Intermarine e Leonardo assinam contrato de €1,6 bilhão para nova geração de caça-minas para a Marinha Italiana

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Roma, 26 de julho de 2024 – A Intermarine S.p.A. (grupo industrial IMMSI – IMS.MI) e a Leonardo S.p.a. (LDO.MI) – sob a forma de um Agrupamento Temporário de Empresas – celebraram um contrato com a Direção de Armamentos Navais da Secretaria Geral de Defesa e a Direção Nacional de Armamentos para a aquisição de Navios para pesquisa e remoção de minas marítimas – New Generation Minehunters/Coastal (NGM/C) e suporte logístico integrado relacionado, por um valor de 1. 6 bilhões de euros, para a entrega de 5 navios e um acréscimo de aproximadamente 1 bilhão de opções para a conclusão do programa.

A participação da Intermarine na parcela comprometida é de 1,165 bilhão de euros, o que corresponde a aproximadamente 73%, e a da Leonardo é de aproximadamente 0,43 bilhão de euros, o que corresponde a aproximadamente 27%. Uma divisão semelhante se aplica à parcela opcional. A Intermarine, com o papel de líder do Agrupamento Temporário de Empresas, constitui a autoridade de projeto das Unidades Navais e fornecerá o sistema de plataforma; a Leonardo constitui a autoridade de projeto e fornecedora do sistema de combate.

O contrato assinado hoje é o resultado de um processo composto por investimentos maciços em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e tecnologias de fabricação inovadoras e de ponta. Ele sucede uma intensa jornada de estudos preliminares que se seguiu ao contrato assinado em 2021 entre a Intermarine e a Diretoria de Armamentos Navais, com foco em “Estudos de redução de riscos e definição do projeto do Navio NGM”.

Graças ao programa New Generation Minehunters, a Marinha Italiana contará com caça-minas inovadores com as mais modernas técnicas de construção e um avançado sistema de combate baseado em um alto nível de integração e automação de operações. Os novos navios caça-minas de última geração representam uma solução moderna e exclusiva em âmbito global em termos de capacidades operacionais e tecnologias de ponta no setor especializado de vigilância do fundo do mar e proteção de infraestruturas subaquáticas críticas.

O programa tem como objetivo evitar o déficit de recursos e iniciar o aprimoramento do Componente Nacional de Contramedidas contra Minas em um momento marcado pelo aumento das tensões internacionais e por ameaças crescentes no âmbito marítimo, acima e abaixo da superfície, conforme observado nos recentes conflitos em andamento nas áreas de interesse estratégico para a Itália (Mar Mediterrâneo, Mar Negro, Mar Vermelho, Golfo Pérsico e Mar Báltico).

Graças às características exclusivas dos cascos (resistência a choques gerados por explosões submarinas e baixa assinatura magneto-acústica) e ao potencial operacional oferecido pelas mais modernas tecnologias de sistemas de combate – como sonar de caça-minas, sistema de comando e controle multidomínio, incluindo gerenciamento integrado de veículos não tripulados – os navios caça-minas de nova geração poderão realizar um amplo espectro de missões. Além de cumprir funções de operações de busca e remoção, os recursos avançados também realizarão as chamadas operações de vigilância do fundo do mar para o controle e a proteção de infraestruturas submarinas essenciais (ou seja, oleodutos e gasodutos e redes de dados marítimos) e a proteção do patrimônio cultural e do ambiente marinho.

Com um comprimento de aproximadamente 63 metros e um deslocamento de aproximadamente 1.300 toneladas, os NGM/C se distinguirão por sua capacidade de realizar operações de contramedidas contra explosivos operando dentro dos campos minados, garantindo a segurança de tripulações e usando diferentes modelos de veículos autônomos como multiplicadores de força e preenchedores de lacunas de capacidade.

Devido às suas características técnicas e operacionais, os caça-minas de nova geração serão as unidades de contramedidas contra explosivos mais inovadoras do mundo, reafirmando o papel da Itália como um país líder em termos de tecnologia e doutrina no setor de guerra contra expolsivos e no domínio subaquático. Em um contexto internacional no qual todas as marinhas da OTAN e dos países mais avançados devem renovar suas frotas de caça-minas convencionais, o programa NGM representará, sem dúvida, um divisor de águas, uma fonte de interesse e potencial para exportação e cooperação internacional.

As embarcações serão construídas nas instalações do estaleiro da Intermarine em Sarzana (La Spezia), com repercussões significativas em termos de geração de empregos, levando a um aumento significativo da força de trabalho da empresa. Todo o sistema de combate, composto pelo sistema de comando e controle SADOC 4 ciber-resiliente, radar avançado e sensores eletro-ópticos, um novo sonar de banda larga com recursos de detecção e classificação de minas, bem como uma largura de banda de comunicações múltiplas integrada e link de dados para garantir o nível mais alto e mais eficaz de interoperabilidade, será produzido e fornecido pela Leonardo.

Intermarine é um estaleiro italiano que desenvolve, projeta e fabrica embarcações militares e civis, bem como sistemas e componentes navais. Líder mundial no setor específico de unidades de contramedidas contra minas, produziu navios caça-minas para as marinhas mais prestigiadas do mundo, com forte vocação para exportação (além da Itália, fabricou navios caça-minas para os EUA, Austrália, Finlândia, Argélia, Malásia, Tailândia e Nigéria). O fator distintivo é a capacidade de desenvolver, projetar, construir e testar os navios de acordo com as necessidades do cliente, estudando a melhor solução técnica em termos de materiais. O projeto dos produtos da Intermarine é desenvolvido pelo departamento técnico com o apoio, para aspectos específicos, das mais renomadas empresas italianas e internacionais. A Intermarine investe recursos significativos em inovação para o benefício de futuros programas de produção. O sistema de gerenciamento de qualidade, um princípio operacional fundamental para a Intermarine, é rigorosamente aplicado em todas as fases de projeto, construção e produção de navios.

A Intermarine foi assessorada pelo escritório de advocacia Bonelli Erede, com Lucia Radicioni e Gianpiero Succi

Leonardo é uma empresa líder global no setor aeroespacial, de defesa e segurança (AD&S). Com 51.000 funcionários em todo o mundo, ela opera nas áreas de Helicópteros, Eletrônica, Aeronaves, Segurança Cibernética e Espaço, e é uma parceira importante nos principais programas internacionais, incluindo Eurofighter, NH-90, FREMM, GCAP e Eurodrone. A Leonardo tem capacidades industriais significativas na Itália, no Reino Unido, na Polônia, nos EUA e em Israel e também opera por meio de subsidiárias, joint ventures e participações, incluindo Leonardo DRS (72,3%), MBDA (25%), ATR (50%), Hensoldt (25,1%), Telespazio (67%), Thales Alenia Space (33%) e Avio (29,6%). Listada na Bolsa de Valores de Milão (LDO), a Leonardo registrou novos pedidos de 17,3 bilhões de euros em 2022, com uma carteira de pedidos de 37,5 bilhões de euros e receitas consolidadas de 14,7 bilhões de euros. A empresa está incluída no índice MIB ESG e faz parte do Dow Jones Sustainability Indices (DJSI) desde 2010.

DIVULGAÇÃO: Leonardo / Approach Comunicação

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