Os Houthis publicaram um vídeo do acerto do petroleiro Chios Lion no Mar Vermelho com um USV, em 15 de julho de 2024. O Chios Lion partiu de um terminal petrolífero russo com destino à Ásia.

Os Houthis, que controlam grande parte do norte do Iêmen, têm utilizado drones e mísseis para atacar navios que transitam pelo Mar Vermelho.

O Grupo Houthi, que têm laços estreitos com o Irã, um dos principais apoiadores do Hamas em Gaza, intensificou suas operações no Mar Vermelho como parte de uma estratégia mais ampla para desestabilizar a região e projetar poder.

 

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BraZil

“Missão cumprida”, como disse Bush e ficaram no Iraque, mais 08 anos…

Maurício.

Depois de mais de 20 anos, ainda tem tropas americanas invasoras no Iraque.

Leandro Costa

Outro navio que saiu da Rússia atacado pelos Houthis. Daqui a pouco os Russos vão é invadir o Yemen!

Iran

Maior parte do petróleo e gás que fluí em Israel é russo e turcomeno, são repassados para Israel através do Azerbaijão e Turquia.

Paulo

Eu não duvido, mas poderia indicar a fonte dessa informação?

Iran

Acompanho um forúm de defesa turco, chama-se ‘DefenseHub’, lá tem um tópico só sobre projetos da área energética de petróleo e gás da Turquia e Azerbaijão, tem os números certinhos etc. A energia que a IDF usa em Gaza sai da Rússia e 3 países muçulmanos, isso que nem estou considerando os países do Golfo, irônico.

Nativo

Irônico nada , dinheiro mesmo.
Os Sheiks do petróleo estão pouco se importando com seus irmãos de fé na Palestina.

Rui Mendes

Só prova a covardia de países como Arábia Saudita, EAU e Qatar, que apoiam os Russos, mas não é de admirar, pois com os Palestinianos a ser bombardeados em todo o lado, onde para matar um terrorista, não se tem problemas, em matar 100 ou 200 civis Palestinianos, crianças incluídas, e esses países, que chamam irmãos a todos os muçulmanos, tanto apregoam “solo muçulmano” mas assobiam para o ar, com Israel, pois são mesmo covardes.

MMerlin

Conflitos que envolvem todo o conjunto poder, território, religião e história são combinações pesadas.

Estes dias peguei um Uber e, conversando com o motorista que era estrangeiro de uma religião específica, me apontou os motivos que envolvem as disputas do país de Israel e outros da região.

Sinceramente e infelizmente, se os seguidores dessa religião tiverem o mesmo pensamento coletivo, vejo como impossível o término permanente dos conflitos no Oriente Médio.

Last edited 5 meses atrás by MMerlin
Iran

São 1 bilhão de muçulmanos contra 10 milhões de israelenses.

Marcos

Não é bem assim . Inúmeros povos e países, ainda que praticantes do Islamismo, não se opõem ao estado de Israel ou aos Judeus.

Na verdade o Al-Quran exorta a considerar como pertencentes à comunidade Islâmica na categoria de Dhimmi os “povos do Livro” (cristãos, Zoroastrianos e Judeus ).

As divergências entre árabes e judeus, ou palestinos e judeus, ou cristãos e judeus poderiam ser melhor compreendidas ao meu ver se fossem analisadas sob a luz de outros aspectos geopolíticos que não unicamente a religião.

MMerlin

Exato. Foi isso o que apontei no comentário. Vai além da religião.

Bosco

Muçulmanos não odeiam judeus ou cristãos. A birra dos muçulmanos com Israel é por conta da terra e não por questões religiosas.
Ódio religioso existe entre sunitas e xiitas.

Nilo

Que o diga Arábia Saudita que partilha interesses com Israel. Bom meu caro, abalas um mito.

juarez

Se estes 1Bi de muçulmanos fossem unidos iguais aos israelenses, com certeza a realidade seria outra.

Mas o capital parece sempre estar acima das pessoas tb

Gabriel

Navio com carga russa, destinado (provavelmente) à China ❔

Alguém vai tomar chazinho radioativo rsrsrs

Vinicius Momesso

Quem mandou a China usar um navio de uma empresa grega para realizar o serviço. Os houthis não viram uma bandeira russa ou chinesa no petroleiro e mandaram fogo.

Vinicius Momesso

Então uma empresa chinesa contratou uma empresa grega para ir buscar petróleo na Rússia? Seria para evitar sanções? Seja lá o que for, Pequim esqueceu de avisar os houthis que o petróleo era russo. Agora é tarde!

Last edited 5 meses atrás by Vinicius Momesso
Fernando Vieira

É o que mais acontece por ali. E não são só os chineses. Ninguém vem reclamando de falta de combustível nos países da OTAN né?

Aéreo

Virou zona este negócio. Os caras perderam o respeito.

Régis

MDC, até os houthis tem drones navais. Devem ter aprendido com os ucranianos.

Maurício.

Houthus acertando navios está virando rotina, e segue o baile!

Moriah

Precisam dessa frota aqui… Há 500 anos a coisa era quente por lá também… Mas, a potência ultramarina era outra…Tais a ver?

comment image

Heli

o meio ambiente agradece as milhares de toneladas de óleo

Heinz

E tem gente que apoia isso

sergio 02

Um drone aquatico semelhante ao que a Ucrania utiliza contgra os Russos , logo logo nos vamos ver se os sistemas de defesas navais Russos são ruins mesmo ou se são esses drones que realmente são exrtremamente dificeis de acerta.
So um adendo, se for contra aquela fragata alemã não vale, ate um barquinho de papel, com um rojão danifica aquela coisa.

Henrique

logo logo nos vamos ver se os sistemas de defesas navais Russos são ruins mesmo ou se são esses drones que realmente são exrtremamente dificeis de acerta.

eles acabaram de abandonar Sevastópol por conta desses drones, então meio que já ta respondido



Felipe

Coitado…a frota dor mar negro tem dezenas de meios navais que todo santo dia aniquilam drones como esses, alem de mísseis da Otan, mas isso nunca é noticiado. Só vira notícia quando 1 barco patrulha ou de desembarque anfíbio da era Soviética é danificado, e temos que aguentar ladainhas de 7/8 da frota do mar negro foi destruído… haja paciência.

Rafael Cordeiro

Fiquei na dúvida em relação ao meio empregado para o ataque, seria mesmo um drone naval ou uma embarcação com terroristas suicidas? Qual o motivo de desfocarem a imagem da embarcação utilizada no ataque?

Carlos Campos

KKK serio que afundaram um navio que saiu da Rússia para China

curisco

na real… qual a última intervenção militar dos Eua/Europa nos últimos 50 anos que de fato ficou de pé sozinha?

Balcãs talvez?

Felipe

Os EUA e Otam deslocaram considerável poderio naval para o Mar Vermelho, inclusive porta aviões, desteoyer Aegis, destroyer britanicos e mesmo assim não conseguiram garantir a segurança das embarcações que ali transitam. ¿Que pasa Otan?