússia com armas e munições. A paz acabou com a invasão da Ucrânia. China e Rússia são duas porcarias.

Ewald

Jogo de retórica e hipocrisia China e Rússia são mestres nesta arte da dissimulação.

RSmith

Simples… “Faça o que eu mandou, não faça o que eu faço…”

Welington S.

Caraca, que range absurdo. Um sistema desse na fronteira com a Venezuela pegaria uma boa parte do país venezuelano, não?!

NBS

Quando vejo as ações do Ocidente no tabuleiro mundial, na retórica de defender o ‘mundo’ ocidental e seus valores, é cristalino que se está buscando defender mercados, processos industriais, mercadorias, produção e comércio. O ‘comunismo’ e qualquer outro meio de produção que não signifique meios de se ganhar dinheiro, e todos os benefícios que a posse de riqueza traz, são combatidos. Do ponto de vista dos países, riquezas para melhorar a infraestrutura, investimento em P&D, fábricas, indústrias, etc. No campo pessoal, o acesso a bens de luxo, viagens, relacionamentos, sexo, estilo de vida, etc. O comunismo é combatido por esses… Read more »

Jacinto

Qualquer um que diga que a China é comunista nunca pisou numa cidade chinesa….

Bosco

O comunismo pode ser definido de duas maneiras diferentes. Uma é a definição clássica de comunismo, que é a de uma sociedade utópica onde não existe Estado, não existem classes sociais e todos compartilham os bens comuns. *O mais próximo disso que já houve na terra são as tribos indígenas primitivas com não mais que 1000 indivíduos. Outra definição diz respeito a um regime que seque a ideologia do socialismo marxista , que imagina ser uma etapa para se chegar ao comunismo. O socialismo marxista tem como fundamentos, além da condenação do capitalismo e da propriedade privada, uma aversão às… Read more »

Carlos Roriz Silva

Desde,quando existe neoliberalismo ? O presidente americano defendendo a ferro e fogo suas empresas, até em chip ele se mete! Tudo tudo isto é pura,fantasia, tudo é defesa de mercado! EUA gostam mesmo é de criar cercadonho, até a Europa compra seu gas com entrega de navio! Coisa dos tempos das capitanias levando açucar!

Nativo

Dá um tempo China.

Last edited 3 meses atrás by Nativo
Vitor

China não pode interferir na soberania dos demais países da região. Ela fala por si só e não por todos.

Saulo Cera

O que a China pode ou não pode fazer é sua força que define.

Leandro santos

Simples, a china em vez de pedir a retirada dos mísseis leva seu sistema ate a ilha de cuba e vê se o império norte americano irá gostar.

Sergio Rauba

Eu vi vários comentários sobre a instalação de mísseis nucleares em Cuba como forma de retribuição, mas são todos ignorantes, pois isso já aconteceu na década de 60, na famosa crise dos mísseis de Cuba. Vocês não estudam história antes de falar bobagem? Por favor, consultem o Google antes de passar vergonha.
A propósito, na época quase rolou a terceira guerra mundial, só para constar!

Lairton

As regras atuais favorecem a expansão econômica chinesa. Eles só tem a perder com uma guerra. Deveriam demonstrar sabedoria e não se deixarem envolver pela armadilha de vaidades.

Hcosta

diziam o mesmo da Rússia mas o poder corrompe e chega a um ponto em que é mais importante se manterem no poder do que o desenvolvimento do país.

Lucas

A China é bem conhecida pela sua tradicional covardia , os USA sabem-no e explorarm essa grande fraqueza da China , o bicho vai fazer barulho mas nada mais do que isso , até mete dó tantos exercícios navais em volta de Taywhan sem resultados nenhuns , antes pelo contrário, só os obriga a serem cada vez mais nacionalistas e a aceitarem a ajuda Americana . Totalmente incompetentes e medrosos…

Milton Souza

Engraçado ta tudo tranquilo e quem provoca são os EUA ,distribuindo armas,implantando em países próximos a outros q estão quietos,aí a pergunta quem está desestabilizando o mundo com sua máquina de guerra é os EUA.
Não tô defendendo nenhum país mas é o que vemos

Jacinto

Em 2016 as Filipinas elegeram como presidente o Duterte, conhecidamente anti-americano, que prometeu afastar-se dos EUA e se aproximar da China. O que o Duterte obteve da China foram ilhas artificiais que roubam parte da Zona Econômica Exclusiva das Filipinas em uma parte rica em patróleo e gas e que tem valor estratégico. Os filipinos voltaram a se aliar aos EUA justamente por causa deste avanço chines sobre os interesses filipinos.

Notícia de 2016…

https://www.reuters.com/article/world/duterte-aligns-philippines-with-china-says-us-has-lost-idUSKCN12K0AS/

alexandre

A CHINA quer invadir todo mundo, é um imperio….

Henrique A

Chumbo trocado não dói…