Novo quebra-gelo da Marinha Russa, ‘Ivan Papanin’, completa fase de testes de mar
Foi construído para a Marinha Russa nos Estaleiros do Almirantado
MOSCOU, 12 de julho. /TASS/. O navio-patrulha da classe de gelo Projeto 23550 Ivan Papanin, construído para a Marinha Russa nos Estaleiros do Almirantado, concluiu a fase de testes de mar de fábrica nas faixas do Mar Báltico e retornou a São Petersburgo, segundo o Ministério da Defesa russo.
“Durante esta fase de testes, a tripulação e a equipe de entrega do empreendimento dos Estaleiros do Almirantado verificaram o funcionamento do sistema de propulsão, dos sistemas de suporte à vida a bordo e das comunicações. A tripulação do navio já havia completado um treinamento abrangente no Centro de Treinamento Conjunto da Marinha”, disse o departamento.
Eles observaram que o treinamento da tripulação do navio-patrulha da classe de gelo “Ivan Papanin” foi conduzido de acordo com programas especiais que envolvem a operação dos equipamentos e armamentos dos navios deste projeto em condições árticas. Complexos de treinamento e simulação foram usados no treinamento da tripulação, onde várias tarefas foram praticadas como parte das tripulações de combate do navio.
A conclusão dos testes de mar de fábrica do navio foi relatada ao Comandante-Chefe da Marinha Russa, Almirante Alexander Moiseyev, em uma reunião de trabalho agendada sobre a construção de navios de superfície. Os navios do Projeto 23550 estão sendo construídos tanto para a Marinha Russa quanto para as unidades navais das Forças de Fronteira do FSB da Rússia (neste último caso, com o codinome “Ermak”). Eles também são chamados de navios multifuncionais da classe de gelo, com a capacidade de superar espessuras de gelo de até 1,7 m.
No design dos navios para a Marinha Russa, presume-se que o armamento do navio incluirá um canhão de 76,2 mm, e é possível colocar oito mísseis de cruzeiro Kalibr-K e/ou mísseis antinavio Uran em contêineres.
O Ivan Papanin foi lançado em 19 de abril de 2017 e estava inicialmente programado para ser entregue à frota até o final de 2023. Em 25 de outubro de 2019, o Ivan Papanin foi lançado e concluído a flutuar.
FONTE: TASS