Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)

O filme, lançado em 1958 e ambientado ainda na época da Segunda Guerra Mundial, foi dirigido por Robert Wise, cujo elenco foi estrelado por Clark Gable e Burt Lancaster. O Mar é o Nosso Túmulo (Run Silent, Run Deep) é um filme de guerra norte-americano baseado no livro do Comandante Edward L. Beach Jr. As adaptações audiovisuais de livros fazem parte da história do cinema.

O início do filme se passa no estreito de Bungo na costa do Japão em 1942. Naquela ocasião, o submarino norte-americano do Comandante Richardson (Clark Gable) é supostamente afundado por um destróier japonês. Após o ataque, os marinheiros passam a estar em sobrevivência no mar e o comandante sobrevive. Posteriomente, ele foi transferido para uma função administrativa.

Entretanto, o Comandante Richardson ficou obcecado em encontrar novamente o destróier japonês da classe “Akikaze”, que realizava missões de patrulha e escolta de comboios, e que teria afundado seu primeiro submarino. Nesse sentido, ao tomar conhecimento que mais 3 submarinos haviam sido afundados ele decide retornar ao setor operativo comandando o submarino NERK. Assim sendo, ele tem um desgaste inicial com o Tenente Jim Bledsoe (Burt Lancaster) que pretendia ser o novo comandante, mas acaba aceitando a função de imediato.

A partir desse momento, a relação entre o comandante e o imediato é de desconfiança e peremanentes questionamentos. O comandante permanece obsessivo para retornar ao estreito de Bungo para encontrar o contratorpedeiro Akikaze. Faz diversos exercícios na travessia com um único objetivo em mente, que vai ficando cada vez mais claro para a tripulação. Neste grande clássico do cinema, com muitas cenas de ação, o exercicio da liderança é um tema permanente.

Filme: O Mar é o Nosso Túmulo (1958)

Diretor: Robert Wise

Atores Principais: Clark Gable e Burt Lancaster

Disponível em: Canal Youtube

Referências Bibliográficas e sites consultados

 

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burgos

Esse aí ainda não vi !!!
Vou assistir 👍

Ozawa

Apenas um adendo, o nome (fictício) do submarino é Nerka, uma vez que era padrão no “Serviço Silencioso” batizar seus barcos com nomes de peixes, no caso o Oncorhynchus nerka, ou Salmão-Vermelho, encontrado na costa noroeste da América do Norte, desde o Alaska à California.

Dalton

E uma “adendo” do “adendo” , não fosse pelo cancelamento da construção de mais de 100 submarinos com a proximidade do fim do conflito teria havido um USS Nerka de indicativo S-380.
.

curisco

cheirinho de ‘Moby Dick’ (o maior clássico da literatura sobre o mar e dos EUA) .

Vou ver!!!

Leandro Costa

Quando assistir, o cheiro vai se tornar bem forte! Mas vale à pena.

curisco

bem que suspeitei!

GUPPY

Ótimo filme.

Arthur

Excelente filme de guerra. Foi exibido durante anos aqui em POA, primeiro na TV Difusora (Bandeirantes) nos anos 70, e depois na TV Guaíba. Outro filme de submarinos muito bom é Torpedo (Torpedo Run), também de 1958, com Glenn Ford e Ernest Borgnine, mas esse passava nas madrugadas da Globo nos anos 70. Sobre o comandante Edward L Beach Jr, saiu um documentário dele no History Channel anos atrás; dele e de outros comandantes de submarinos. O cara era fera: gostava mesmo de disparar torpedos à proa dos navios japoneses e a queima roupa.

Last edited 4 meses atrás by Arthur