Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)

O filme, lançado em 1958 e ambientado ainda na época da Segunda Guerra Mundial, foi dirigido por Robert Wise, cujo elenco foi estrelado por Clark Gable e Burt Lancaster. O Mar é o Nosso Túmulo (Run Silent, Run Deep) é um filme de guerra norte-americano baseado no livro do Comandante Edward L. Beach Jr. As adaptações audiovisuais de livros fazem parte da história do cinema.

O início do filme se passa no estreito de Bungo na costa do Japão em 1942. Naquela ocasião, o submarino norte-americano do Comandante Richardson (Clark Gable) é supostamente afundado por um destróier japonês. Após o ataque, os marinheiros passam a estar em sobrevivência no mar e o comandante sobrevive. Posteriomente, ele foi transferido para uma função administrativa.

Entretanto, o Comandante Richardson ficou obcecado em encontrar novamente o destróier japonês da classe “Akikaze”, que realizava missões de patrulha e escolta de comboios, e que teria afundado seu primeiro submarino. Nesse sentido, ao tomar conhecimento que mais 3 submarinos haviam sido afundados ele decide retornar ao setor operativo comandando o submarino NERK. Assim sendo, ele tem um desgaste inicial com o Tenente Jim Bledsoe (Burt Lancaster) que pretendia ser o novo comandante, mas acaba aceitando a função de imediato.

A partir desse momento, a relação entre o comandante e o imediato é de desconfiança e peremanentes questionamentos. O comandante permanece obsessivo para retornar ao estreito de Bungo para encontrar o contratorpedeiro Akikaze. Faz diversos exercícios na travessia com um único objetivo em mente, que vai ficando cada vez mais claro para a tripulação. Neste grande clássico do cinema, com muitas cenas de ação, o exercicio da liderança é um tema permanente.

Filme: O Mar é o Nosso Túmulo (1958)

Diretor: Robert Wise

Atores Principais: Clark Gable e Burt Lancaster

Disponível em: Canal Youtube

Referências Bibliográficas e sites consultados

 

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments