A Orizzonte Sistemi Navali assinou hoje, 31 de julho de 2024, um contrato com a OCCAR (Organização Conjunta de Cooperação em Matéria de Armamento) no valor de aproximadamente 1,5 bilhão de euros para a construção de duas novas fragatas FREMM na versão “EVOLUTION”, chamadas “FREMM EVO”.

Este acordo permitirá em breve que a Marinha Italiana receba duas unidades navais adicionais, atualizadas com sistemas de última geração e equipadas com capacidades de última geração.
Essas novas fragatas serão capazes de atender aos requisitos operacionais cada vez mais rigorosos impostos pelo complexo contexto geopolítico atual e futuro.

As unidades FREMM EVO fortalecerão a frota da Marinha Italiana, que atualmente inclui 10 FREMM, com mais duas unidades prestes a serem entregues.

FONTE: www.orizzontesn.it

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Daniel

Nossa! Que inveja . . . Enquanto isso, a MB mal tem dinheiro para continuar o programa de suas corvetas disfarçadas de fragatas.

Pablo

Último sábado, estive ao lado do estaleiro (pelo lado de fora) onde estão construindo as Tamandarés. Confesso que me chamou muito a atenção o tamanho do navio, fico imaginando uma FREMM.

Moriah

quando for assim, se puder, faz uma foto, porque depois do último vídeo, não sabemos em que pé anda o visual dela.

Pablo

Nao tinha uma visibilidade boa, pois há um muro bem alto que limita um pouco.

Digo

Imagina um Type 055 que tem praticamente o dobro de tonelagem de uma FREMM

Fabio

O cruzador de misseis? Não é fragata, é outra categoria.

Henrique A

Uma Tamandaré é maior que um Fletcher da SGM. Desde 1945 as escoltas ficam cada vez maiores.

deadeye

Relaxa que dinheiro para pagar oficial aposentado, e para aumentos salariais acima da inflação nos últimos 10 anos – sendo que os servidores civis tiveram redução salarial. Isso tem.

Marco Antônio

31.07.24 – btarde, se houvesse interesse político, poderíamos ter uma marinha bem equipada, com equipamentos modernos, e, que outras nações nunca pensariam da possibilidade de nos invadir. Hoje o que temos (com pouquissimas) exceções não causam nenhum temor a outras armadas. Navios antigos, maioria dos sistemas e armas do século passado. Urge termos uma marinha digna do nosso Brasil.

Leonardo

O problema não é interesse político. O primeiro e mais grave problema são as forças armadas Brasileiras gastarem 90% do seu orçamento com salários e pensões… Enquanto isso não mudar não tem milagre que resolva. A primeira mudança deveria ser o enquadramento dos militares no regime geral de previdência e somente haveria mudança em situação de guerra, ou seja, a família de um soldado morto em batalha seria acolhida e receberia a pensão pra vida toda, mas essa previdência dos militares é um crime contra nossa nação! Olha o tamanho do orçamento das nossas forças armadas em comparação com países… Read more »

ln(0)

Acredito que uma possível solução seria tirar os aposentados e pensionistas da folha do MD e mudar para o INSS como todos os outros funcionário publicos. Saindo esse monte de gente, o real orçamento da FA via ficar bem aparente. Atualmente o MD é o terceiro ou quarto maior orçamento entre os ministérios, então fica difícil para quem é mais leigo no assunto entender o porque de aumentar os investimentos, fica parecendo que está reclamando de barriga cheia. Outra solução poderia ser inverter a situação de que a maioria dos membros das FA serem cargos concursados, poderia ser ter uma… Read more »

Marcos

Os caras não param.
Toda semana é uma noticia de uma classe nova de navios.
PPA, FREMM, caça minas… Termina uma e começa outra.
Confesso uma inveja de roer as unhas…

EricWolff

E assim, como fazem americanos e ingleses, mantém a sua indústria de defesa sempre em prontidão, com a mão de obra, super qualificada… Sem intervalos em q se perdem o conhecimento…
Tipo um certo país, q gastou os tubos, mas não vai construir mais submarinos, fez uma super TOT, mas não vai construir mais Super Cougars…
A lista é imensa, chega

EricWolff

E se der mole, pagou o dobro em Gripens, mas vai ficar só no primeiro lote… É de chorar, muito dinheiro público desperdiçado…

J L

Cheguei tardiamente a conclusão que esse papo de Tot é a maior besteira pois pagamos bem mais caro e no final não finalizamos nem se quer a quantidade inicialmente prevista quanto mais continuar a linha de produção para “vendas” externas que são raras de ocorrerem. Melhor comprar pedindo que seja fabricado aqui se for possível.

Gilson Elano

Quem sustenta a comissão é o TOT, como vão querer acabar com essa situação?

J L

É mantendo a roda rodando, e quando surge alguém interessado eles como fizeram a pouco até repassam suas unidades para o comprador. Com isso a máquina está sempre em funcionamento e se atualizando.

FERNANDO

Pais organizado é outra coisa.
País sério.

frank

a italia nao para minha nossa , que naves , que marinha . parabens a italia

frank

bem que poderiam dar mais detalhes dessas duas novas fremm evo , que me parece bem diferente da fremm

Moriah

Fremm Evo X… Pelo que vi nas imagens, há um tipo diferente com antenas planares baixas e 2 torres de 76 mm (Vader), enquanto outra imagem tem um 127 mm e um sovraponte de 76 mm com outro tipo de radar aesa no mastro principal.

Emmanuel

Queria pedir aos editores do Naval, por gentileza, que parem com essas matérias de aquisição de navios novos e lindos por outras marinhas.

Isso é bullying com a MB e com pobres leitores que sofrem com uma esquadra mais velha que Matusalém.

Dalton

Onde se lê : ”  frota da Marinha Italiana, que atualmente inclui 10 FREMM, com mais duas unidades prestes a serem entregues.” o correto é que há 8 “FREMM” com outras duas unidades que serão entregues no próximo ano e que substituirão as últimas duas fragatas classe Maestrale de 40 anos e 3.000 toneladas.
.
As duas fragatas anunciadas – ainda sem nomes – deverão ser entregues conforme anunciado em 2029 e 2030.

Last edited 3 meses atrás by daltonl
Abner

Dalton essas 2 novas que serão mais pesadas e armadas que as atuais ?

Ou serão no mesmo padrão ?

Dalton

Não, pelo que entendi terão meios superiores de guerra eletrônica, serão mais resistentes à ataques cibernéticos e maior capacidade de operar com veículos não tripulados ou seja, capacidades que estão sendo cada vez mais necessárias para se lidar com novas ameaças, mas, eventualmente também serão armadas com novas armas em desenvolvimento, mas, essas beneficiarão as demais “FREMM” também.

Rodolfo

A Italia construiu 10 FREMM mas vendeu as 2 ultimas pro Egito por 1.2 bi de euros incluindo armamento, so retirado alguns sensores exclusivos da OTAN.
Parece que tinham sido oferecidas pra MB também, mas o Egito que ja operava uma FREMM francesa foi rapido e nao perdeu a oportunidade de conseguir mais 2 barcos imponentes.

Dalton

Sim, só para deixar claro, o texto cita 10 “FREMM” como já fazendo parte do inventário o que só irá acontecer no próximo ano.
.
Parece-me que não tratou-se do Egito ser “mais rápido” e sim que não havia orçamento para a marinha brasileira adquiri-las ainda mais com a classe Tamandaré em andamento.

Marcelo Andrade

Meu sonho, 10 FCT e 6 FREEM !!!!

Rodolfo

Acho que so um detalhe, as unidades 9 e 10 foram vendidos pro Egito, a Italia só opera 8 FREMM e nao 10.

No One

Sim, atualmente operacionais são apenas 8, a 9 e a 10( lançada em maio) serão entregues entre o 2025 e o 2026.
A 11 e a 12 ( EVO) só em 2029/30.

De fato a venda para o Egito favoreceu a indústria naval mas “prejudicou” a MMI.
Por outro lado, a vantagem é que essa operação permitiu atualizar a plataforma, favorecendo o amadurecimento e a evolução das mesmas, inserindo novas tecnologias desenvolvidas para o PPA.

Last edited 3 meses atrás by No One
frank

novembro 2023 fui lancata a 11 fremm spartaco schergat em maio 2024 fui lancata a emilio bianchi 12 unidade da classe fremm em substituicao das 2 unidades vendidas ao egito , estao em fase de testes e serao entregue a marinha em abril 2025 e maio 2026

Last edited 3 meses atrás by frank
No One

?? E eu escrevi o que de diferente …? Nesse momento não há nem a 9 nem a 10, já que foram vendidas ao Egito, correto? As substitutas serão entregues em 2025/26

frank

nao sao a 9 e 10 mais a 11 e 12 unidades construidas . ou o que o egito comprou nao conta , para voce entender melhor , o que a marinha vai operar em breve sao a 9 e 10 . mais as construidas pela fincantieri sao as 11 e 12 unidade . corretro

Last edited 3 meses atrás by frank
No One

“atualmente operacionais são apenas 8”

Deixei claro isso, na MMI operacionais são 8 até agora. Não falei de construídas . As 2 cedidas ao Egito nunca foram incorporadas na MMI.

A nona e a décima unidade serão incorporadas entre o final do ano 2025 e o começo do 2026.

