ARA ’25 de Mayo’: muitas aeronaves para um pequeno navio-aeródromo
Por @MarianoSciaroni, no X
Muitos aeronaves em um porta-aviões pequeno. Um dos problemas do porta-aviões argentino ARA 25 de Mayo durante o conflito das Malvinas foi onde acomodar tantos aviões e helicópteros em um espaço tão pequeno e com uma capacidade de hangar muito limitada.
Na navegação inicial não houve problemas, mas, quando o porta-aviões zarpou para encontrar a frota britânica, o Grupo Aeronaval Embarcado era composto por 17 aeronaves (8 aviões A-4Q e 4 S-2E, assim como 3 helicópteros Alouette III e 2 Sea King). Muitos.
Com apenas 2 elevadores e uma catapulta, todos os movimentos tinham que ser bem coordenados. Além disso, o uso do elevador de popa limitava o pouso de aviões, e o de proa, o catapultamento. Outro problema era o espaço limitado para posicionar os aviões no convés.
Por exemplo, para catapultar o Tracker que estava pronto como o número 8, era necessário retirar o A-4Q que estava como ILC (Interceptor), levá-lo à popa, mover o Tracker para a catapulta, etc. Tudo isso levava muito tempo e, no ínterim, não se podia aterrissar nem utilizar nenhum elevador.
Em suma, embora a operação tenha sido realizada de forma eficaz e eficiente, o porta-aviões foi levado ao limite com tantos aviões e tantas operações aéreas. Um detalhe poucas vezes analisado da guerra de 1982.
Livro “A Carrier at risk”
O excelente livro “A Carrier at Risk – Argentine aircraft carrier and anti-submarine operations against Royal Navy’s submarines during the Falklands/Malvinas War, 1982”, do estudioso argentino Mariano Sciaroni, traz informações inéditas sobre as operações dos submarinos nucleares ingleses para caçar e afundar o porta-aviões argentino ARA 25 de Mayo durante a Guerra das Malvinas/Falklands em 1982, os equipamentos usados pelos dois lados e relatos de militares envolvidos. Para concluir a obra, o autor teve acesso a muitos documentos desclassificados pelos britânicos através da Lei de Liberdade de Informações. Clique na imagem do livro para comprá-lo na Amazon.