Para as 2 “EVO” a MMI terá que esperar o 2029/30.

Burgos

Já é bonita a atual.
Essa EVO é mais ainda 👍💪⚓️

737-800RJ

Minha marinha favorita, de longe.
Só de FREMM a Marina Militare terá 12 unidades antes de 2030.
É muita pólvora! 🤝🏻

frank

sim ja 8 unidades em servico 2 ja lancada ao mar em fase de testes e agora essa nova versao fremm evo , maravilha de marinha . para um pais como a italia parabens .

Nelson Dias

Se chegarmos a 8 Tamandarés, já fico pra lá de satisfeito.

737-800RJ

8 Tamandarés e 2 FREMM. Sonhar ainda é grátis!

EduardoSP

Achei que a OCCAR somente atuasse em contratos que envolvessem o fornecimento de equipamentos para mais de um país da OTAN.
Achei estranho o MD italiano contratar um estaleiro nacional, para produzir um navio para a MI usando uma estrutura multinacional.

EduardoSP
Heli

Um navio desse deslocamento e mesmo assim apenas 16 VLS é um navio sub-armado, até porque os misseis Aster não podem ser agrupados em 4 por VLS como o SM2 ou o SeaCeptor. Fragatas chinesas e sul-coreanas levam 32 VLS.

Dalton

Acho que você quis dizer que o “ESSM” pode ser “agrupado em 4” em um único silo do “VLS” , o “SM-2” não pode.
.
De fato 16 silos parece pouco para um navio desse porte, mas, há espaço para 16
mais, caso haja necessidade o que pode tornar-se realidade se a Itália eventualmente
envolver-se mais em questões no Pacífico, mas, para muitas outras missões 16 silos
é suficiente.

Jagder#44

Já tive uma Ducati EVO.
Esses italianos são bons de design.

Luís Henrique

PIB do Brasil e da Itália praticamente iguais.
Orçamento militar do Brasil 1,1% do PIB, o da Itália cerca de 1,7% do PIB e como objetivo de atingir 2% do PIB até 2028.
Além disso os militares italianos não devem ter um sistema previdenciário tão bom e o pagamento provavelmente é feito pelo menos parcialmente pelo órgão de seguridade social, não sei ao certo, mas muitos países fazem assim.

Já no Brasil os militares recebem 100% da “aposentadoria” do orçamento militar.

Carlos Campos

Enquanto isso EUA mexeram tanto no Prjeto que elas custam quase um AB

Dalton

Nem perto, ainda mais do Arleigh Burke III que é ainda mais caro.

Jeferson

Na minha opinião, a Marinha italiana é a segunda melhor da Europa (depois da França).
O melhor ponto: muita coisa feita internamente, gerando externalidades positivas.
Não sei se foi divulgado aqui, a Itália vai expandir a força submarina de 8 submarinos para 10 submarinos nos próximos anos.

Last edited 3 meses atrás by Jeferson
Dalton

Opinião deve ser respeitada, mas, qual o motivo de se considerar a Royal Navy inferior a Marinha Francesa ? . A primeira tem 5 SSNs classe Astute deslocando submersos pelo menos 7.500 toneladas mais um que será incorporado no fim do ano e outro em 2026 enquanto a segunda tem 2 Suffren de 5.300 toneladas mais um em vias de ser incorporado e outros 3 que serão incorporados em 2026, 2028 e 2030 enquanto isso conta com 3 antigos e menores Rubis. . A Royal Navy tem 6 “destroyers T-45” considerados como a melhor plataforma europeia A/A cada um com… Read more »

Jeferson

Verdade, Dalton…realmente, lendo o seu comentário parece que a RN é ligeiramente superior, principalmente com os submarinos Astute. Particularmente não gosto muito (subjetivo) dos navios da RN, os 2 porta-aviões vivem em manutenção, não tem sistema de catapultas etc…acho pouco capazes. Os type 45 vivem em manutenção… O resto fica para as type 23, que são bons navios, já maduros. A França tem um porta-aviões “puro”, tem 3 porta-helicopteros Mistral, 2 destroiers e algumas fremm. Na verdade ambas as marinhas parecem carecer de algumas pontos essenciais. Dalton, será que existe chance da Itália colocar a venda 2 Fremm (as 2… Read more »

frank

ja tivemos o oportunidade de comprar as ultimas duas fremm construida a 9 e 10 unidade, as famosas fremm que o egito comprou

Franz A. Neeracher

Mesmo que o Egito não as tivesse comprado; o Brasil não iria comprá-las (infelizmente).

Dalton

Jeferson, mas se você pesquisar sobre o NAe francês verá que este também teve um amadurecimento difícil e o Rafale M levou mais tempo para ser integrado exigindo atualização dos 10 primeiros por exemplo. . Os 2 NAes britânicos apresentaram problemas também que aparentemente foram solucionados, mas, não há muita diferença em capacidade, ambos os tipos deverão operar com número similar de aeronaves – apesar dos NAes britânicos se necessário poderem embarcar mais – e o “francês” opera com apenas 2 “AEW” Hawkeye o que não permite uma cobertura eficiente, enquanto os britânicos apoiam-se em helicópteros AEW o que também… Read more »

Luís Henrique

Apenas para complementar, faltou as Fragatas Type 23 britânicas e os navios de combate FREMM (classe Aquitaine) e as Fragatas La Fayette. Apesar da França não usar o termo Destroyer e até as Horizon serem chamadas de Fragatas, todos os seus navios de combate principais e maiores são “registrados” como Destroyers e levam a letra D no caso. Como podemos ver na Aquitaine D650. Então, quando consideramos as 8 FREMM, a marinha francesa possui 10 Navios de combate principais que podem ser considerados como Destroyers. Neste caso em vez de 6 x 4 para a Royal Navy fica 10 a… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Luís Henrique
Dalton

Verdade Luís, mas não foi minha intenção alongar-me então citei o principal
lembrando que as T-23s revitalizadas ainda são consideradas excelentes meios.
.
Mas, mais importante é que a Royal Navy está crescendo apesar das dificuldades e logo gradativamente passará a contar com fragatas de 8.000 e 6.000 toneladas empalidecendo um pouco as “FREMM” até que a França surja
com outro meio mais avançado e assim por diante então “daqui a pouco” todo esse nosso cálculo de silos e armas perderá um pouco o sentido. 🙂

No One

Nobre Dalton, 13 escoltas ( ainda que boas ) me parecem um número muito limitado para a RN, a marinha por antonomasia. No mais, eu prefiro comparações tangíveis, concretas, uma fotografia da atualidade e não dos planejamentos. Ainda assim , entrando nessas projeções futuras, as Type 31 não me parecem em nada superiores as FDI da MN, muito menos em relação as FREMM. Por falar em projeções futuras, a MMI , com as 12 FREMMS, os 2 Destroyers ORIZZONTE, os 7 PPA mais 8 corvetas praticamente equiparaveis as FCT da MB , contará com quase 30 unidades combatentes …. Se… Read more »

Dalton

Acho que você quis escrever 15 – 6 T-45s e 9 T-23s – não 13, seja como for da minha parte acredito que a meta de 19 combatentes de superfície será alcançada na próxima década e talvez se deva comparar uma “FREMM” com as futuras “T-26s” não com as “T-31s”. . E se você quer incluir futuras corvetas italianas, talvez se deva acrescentar a classe River britânica, seja como for trata-se de combatentes secundários para ambas marinhas e ainda existe a possibilidade de uma “T-32”. . Quanto à ausência de torpedos as futuras fragatas da US Navy também não os… Read more »

Last edited 3 meses atrás by daltonl
No One

“E se você quer incluir futuras corvetas italianas, talvez se deva acrescentar a classe River britânica, seja como for trata-se de combatentes secundários para ambas marinhas e ainda existe a possibilidade de uma “T-32”.” Mais ou menos, as TYPE 31 já são os secundários , a Classe River é um OPV, ainda que o batch 2 um pouco mais parrudo, mas permanece um OPV , considero ousado definir as mesmas como “combatentes de superfície”. As EPC ( European Patrol Corvette ) da MMI serão equiparaveis as Tamandaré, claramente não unidades de primeira linha, mas muito mais capazes que um simples… Read more »

Last edited 3 meses atrás by No One
No One

Mestre Dalton, para melhor entender a situação complicada e apertada da RN atualmente sugiro a leitura dessa matéria :
https://www.navylookout.com/royal-navy-frigate-strength-to-get-worse-before-it-gets-better/

Luís Henrique

Faltou os 2 novos Destroyers que a Itália pretende receber no início dos nos 2030.
Algumas fontes indicam que a tonelagem passou de 10.000 para 13.500 e o número de células VLS passou de 64 para 96.
Dois Destroyers com poder de fogo inigualável na Europa.

No One

Verdade, Luís. São tantos programas em curso que toda vez esqueço de mencionar um ou outro. Sobre os VLS , é sempre bom esperar a entrega da unidade para ter certeza, porque muitas vezes os requisitos e orçamento podem mudar afetando de fato o que foi planejado.

solipsi rai

chupa….! BR NAVY!

Bruno Vinícius

As FREMM já eram bonitas, mas ficaram maravilhosas com os radares de antena fixa.

Marquês de São Vicente

Jeitosa